CUIABÁ

Com apoio da Prefeitura, artista cuiabano Gervane de Paula participa de exposição no RJ

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

O artista plástico cuiabano, Gervane de Paula, único negro da famosa geração 80, participou na última semana de exposição da ArtRio 2021, na cidade do Rio de Janeiro. Com obras da série “Arte aqui eu Mato”, Gervane levou as cores da fauna e flora do pantanal, cerrado e da floresta amazônica, tão singulares de sua identidade artística para compor a plataforma de multiartistas de um dos maiores eventos de arte da América Latina. A participação do cuiabano foi viabilizada com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por Meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e executado pelo MT Projetos de Arte.

“Eu fico muito feliz quando notícias como essa chegam até mim, de que nossos talentos, nossos grandes artistas estão recebendo o devido reconhecimento. Quero dizer que a Prefeitura de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro trabalha muito para colocar em prática ações que valorizem a nossa cultura, a nossa gente”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Gervane de Paula fez parte do grupo que expôs no Parque Lage, no Rio de Janeiro, nos anos 80, e se tornou célebre. Suas obras ficaram expostas na feira carioca de 08 a 12 de setembro, com entrada gratuita.

Leia Também:  Araújo recebe apoio de 400 advogados em lançamento de candidatura

“Sou um artista que decidiu assumir sua região. Minha obra carrega uma forte relação com o meio onde vivo, dentro de três ecossistemas: cerrado, pantanal e floresta. Esse é o ponto de partida e de reflexão”, diz o artista.

Por meio do apoio da Prefeitura de Cuiabá e da MT Projetos de Arte é que a participação de Gervane na feira ArtRio 2021 se tornou possível. O MT Projetos de Arte é uma plataforma de apoio a novos artistas e a artistas veteranos pouco lembrados no circuito de artes.  O MT oferece espaço e material para os artistas trabalharem, precifica as obras e negocia a venda. A receita é integralmente revertida para apoio aos artistas. 

“Com a proposta do MT de dar visibilidade a artistas periféricos, Gervane se encaixa na nossa premissa de colecionismo ativista. Acreditamos que colecionadores têm que suprir lacunas, têm responsabilidade social”, diz a fundadora e colecionadora Margareth Telles.

Além de Gervane de Paula, este ano a plataforma leva outros 2 artistas para o circuito oficial da ArtRio 2021: Jota, jovem do Complexo de favelas do Chapadão, no Rio, e Rafa Moreira, de Belém, Pará.

Leia Também:  Vereadora destaca trabalho social desenvolvido pelo Município

**com informações da assessoria 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeiturade Cuiabá prorroga inscrições do ‘Decora Cuiabá’; ganhadores terão isenção do IPTU para os imóveis vencedores

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O período de inscrição para o concurso de decoração natalina no município de Cuiabá foi ampliado. O Decreto 8.823/2021, de 26 de novembro, prevê que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2021.

Já a escolha dos três finalistas de cada categoria será realizada de 13 de novembro ao dia 15 de dezembro. A  publicação no site dos três finalistas de cada categoria será em 16 de dezembro. A votação popular será no período de 17 de dezembro ao dia 21 de dezembro e o anúncio dos vencedores será em 23 de dezembro.

O Decore Cuiabá está dividido em sete categorias e o vencedor de cada uma delas será premiado com a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022.
 
O concurso é realizado com base nas leis complementares nº 217/2010 e nº 253/2011. A competição é dividida em categorias, sendo elas: Fachada Comercial de até 20m²; Fachada Comercial de 20m² até 50m²; Fachada de 50m² até 100m²; Fachada Comercial acima de 100m²; Fachada Indústria; Fachada Residencial; e Fachada de Edifício Multifamiliar. Em cada um dos grupos será selecionado um vencedor.
 
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Cuiabá e, para validação, os interessados em participar do concurso devem apresentar documentos de identificação pessoal, identificação correta da categoria a qual o imóvel pertence, além da confirmação de quitação do IPTU da unidade, referente ao ano de 2020. O registro em categoria errada e também a não comprovação de pagamento do imposto resulta em eliminação do concorrente.
 
“Nós precisamos vestir a cidade com a esperança, com a fé, com a alegria. A sua casa será analisada por uma comissão julgadora que irá verificar a originalidade, o impacto visual e o tema Natal. Os ganhadores terão isenção do IPTU 2022 em 100%”, disse a secretária Carlina Leite Jacob. 
 

Os vencedores serão escolhidos com base nos critério: originalidade; coerência com o tema; e impacto visual. O julgamento será feito de duas formas, sendo a primeiro por uma Comissão Julgadora, que fará uma verificação presencial dos imóveis e definirá três finalistas para cada categoria. A partir disso, o concurso entra na fase de análise popular, pela qual o munícipe poderá votar e definir o vitorioso de cada grupo, que serão anunciados no dia 21 de dezembro. 

Leia Também:  Vereadora destaca trabalho social desenvolvido pelo Município

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA