CUIABÁ
Bem-Estar Animal faz orientações sobre adoção responsável em Cuiabá
Neste 17 de fevereiro é comemorado mundialmente o Dia do Gato. A data foi criada por uma instituição italiana, na década de 30, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal naquele país, visando promover o combate aos maus-tratos. Em Mato Grosos, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal (BEA) desenvolve um importante trabalho no resgate de animais abandonados e que sofreram maus-tratos, salvando muitas vidas. Atualmente, 26 gatos, sendo adultos e filhotes estão acolhidos e sendo tratados pelo município.
Entre as orientações, dedicação e amor são fundamentais. “Eles são do tipo que gostam de ser mimados todos os dias. Então, nessa data dedicada a eles, vale a pena um agrado especial, um petisco, um afago ou uma adoção”, lembrou a médica veterinária e diretora da Bem-Estar Animal, Andrea Janaina.
Gatos geralmente são animais de personalidade dócil e afetuosa, o que os torna ótimos animais de estimação.“Com certeza será um a menos sofrendo o abandono do ser humano”, completa Andrea, ao citar adoção responsável.
Na última feira de Adoção de Animais realizada pela BEA, com apoio da Secretaria de Ordem Pública, no Parque Tia Nair, Antônio de Almeida Pires, adotou um gato com deficiência física. Ele disse que viu o animal pela TV e se apaixonou.
O mascote da Bem-Estar Animal, Lion, é um gato preto que tem sequelas nas pernas por conta de maus-tratos sofridos. Adaptado e independente, conquistou o coração de toda a equipe, estando há 2 anos na BEA.
“Nós da BEA recebemos com muita alegria esta tendência de maior interesse na adoção. Mas, também percebemos com muita tristeza o desdém das pessoas no que diz respeito à saúde dos mesmos. Infelizmente muitas pessoas ainda têm a percepção de que os felinos são mais resistentes e que se ‘viram’ sozinhos ou que podem dar suas ‘passeadas’ e muitas vezes estes não retornam”, pontuou Andrea.
Os gatos machos e fêmeas quando atingem a idade de 6 meses, estando em boas condições de saúde, podem ser castrados. A castração evita a proliferação da espécie desordenadamente e ‘fugas’ inesperadas.
“Ninguém resiste a um bigodinho, pelagens tão peculiares e ao motorzinho do ronronar, fora aqueles que ‘amassam pãozinho'”, destaca a veterinária.
#PraCegoVer
A foto exibe um gato de pelagem preta, chamado Lion, que é o mascote da Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá. Ele é especial, tem sequelas nas pernas por conta dos maus tratos sofridos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá
A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.
A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.
De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.
A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.
Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.
A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.
O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.
O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.
A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito prestigia defesa de doutorado sobre feminicídio e destaca importância da pesquisa
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para regulamentar jornada intermitente e ampliar proteção previdenciária de motoristas do transporte escolar
-
Primavera do Leste6 dias atrásAmpliação do Aeroporto Ernesto Ruaro avança com apresentação de projeto e andamento do licenciamento ambiental
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura assina ordem de serviço e retoma obra da creche do Jardim Luciana após anos de paralisação
-
POLICIAL5 dias atrásGoverno de Mato Grosso entrega nova Delegacia de Polícia de Rosário Oeste
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásWanessa Camargo se declara para Bruno Bevan e celebra amor após os 43 anos


