Lucas do Rio Verde
Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas
Paz no Trânsito Começa por Você! Esse é o tema da campanha nacional do Maio Amarelo 2024, que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com as forças de segurança. Ao longo do mês, serão realizadas uma série de ações voltadas para a conscientização e orientação dos luverdenses.
Em Lucas do Rio Verde estão previstas ações como palestras nas escolas, visitação no Espaço Saúde, teatro, pit stop e simulador de acidente que será colocado na praça dos Migrantes, no dia 10 de maio, das 7h às 15h. Também terá uma panfletagem para alunos das escolas, no período matutino no Estádio Passo das Emas.
O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras.
O prefeito Miguel Vaz, destaca a importância da ação. “Respeitar as leis de trânsito significa preservar vidas e esse é o objetivo: fazer com que as pessoas se conscientizem desse envolvimento. Temos, porém, como premissa, olhar para o tema não apenas no mês de maio, mas colocá-lo em prática o ano todo que é o que nós enquanto poder público temos feito em Lucas do Rio Verde”.
O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho – com o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. A campanha visa abordar diversos temas, como a proibição de dirigir sob efeito de álcool, o uso responsável do celular durante a condução, a utilização adequada do cinto de segurança, e a importância da travessia segura nas faixas exclusivas para pedestres, entre outros assuntos.
“Nós contamos com a participação da população para promover a conscientização entre as pessoas do seu convívio, a sua comunidade, empresa e todos os outros locais em que você transita para propagar o real objetivo do Movimento Maio Amarelo, que é transformar a sociedade por meio da mudança do comportamento e uma conscientização abrangente entre todos os setores que compõem a nossa sociedade. Só assim, construiremos o trânsito seguro e humano que todos nós desejamos e merecemos”, explica secretário de Segurança Pública, Cel Cunha.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT


Lucas do Rio Verde
Mais de 60% dos focos de dengue estão nas casas, aponta Vigilância em Saúde

Lixo doméstico, latas, lonas, calhas e plantas, esses são os principais locais onde os agentes de combate a endemias (ACEs) estão encontrando focos do mosquito Aedes aegypti, a informação é da Vigilância em Saúde.
Segundo o último Boletim de Arbovíroses, fechado em 09 de março, Lucas do Rio Verde já registrou 527 notificações, com 44 casos confirmados de dengue e 42 de Chikungunya. Comparado ao relatório anterior, o aumento é de 10% e 50%, respectivamente.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Miriam Campos ressaltou que mais de 60% dos focos estão nas casas e que ações diárias de cuidado com o quintal podem reduzir a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
“O grande desafio é conscientizar a população de que o combate a dengue é responsabilidade de todos. Se cada um fizer a sua parte, tirar uns minutos por semana e verificar o seu quintal, nós vamos acabar o dengue”.
Ainda segundo o boletim, os bairros com maior número de notificações, ou seja, pessoas que procuraram o serviço de saúde, com sintomas da doença, são o Rio Verde (80), Veneza (50), Jardim das Palmeiras (42), Vida Nova (29) e Parque das Américas (29).
A coordenadora destacou que as equipes de combate a endemias estão nas ruas diariamente, visitando as casas, estabelecimentos comerciais e orientando a população. No entanto, o maior desafio é ter acesso aos imóveis fechados.
Uma das alternativas utilizadas pelas equipes, é deixar bilhetes para que o morador entre em contato com a Vigilância, agendando um novo horário de visita. A população também pode denunciar por meio do telefone 3548 2508 ou Ouvidoria Municipal 0800 646 4004.
“O nosso pedido é para que a população receba bem os agentes de endemias. São servidores uniformizados, utilizando o crachá do município e que estão trabalhando pra evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas”, ressaltou a coordenadora.
O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Os principais sintomas da dengue e Chikungunya são, febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas e vômitos e manchas vermelhas no corpo.
-
ARTIGOS5 dias atrás
O moribundo Rio Cuiabá
-
ARTIGOS4 dias atrás
ARTIGO – Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Presidente da ALMT reúne secretariado e reafirma compromisso com o fortalecimento da instituição
-
TCE MT5 dias atrás
Regras de conduta e ética nas compras governamentais, desafios e fiscalização são temas do Ouvidoria Day que TCE-MT realizará dia 20
-
TCE MT6 dias atrás
TCE-MT recomenda que Estado e municípios fortaleçam combate à Dengue e Chikungunya
-
POLICIAL4 dias atrás
Carreta Cinema Rodoviário da PRF chega pela primeira vez a Barra do Garças-MT para a Semana de Segurança no Trânsito
-
TRE6 dias atrás
Desafios da mulher contemporânea são abordados em roda de conversa promovida pelo TRE-MT
-
TRE6 dias atrás
Programa SoleTRE inicia aulas da 7ª edição com 68 participantes