CIDADES

Tradicional “Arraiá do Tio Faissal” é neste fim de semana

Publicados

em

A edição de 2024 do “Arraiá do Faissal” será realizada nesta sexta-feira (05.07) e neste sábado (06.07), no bairro Shangri-lá. Já tradicional para os cuiabanos, o evento chega à 13ª edição e, pela primeira vez, ocorre em dois dias.

A diversidade das atrações musicais neste ano será um espetáculo à parte. Na programação estarão nomes como Matheuzinho, Douglas Cabral, Jhoe Maia, Henrique Maluf, Léo e Leandro, João Felipe e muito mais.

Além dos shows musicais e toda atmosfera caipira, outras expressões artísticas como a dança, estará presente. O grupo “Os de Fora”, de Tangará da Serra, especializado em quadrilha de festas juninas pelo país todo, participa do Arraiá do Tio Faissal, bem como o grupo de siriri e cururu “Coração Tradição Franciscano”.

Histórico – O Arraiá do Tio Faissal tem este nome devido às primeiras edições terem sido realizadas pela família do Sr. Faissal Calil, moradores antigos do bairro Shangri-lá.

Desde o seu início a festa conta com a organização da Associação Política Jovem – APJ, onde amigos, que têm em comum o objetivo de transformação social por meio da política, com sede em frente à Praça em que o evento se realiza.

Leia Também:  Prefeitura retoma pavimentação parada há dois anos no Residencial Coxipó

A primeira edição ocorreu em 2009 e, de lá para cá, as doze edições, tiveram cada vez mais participantes e adeptos. A festa sempre foi marcada pela decoração típica, já que a Praça Totó Paes se transforma em uma verdadeira vila caipira, com bandeirolas, comidas típicas e a já tradicional, “Queima do Alho”.

No cardápio e na programação, o público pode aguardar muita pipoca, pamonha, canjica, dentre outros alimentos típicos, pescaria e toda a temática deste universo cultural nordestino.

A 13ª edição conta com a realização da Associação Política Jovem – APJ e patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – SECEL-MT e Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT

Serviço
O que: 13° Arraiá do Tio Faissal
Data: 05 e 06/07/2024
Local: Praça Totó Paes (praça principal), no bairro Shangri-lá
Horário: 18h
Acesso: Gratuito à população

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Lucas do Rio Verde

Mais de 60% dos focos de dengue estão nas casas, aponta Vigilância em Saúde

Publicados

em

Lixo doméstico, latas, lonas, calhas e plantas, esses são os principais locais onde os agentes de combate a endemias (ACEs) estão encontrando focos do mosquito Aedes aegypti, a informação é da Vigilância em Saúde.

Segundo o último Boletim de Arbovíroses, fechado em 09 de março, Lucas do Rio Verde já registrou 527 notificações, com 44 casos confirmados de dengue e 42 de Chikungunya. Comparado ao relatório anterior, o aumento é de 10% e 50%, respectivamente.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Miriam Campos ressaltou que mais de 60% dos focos estão nas casas e que ações diárias de cuidado com o quintal podem reduzir a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

“O grande desafio é conscientizar a população de que o combate a dengue é responsabilidade de todos. Se cada um fizer a sua parte, tirar uns minutos por semana e verificar o seu quintal, nós vamos acabar o dengue”.

Ainda segundo o boletim, os bairros com maior número de notificações, ou seja, pessoas que procuraram o serviço de saúde, com sintomas da doença, são o Rio Verde (80), Veneza (50), Jardim das Palmeiras (42), Vida Nova (29) e Parque das Américas (29).

Leia Também:  Prefeitura retoma pavimentação parada há dois anos no Residencial Coxipó

A coordenadora destacou que as equipes de combate a endemias estão nas ruas diariamente, visitando as casas, estabelecimentos comerciais e orientando a população. No entanto, o maior desafio é ter acesso aos imóveis fechados.

Uma das alternativas utilizadas pelas equipes, é deixar bilhetes para que o morador entre em contato com a Vigilância, agendando um novo horário de visita. A população também pode denunciar por meio do telefone 3548 2508 ou Ouvidoria Municipal 0800 646 4004.

“O nosso pedido é para que a população receba bem os agentes de endemias. São servidores uniformizados, utilizando o crachá do município e que estão trabalhando pra evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas”, ressaltou a coordenadora.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Os principais sintomas da dengue e Chikungunya são, febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas e vômitos e manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA