CUIABÁ
21º FETRAN transforma educação no trânsito em teatro e mobiliza estudantes em Cuiabá
Cidadania, criatividade e educação para salvar vidas ganham o palco em Cuiabá. A etapa Cuiabá do 21º Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) começou nesta quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (21), reunindo estudantes em uma programação que transforma a conscientização sobre o trânsito em arte e emoção.
Realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e as prefeituras, o festival acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).
Nos dois primeiros dias, os estudantes sobem ao palco para apresentar espetáculos teatrais que abordam, de forma criativa e envolvente, temas relacionados à segurança e à educação no trânsito. Mais do que uma competição, o FETRAN busca despertar nos jovens a consciência de que atitudes responsáveis podem fazer a diferença e salvar vidas.
Na sexta-feira (21), a programação chega ao momento mais aguardado: a premiação das três escolas vencedoras da etapa Cuiabá, que garantirão vaga na etapa estadual do festival. A disputa estadual será realizada no final deste mês, no Cine Teatro Cuiabá, reunindo os melhores espetáculos classificados nas etapas municipais.
A etapa de Cuiabá reúne oito espetáculos e integra as seis etapas regionais que antecedem a grande final estadual. As etapas já foram realizadas em Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sorriso, Querência, Campo Verde e Várzea Grande.
A abertura da programação contou com a apresentação da Banda da EMEB Professora Francisca Martins Figueiredo. Na sequência, a primeira peça teatral, na categoria especial, com alunos da Emeb Ranulpho Paes de Barros, subiu ao palco, dando início à disputa entre os espetáculos produzidos.
Neste ano, o FETRAN celebra sua 21ª edição, consolidando uma trajetória marcada pela união entre arte, cidadania e educação para o trânsito. Para Cuiabá, voltar a sediar o projeto representa motivo de orgulho e reforça o compromisso da Capital com iniciativas voltadas à formação de crianças e jovens.
Ao longo de sua trajetória, o projeto já alcançou milhares de estudantes, professores e comunidades em Mato Grosso, utilizando o teatro como ferramenta de reflexão e transformação social. A proposta é despertar nas novas gerações a importância de atitudes responsáveis e da construção de um trânsito mais seguro e humano.
Presente no evento, o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, destacou a importância do FETRAN como instrumento de educação para o trânsito e de preservação de vidas. Ele parabenizou a PRF pelos 21 anos do projeto e ressaltou a capacidade das crianças e dos jovens de levar as mensagens de conscientização para dentro de casa, alcançando pais, familiares e toda a comunidade.
Reginaldo afirmou acreditar que as ações desenvolvidas ao longo dos anos, especialmente por meio das apresentações teatrais, já contribuíram para salvar muitas vidas. Também ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a PRF, o Detran e demais instituições para ampliar o alcance do projeto e levá-lo a mais escolas e espaços.
“Esta é a segunda edição realizada durante a atual gestão, e temos a perspectiva de continuidade nos próximos anos. A Secretaria Municipal de Educação está à disposição para fortalecer a iniciativa. Reconhecemos que a educação para o trânsito é fundamental para formar uma sociedade mais consciente e contribuir para a redução de acidentes e conflitos nas vias. As crianças são mensageiras e protagonistas desse trabalho de conscientização. Elas cobram, por exemplo, quando percebem que o pai ou a mãe não está utilizando o cinto de segurança ou quando cruza o semáforo no sinal vermelho”, explicou o secretário.
O superintendente da PRF em Mato Grosso, Arthur Nogueira, também destacou a importância do FETRAN para a educação e a conscientização no trânsito. Segundo ele, o projeto já alcançou quase meio milhão de alunos em centenas de municípios mato-grossenses, consolidando uma trajetória de duas décadas de atuação.
Arthur citou como exemplos Pontes e Lacerda, Sorriso e Primavera do Leste, municípios que participam do projeto desde suas primeiras etapas e que desenvolveram estruturas específicas para receber as apresentações.
O superintendente chamou atenção para a complexidade do trânsito em Mato Grosso, especialmente em razão do intenso fluxo de veículos de carga nas principais rodovias federais. Para ele, o crescimento das cidades precisa estar acompanhado de segurança, respeito e educação no trânsito.
Arthur também alertou para comportamentos cotidianos que ainda colocam vidas em risco, como estacionar em frente a garagens, desrespeitar faixas de pedestres, não utilizar o cinto de segurança, dirigir em alta velocidade ou sob efeito de álcool.
Como exemplo da importância da prevenção, citou um acidente ocorrido na BR-070, em General Carneiro, no qual uma passageira morreu após o veículo sair da pista e capotar. Segundo as informações recebidas durante o evento, ela não utilizava cinto de segurança, enquanto os demais ocupantes sobreviveram. O acidente ocorreu nesta quinta-feira (21).
Para o superintendente, a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, independentemente do papel desempenhado nas vias, seja como motorista, pedestre ou passageiro.
“Nesse contexto, o FETRAN utiliza o teatro e a educação para levar a discussão sobre trânsito para além dos muros das escolas, alcançando também as famílias e a comunidade. A prevenção é o caminho para mudanças de comportamento no trânsito, diante dos números de mortes registrados. Mato Grosso já registra 147 mortes em sinistros de trânsito este ano, enquanto o Brasil contabiliza mais de 35 mil mortes anuais”, frisou.
Na quarta-feira, foram apresentadas as peças teatrais “Influencer da Vida”, da EMEB Silva Freire, categoria infantojuvenil; “No trânsito todo mundo tem seu lugar”, da EMEB Ranulpho Paes de Barros, categoria Educação Especial; “A magia da segurança no trânsito”, da EMEB Ranulpho Paes de Barros, categoria infantil; e “Trânsito consciente”, da EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, categoria infantil.
Na quinta-feira (20), serão apresentadas:
08h: “Pare, Olhe e Sinta”, Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins, categoria infantojuvenil.
08h40: “A boneca quebrada e a máquina feroz”, Escola Estadual Governador José Fragelli, categoria infantojuvenil.
09h20: “A estrada também tem vida”, Escola Estadual Faustino Dias de Amorim, categoria infantojuvenil.
14h: “A última Estação”, IFMT Campus Cuiabá, categoria juvenil.
14h40: “A trupe vaga-lume”, IFMT Campus Cuiabá, Coronel Octayde Jorge da Silva, categoria juvenil.
Na sexta-feira (21), acontece a Cerimônia de Premiação, às 8h30.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação Comércio em Ordem reforça fiscalização para garantir calçadas livres e acessíveis em Cuiabá
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou nesta quarta-feira (19) mais uma etapa da operação Comércio em Ordem, com a ação Calçada Livre, na Avenida João Gomes Monteiro Sobrinho, em Cuiabá. A iniciativa tem como objetivo orientar comerciantes sobre a necessidade de manter as calçadas livres para a circulação de pedestres.
Durante a ação, os comerciantes foram orientados a afastar veículos, mercadorias e outros objetos das calçadas, que são espaços públicos destinados à circulação de toda a população, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, idosos e crianças.
De acordo com a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação surgiu a partir de reclamações frequentes relacionadas ao uso irregular das calçadas e até das vias como extensão de estabelecimentos comerciais.
A secretária destacou ainda que muitas calçadas já apresentam problemas de infraestrutura, o que torna ainda mais difícil a circulação quando o espaço também é ocupado irregularmente por estabelecimentos comerciais.
“Hoje a gente está nessa conversa, orientando. Nós estamos aqui para que os comerciantes auxiliem o poder público para minimizar essas consequências, essas reclamações, que a sociedade tem toda a razão de reclamar”, afirmou Juliana.
Nesta primeira etapa, a atuação tem caráter orientativo. Segundo a secretária, após esse período, os estabelecimentos que permanecerem utilizando irregularmente o espaço público poderão ser autuados pela Secretaria de Ordem Pública e pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
A secretária também avaliou positivamente a receptividade dos comerciantes durante a ação. Segundo ela, além de compreenderem a necessidade de liberar as calçadas, alguns empresários aproveitaram a presença das equipes para apresentar demandas relacionadas à própria avenida.
Entre as reclamações apresentadas está a ocorrência de acidentes de trânsito na região. Juliana informou que a Semob já realiza uma análise técnica sobre os incidentes registrados na Avenida João Gomes Monteiro Sobrinho.
Ação será ampliada para outras avenidas
A operação Comércio em Ordem terá continuidade em outros pontos de Cuiabá. A SORP pretende levar a ação para avenidas que concentram reclamações sobre ocupação irregular de calçadas e vias. Entre os locais citados estão as avenidas Carmindo de Campos, Fernando Corrêa da Costa e General Melo.
A estratégia será manter inicialmente o diálogo e a orientação com os comerciantes e, posteriormente, avançar para as medidas fiscalizatórias nos casos de descumprimento.
Remoção de veículos
A Secretaria de Mobilidade Urbana também participou da ação com orientações sobre o estacionamento irregular de veículos nas calçadas e nas vias. A secretária Francyanne Siqueira explicou que, após a fase de orientação, os veículos encontrados em situação irregular poderão ser removidos.
“A Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública hoje nessa operação é a orientação diretamente com relação às consequências de fazer esse estacionamento irregular, tanto nas calçadas, no passeio público, quanto nas vias. Então, as medidas administrativas seriam a remoção desses veículos que estiverem estacionados de forma irregular”, afirmou.
Segundo Francyanne, os comerciantes abordados durante a ação demonstraram compreensão sobre o impacto da ocupação irregular para os pedestres. “Todos que nos ouviram foram muito solícitos, entenderam que realmente atrapalha muito a vida do pedestre, de quem realmente precisa desse espaço para poder se locomover”, disse.
No caso de veículos novos que ainda não possuem placa, a remoção pode ser realizada em nome da concessionária responsável, que fica encarregada de providenciar a retirada.
Como denunciar
A população também pode contribuir com a fiscalização e denunciar situações de ocupação irregular de calçadas e vias. As denúncias podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Ordem Pública por meio do Web Denúncias, pelo site https://sorp.cuiaba.mt.gov.br. O sistema permite o envio de fotos e vídeos, além do registro georreferenciado da ocorrência.
A operação Comércio em Ordem, com a ação Calçada Livre, busca, segundo as secretarias envolvidas, conciliar a atividade comercial com o direito de ir e vir da população, garantindo que o espaço público cumpra sua principal função: permitir a circulação segura e acessível de todos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Sessão especial destaca importância da imprensa na promoção do turismo
-
CUIABÁ6 dias atrásOperação Retomada intensifica fiscalização em bares alvo de denúncias em Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásCRE monitora com atenção relações entre Brasil e EUA, diz Nelsinho Trad em nota
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste fortalece apoio ao pequeno produtor e acompanha cultivo de tomate
-
Sinop6 dias atrás
Festeja Sinop: Prefeitura abre inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais
-
CUIABÁ2 dias atrásAbilio sanciona lei que retira cobrança de remoção e estadia para veículos antes de leilão
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCristiano Ronaldo surpreende fãs ao surgir com cabelo ruivo: ‘Hora de retornar’
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCandidata ao Senado Margareth Buzetti lança campanha pedindo 2º voto
