Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Com Selo Ouro, Sorriso participa de cerimônia nacional de alfabetização em Brasília

Publicados

em

Secretária de Educação e equipe técnica representaram o município em evento que reuniu gestores de todo o país

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, representou Sorriso em Brasília, nesta segunda-feira (23), durante a cerimônia de entrega do Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A coordenadora pedagógica Luciana Guerra também integrou a comitiva técnica do município.

O evento reuniu gestores educacionais de diferentes estados e municípios e formalizou a certificação das redes de ensino reconhecidas pelos resultados na alfabetização na idade adequada. Sorriso está entre os municípios contemplados na categoria ouro.

A programação contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de representantes de redes públicas de ensino, reforçando o alinhamento entre municípios e União na execução das estratégias educacionais. A iniciativa faz parte da política nacional que prevê a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental.

Durante a agenda, também foram realizadas atividades de integração entre gestores, com apresentação de práticas adotadas pelas redes certificadas no programa.

Leia Também:  Ministro Carlos Fávaro entrega maquinários para agricultura familiar em Sorriso

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é concedido com base em indicadores de desempenho, ações de formação continuada de professores, gestão educacional e monitoramento dos resultados de aprendizagem.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Sorriso amplia rede de proteção às mulheres com nova Sala Lilás no Santa Clara

Publicados

em

Estrutura instalada em unidade de saúde fortalece atendimento psicológico e descentraliza serviços de acolhimento às mulheres vítimas de violência

A rede municipal de proteção às mulheres ganhou reforço, nesta terça-feira (26), com a entrega de segunda Sala Lilás em Sorriso. A nova estrutura foi instalada na Unidade de Saúde da Família Juceli Pereira da Costa, no bairro Santa Clara, ampliando o acesso ao atendimento psicológico e ao acompanhamento especializado para mulheres vítimas de violência.

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Sorriso voltadas à descentralização dos serviços de acolhimento e fortalecimento da rede de proteção nos bairros, aproximando o atendimento das mulheres que mais necessitam de suporte. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, da secretária municipal da Mulher e da Família, Mara Fernandes, secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais.

Durante o evento, Mara Fernandes destacou que a ampliação da estrutura representa um avanço no alcance das políticas públicas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Queremos fazer a diferença na vida das pessoas por meio da união de esforços. Essa parceria com a Saúde fortalece nossa capacidade de atendimento e amplia o cuidado com as mulheres”, afirmou.

Leia Também:  CMEB realiza Mostra Pedagógica especial em comemoração aos 40 anos de Sorriso

Atualmente, cerca de 250 mulheres são acompanhadas pela rede multidisciplinar da Casa Aconchego, estrutura que também oferece suporte psicológico e social às famílias impactadas pela violência.

Segundo a secretária, o fortalecimento da saúde mental e do acolhimento especializado tem sido uma das prioridades da gestão municipal. “Quando cuidamos da mulher, também cuidamos da família. Muitas vezes ela é o pilar do lar e precisa desse suporte para reconstruir sua vida”, ressaltou.

Durante o evento, Mara também anunciou a implantação de uma terceira Sala Lilás no Município, desta vez na UPA Central, ampliando a cobertura territorial da rede de atendimento. “Estamos estruturando as unidades em pontos distintos da cidade justamente para estarmos mais próximos de quem precisa”, acrescentou.

O prefeito Alei Fernandes destacou que o Município já trabalha com o mapeamento das regiões com maior demanda por acolhimento e reforçou que a gestão pretende ampliar as políticas públicas de proteção às mulheres. “Precisamos chegar até essas mulheres. Nosso compromisso é estruturar políticas públicas que acolham, apoiem e protejam quem vive em situação de violência”, afirmou.

Leia Também:  Encenação buscou sensibilizar pedestres e condutores

A Sala Lilás oferecerá escuta qualificada, orientação, atendimento psicológico e encaminhamento dentro da rede municipal de proteção, consolidando uma atuação integrada entre assistência social e saúde pública no atendimento às mulheres de Sorriso.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA