Lucas do Rio Verde
Projeto Círculo de Construção de Paz alcança mais de 2 mil estudantes em Lucas do Rio Verde
O prefeito Miguel Vaz recebeu nesta quinta-feira (28), ao lado da secretária de Educação, Elaine Lovatel, o juiz da 4ª Vara Cível de Lucas do Rio Verde, dr. Luis Felipe Lara, para atualização dos dados e andamento do programa Círculo de Construção de Paz (CCP), da Justiça Restaurativa, implementado nas escolas do Município em 2024, através de uma parceria entre o Poder Judiciário e a Prefeitura. O encontro teve como objetivo apresentar os números já alcançados.
A iniciativa, que começou como projeto piloto em uma escola, hoje já alcança milhares de estudantes e se expande para outras unidades de ensino.
“O Círculo é um projeto da Justiça Restaurativa, uma política pública nacional do Conselho Nacional de Justiça, e é feito por intermédio dos Centros Judiciários de Conciliação e Cidadania (Cejuscs), em parceria com os Municípios. Ele atende crianças e adolescentes, de algumas escolas em específico do Município, alunos de 4 e 5 anos, mas os principais participantes são alunos do 5º ao 9º ano. Nós já atingimos mais de seis escolas municipais e ampliamos também para rede estadual, onde nós já atingimos ao todo mais de 2 mil pessoas ao longo desse um ano e meio. Hoje vim aqui para mostrar ao prefeito o que esse projeto já tem feito e o que esse projeto ambiciona fazer, que é cuidar das nossas crianças e adolescentes. Foi uma prestação de contas que o Poder Judiciário veio aqui trazer ao Município”, enfatizou o juiz da 4ª Vara Cível, Luis Felipe Lara.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, reforçou a importância pedagógica da iniciativa, detalhando a aplicação do programa nas escolas municipais.
“O programa oferece círculos de diálogo para alunos do 5º ao 9º ano em seis escolas: Cora Coralina, Eça de Queiros, Fredolino Vieira Barros, Professora Joice Martinelli Munhak, Érico Veríssimo e Olavo Bilac. Os círculos acontecem durante as aulas, com profissionais formados e capacitados pela Cejuscs. Além dos alunos, servidores das escolas também participam, e o programa está sendo incluído nas formações dos profissionais. Os círculos utilizam uma metodologia específica, com alunos sentados em círculo e um objeto de fala. Os temas abordados, escolhidos pelos próprios alunos, visam tratar de questões como respeito, bullying e violência, focando em princípios e valores”, destacou.
A Justiça Restaurativa é aplicada por meio de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz, que podem ocorrer em escolas, famílias, comunidades, instituições socioassistenciais e ambientes de trabalho por meio de diálogo. A metodologia fortalece vínculos, promove conversa e a compreensão, e pode ser utilizada tanto em casos menos complexos — voltados ao aprendizado, celebração e construção de senso comunitário — quanto em situações mais delicadas.
Nos casos mais graves, que envolvem a violação de direitos, as situações são preservadas em sigilo e encaminhadas para a rede de apoio e órgãos competentes, garantindo o acolhimento e as medidas necessárias para proteger crianças e adolescentes.
Lucas do Rio Verde
3ª fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde
Nesta sexta-feira (2), 126 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde participaram da 3ª fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. Com objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem da disciplina, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.
“Esse é um momento extremamente importante. A primeira fase contou com a participação de mais de 5 mil alunos e, hoje, estão aqui aqueles que conseguiram avançar tanto na primeira quanto na segunda fase. A Olimpíada vem colaborar com a prática do professor e com o esforço das equipes gestoras para fortalecer o ensino da disciplina nas unidades escolares. Essa iniciativa representa um ganho muito importante para Educação de Lucas do Rio Verde, trabalhando habilidades essenciais como o raciocínio lógico”, destacou o assessor pedagógico e coordenador local da Olimpíada, Osmar Silva.
A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano.
Felipe Barbosa está participando pela primeira vez da competição e relata estar confiante com o seu desempenho na prova. “Foi muito legal eu ter conseguido passar para a última fase. Eu gosto muito de matemática e estudei tanto em casa quanto na escola e espero estar pelo menos entre os três melhores resultados.”
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
O impacto da olimpíada também é percebido pelas famílias, que acompanham de perto essa experiência. Para Lianda Noara, mãe de Felipe, a competição amplia os horizontes dos estudantes e fortalece a dedicação aos estudos.
“É uma iniciativa muito importante, porque ajuda os alunos a construir uma visão de futuro relacionada à aprendizagem. Mesmo sendo uma olimpíada de matemática, ela os inspira a se esforçar para alcançar objetivos mais claros. Percebo que, a partir dessa experiência, meu filho se dedica mais aos estudos em todas as disciplinas, além de desenvolver a autoestima”, afirmou.
Os alunos, escolas e profissionais de educação que alcançarem os melhores resultados serão homenageados durante a Cerimônia de Premiação, prevista para novembro.
Conquista para a Educação
Recentemente, o prefeito Miguel Vaz sancionou a Lei Municipal nº 3.988, que institui uma política permanente para elevar o nível de proficiência em Matemática dos estudantes da Rede Municipal.
A legislação assegura a realização anual da Olimpíada e prevê a criação de um Grupo de Aprofundamento Matemático para estudantes com melhor desempenho na competição.
Outra inovação trazida pela norma é a concessão de bolsas de incentivo educacional para os participantes do Grupo, conforme a disponibilidade orçamentária da Secretaria de Educação.
“Essa iniciativa de incentivo à aprendizagem da matemática vem somar esforços e fortalecer o ensino em nossas escolas municipais. Ela estimulará a cultura da investigação científica, da inovação e do pensamento matemático entre os nossos jovens, além de identificar, incentivar e desenvolver os talentos de Lucas do Rio Verde”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Os critérios para o preenchimento das vagas no Grupo de Aprofundamento, bem como os valores das bolsas de incentivo, serão regulamentados por meio de decreto.
Confira a Lei nº 3.988/2026 na íntegra por meio do endereço eletrônico: https://leis.org/3wq9q.
-
CUIABÁ7 dias atrásAção social oferece serviços e orientações à população neste sábado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrásAos 12 anos, aluno do Colégio Maxi transforma paixão pela ciência em livro e chega à Bienal de São Paulo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásPoder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
-
Primavera do Leste7 dias atrásNOTA OFICIAL Secretaria Municipal de Saúde esclarece atendimento e informa providências após falecimento de criança
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásSancionado repasse de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes
-
MATO GROSSO3 dias atrásDr. João cresce em pesquisa e segue isolado como primeiro do MDB na disputa pela ALMT
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásSessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
-
CUIABÁ3 dias atrásSimininas aprendem Libras e violão em aulas que unem música e inclusão
