Sinop
Sinop sediará primeiro evento de observação de aves de Mato Grosso
Sinop foi escolhida para sediar a primeira edição do Conecta Avistar Mato Grosso, evento voltado ao turismo de observação de aves e biodiversidade. O anúncio ocorreu no último sábado (16), durante a Avistar 2026, em São Paulo. O evento será realizado no segundo semestre de 2026, por meio de parceria entre a Prefeitura de Sinop, o Governo de Mato Grosso e a Avistar, considerada uma das principais referências nacionais no segmento de observação de aves e turismo de natureza.
A proposta do Conecta Avistar Mato Grosso é fortalecer o estado e o município no cenário nacional do birdwatching, atividade turística voltada à observação de aves em ambientes naturais. Esta será a primeira edição do formato Conecta Avistar realizada no Brasil.
O anúncio oficial foi realizado pela turismóloga e servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Simone Lara, que destacou que a escolha de Sinop representa um passo importante para o fortalecimento do turismo de natureza em Mato Grosso. “Nós estamos programando para o segundo semestre, junto com a Avistar, o Conecta Avistar Mato Grosso em Sinop. Essa será uma edição inédita para a Avistar e, quem sabe, também um modelo para outros estados”, afirmou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, ressaltou que a realização do evento representa reconhecimento ao potencial ambiental e turístico do município. “Para Sinop, é um grande orgulho poder receber um evento como esse, principalmente porque será a primeira edição. O norte do estado de Mato Grosso vem se destacando no avistamento de aves e, em especial, Sinop ocupa posição importante nesse cenário. Hoje somos o quinto município do Brasil com maior número de espécies de aves registradas”, destacou.
Leidiane Viegas também enfatizou que o município possui áreas naturais que favorecem o desenvolvimento do turismo de observação e da conservação ambiental. “Sinop possui mais de 10 reservas florestais dentro da cidade e existe um grande desejo de apresentar ao Brasil e ao mundo tudo aquilo que o município oferece relacionado à biodiversidade, à natureza e ao turismo sustentável. Esse evento também fortalece a valorização ambiental e amplia as oportunidades ligadas ao ecoturismo”, afirmou.
Atualmente, Sinop possui 586 espécies de aves registradas e conta com 66 observadores ativos cadastrados na plataforma WikiAves, números que colocam o município entre os principais destinos brasileiros para observação de aves.
A expectativa é que o Conecta Avistar Mato Grosso reúna pesquisadores, fotógrafos, observadores de aves, profissionais do turismo e visitantes interessados em biodiversidade, ecoturismo e conservação ambiental. A programação completa do evento deve ser divulgada nos próximos meses.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Festeja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva premia categoria caiaque na Praia do Cortado
A competição é promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e ocorre junto ao Festival de Praia. A proposta reúne esporte, turismo e preservação ambiental, com a prática da pesca esportiva sob o sistema de captura e soltura dos peixes.
Na categoria caiaque, o primeiro lugar ficou com Cassio Parkuts Schisler, que alcançou 1.386 pontos após fisgar três bicudas e uma cachorra. Como prêmio, ele recebeu um caiaque de 3,50 metros, motor de popa de 3 HP e R$ 4 mil. Cassio Parkuts Schisler celebrou o resultado. “Eu me sinto muito feliz com a premiação e tudo mais. Eu tive que vender meu antigo caiaque por questões pessoais. Peguei um caiaque emprestado para conseguir estar aqui hoje. E só quero agradecer a Deus por ter tantas pessoas boas em volta de mim que me ajudam e me apoiam. E agora eu estou aqui com o primeiro lugar na mão”, afirmou.
Além da classificação geral, o torneio também teve a premiação do Rei do Rio. Eliezer Nolio recebeu R$ 2 mil após capturar o maior peixe de maior pontuação, uma cachorra com 88 centímetros. Também houve sorteio entre todos os participantes, com Natan Ariel da Rosa como vencedor de um caiaque.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que o torneio integra uma programação que amplia as opções de esporte e lazer para a população. “Hoje foi um dia muito especial. Nós tivemos os idosos e as pessoas com deficiência que estavam no projeto banho assistido, que já é uma tradição aqui no Festival de Praia. Ficamos muito felizes em proporcionar isso, que é o Festival de Praia para a população, para todos os idosos, para todos os públicos. Também tivemos o primeiro dia do torneio de pesca e convidamos a população para continuar vindo. Temos mais dias de festival e torneio de pesca, também esportes aquáticos. Tudo à disposição da população, de forma gratuita. A praia está aqui para vocês, é uma estrutura montada maravilhosa e está tudo muito lindo”, afirmou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, comentou sobre a novidade deste ano no torneio: dois dias de disputa e Festival de Praia com a presença das famílias na programação. “Começamos o nosso Festival de Praia com o pé direito, trazendo aqui para a Praia do Cortado não só os pescadores, mas também as famílias para poderem acompanhar tudo o que a gente tem de melhor aqui, que é o nosso rio, que é esse calor gostoso, e também o esporte, que é a pesca esportiva. Neste ano, nós separamos as categorias caiaque e barco em dois dias. Neste sábado, nós tivemos aqui no Rio Teles Pires os competidores de caiaque. Foram aproximadamente 90 inscrições nesta modalidade. Tivemos 51 peixes fisgados e devolvidos para o rio, que é o importante, que é isso que a pesca esportiva mostra para nós: ter a prática do esporte, mas preservar as nossas espécies, preservar o nosso rio”, afirmou.
A atuação das equipes de segurança também fez parte da realização da prova. O capitão-tenente Wagner Nascimento, comandante da Agência Fluvial de Sinop da Marinha do Brasil, destacou a parceria com a Prefeitura e a importância da segurança durante a atividade. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, está sempre em parceria com a Prefeitura Municipal para fazer do Festeja Sinop um sucesso. A população de Sinop merece esse tipo de atividade. Tivemos o Torneio de Pesca com caiaque sem nenhuma intercorrência. Gostaria de parabenizar toda a população que esteve presente e parabenizar também os pescadores, afirmou.
Categoria barcos
A programação do torneio continua neste domingo (6), com a disputa da categoria barcos, a partir das 7h, na Praia do Cortado. A competição faz parte do segundo dia do Festival de Praia, que também terá atrativos como banana boat, disco boat e stand up paddle a partir das 8h, além de partidas de futevôlei e vôlei de praia das 8h às 17h.
A programação musical de domingo terá DJ das 9h às 11h, Jeferson Carvalho das 11h às 12h30, Karina Gonçalves das 13h às 15h e Jhoe Maia das 15h às 17h. O acesso à Praia do Cortado é gratuito, com portões abertos a partir das 7h e encerramento das atividades às 17h.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDa nefrologia à política: Dr. João mantém há décadas uma história de cuidado com Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão de Fiscalização reforça controle das contas públicas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMulheres em situação de violência podem buscar atendimento na Procuradoria da ALMT
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade
-
CUIABÁ2 dias atrásPrefeitura e Águas Cuiabá revitalizam banheiros do Parque das Águas
-
CUIABÁ6 dias atrásSaiba o que é o ISS, imposto que pode ser regularizado no Mutirão Fiscal de Cuiabá
-
ESPORTES6 dias atrásPalmeiras empata com o Mirassol e vê Flamengo se aproximar na liderança
-
CUIABÁ4 dias atrásCeic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira
