" Ferrovia em Cuiabá "
Wellington defende ramal da ferrovia em Cuiabá.
Wellington defende ramal da ferrovia em Cuiabá
Senador quer prioridade para o trecho e lembra história
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, o senador Wellington Fagundes defendeu hoje (27.11) a construção imediata do ramal da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. O trecho faz parte do projeto de expansão dos trilhos da ferrovia ligando o terminal de cargas em Rondonópolis a Lucas do Rio Verde.
“Isso é imperativo. É um projeto que faz parte da história de Cuiabá e compromisso de todos nós, representantes da sociedade”, disse.
A afirmação foi durante o evento “Diálogos Multimodais” realizado pela Prefeitura de Tangará da Serra e que reuniu representantes de vários municípios da região Sudoeste de Mato Grosso.
O senador defendeu que o ramal até Cuiabá seja priorizado pela empresa Rumo, que detém a concessão da ferrovia e, para isso, pregou a união da classe política.
Ele lembrou a atuação dele e do senador Jayme Campos junto a Assembleia Legislativa para aprovação de emenda à Constituição Federal que permitiu a concessão do trecho da ferrovia pelo governo do Estado.
“Cuiabá é o maior entroncamento de movimentação de cargas. Esse ramal é fundamental”, disse. Segundo ele, existe ainda a possibilidade de, depois de Cuiabá, outros ramais forem construídos, inclusive para Tangará da Serra. “Essa é uma luta que podemos começar agora”.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, ressaltou a importância de eventos como ‘Diálogos Multimodais” para reunir municípios que têm os mesmos interesses, principalmente o da necessidade de investimentos em infraestrutura de transportes interligando as cidades, via rodovias estaduais, a modais como a hidrovia de Cáceres (Paraguai-Paraná) e a Ferrovia Vicente Vuolo. ”A atuação do senador como presidente da Frenlogi é fundamental nesse aspecto”, disse.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, cita a Zona de Processamento de Exportação, com 94% das obras concluídas, como fator de impulsionamento da economia da região, mas que requer investimentos em logística para aumentar a capacidade de cargas e de transporte de passageiros.
Primavera do Leste
Cavalgada da Semana do Cavalo reúne comitivas e celebra tradição em Primavera do Leste
Foi realizada na manhã deste sábado (16), a Cavalgada da Semana do Cavalo, evento que integra as comemorações dos 40 anos de Primavera do Leste. A programação reuniu cavaleiros, comitivas e amantes da cultura sertaneja em um momento marcado pela valorização das tradições e raízes do município.
A cavalgada percorreu cerca de seis quilômetros, saindo da antiga Praça de Eventos em direção à Arena Multi Eventos, local onde acontece a Semana do Cavalo. As comitivas participaram trajadas com suas fardas e representando suas tradições durante todo o percurso.
Segundo o técnico agrícola e agrônomo Rogério Delmon, responsável pela cavalgada dentro da programação da Semana do Cavalo, todos os animais participantes passaram pelos critérios exigidos para garantir a segurança do evento.
“Apesar de hoje ser sábado e muitos ainda estarem trabalhando, tivemos cerca de cinquenta animais participando dessa cavalgada da Queima do Alho. É uma cavalgada de aproximadamente seis quilômetros e, chegando na arena, o pessoal da Semana do Cavalo recebeu todos com a tradicional Queima do Alho e um delicioso almoço. Cada comitiva veio trajada representando sua identidade. Também tivemos toda a parceria com o INDEA, que fiscaliza os exames e vacinação dos animais. Todos os participantes estavam regularizados e tivemos uma grande preocupação com o bem-estar animal durante todo o percurso”, destacou.
Todos os animais participantes estavam documentados, com exames negativos para anemia equina e vacinação em dia, conforme exigência do INDEA. O evento contou ainda com apoio da Prefeitura Municipal, Associação dos Tropeiros, CMTU, SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, garantindo segurança e organização durante toda a cavalgada.
O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, ressaltou a importância da cavalgada para preservar a história e as tradições ligadas ao desenvolvimento de Primavera do Leste.
“A cavalgada é algo tradicional na nossa cidade. Agora, dentro das comemorações dos 40 anos, ela ganha ainda mais significado. O cavalo faz parte da história de Primavera do Leste, fala dos homens e mulheres corajosos que vieram desbravar essa terra e ajudaram a construir nossa cidade. Nós não podemos perder nossas raízes. Uma cidade que não valoriza sua história e sua cultura perde sua identidade. Por isso é tão importante manter viva essa tradição”, afirmou.
Após a chegada na Arena Multi Eventos, os participantes foram recepcionados com a tradicional Queima do Alho, um almoço típico das comitivas tropeiras que faz parte da cultura sertaneja e das cavalgadas realizadas em todo o país.
Esta foi a primeira vez que a cavalgada aconteceu integrada à Semana do Cavalo, evento que também estreia em Primavera do Leste como um dos presentes escolhidos para celebrar os 40 anos do município.
A Prefeitura Municipal e a Associação dos Tropeiros foram apoiadoras da ação, que reuniu dezenas de cavaleiros e famílias em um momento de confraternização, tradição e valorização da cultura sertaneja em Primavera do Leste.
-
MATO GROSSO3 dias atrásSejus e SES já realizaram mais de 13 mil atendimentos contra tuberculose no sistema prisional de MT
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil inicia implantação de novas Delegacias Especializadas da Mulher no interior do Estado
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar detém quadrilha por suspeita de homicídio em Cáceres
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Militar prende dupla de faccionados e impede execução em Lucas do Rio Verde
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura realiza reunião de alinhamento com a Rumo Logística e reforça expectativa de desenvolvimento para Primavera do Leste
-
Primavera do Leste4 dias atrásSine realiza mutirão com 92 vagas para contratação na Rumo Logística em Primavera do Leste
-
CUIABÁ6 dias atrásFeira de adoção da Bem Estar Animal encaminha pets para novos lares em Cuiabá
-
CUIABÁ7 dias atrásVigilância Epidemiológica descarta meningite meningocócica e reforça estabilidade do cenário em Cuiabá


