Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Comissão cobra informações sobre títulos de regularização fundiária parados em cartórios de Cuiabá

Publicados

em

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
A Comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Cuiabá realizou reunião na manhã desta quinta-feira (12) para discutir a situação da emissão de títulos de propriedade na capital. Durante o encontro, os parlamentares deliberaram pela solicitação de informações oficiais à Prefeitura sobre o andamento dos processos de regularização fundiária no município.
A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Sargento Joelson (Podemos), e contou com a participação do vice-presidente Cezinha Nascimento (União Brasil) e do membro titular Marcrean Santos (MDB).
Entre as medidas definidas está o envio de solicitações formais à Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria responsável, para que sejam informados quantos títulos estão em processo de regularização, quais bairros estão sendo atendidos e em que etapa se encontram os procedimentos. A comissão também pretende convidar a empresa responsável pelos trabalhos técnicos para prestar esclarecimentos sobre o andamento dos processos e o trâmite junto aos cartórios.
Para o presidente da comissão, vereador Sargento Joelson, há preocupação com a demora na entrega das escrituras definitivas, mesmo em casos em que todo o processo administrativo já foi concluído.
“Hoje nós temos um problema grave. Só em Cuiabá existem cerca de 8.500 títulos que ficaram prontos na gestão passada e que dependiam apenas do trâmite cartorial para serem entregues. Além disso, existem outros títulos produzidos na atual gestão que também estão nesse processo”, afirmou.
O parlamentar destacou que a comissão busca identificar onde está o gargalo que tem impedido a conclusão dos processos.
“Tem muita conversa de que está parado, mas nós não temos dados oficiais. Já são mais de um ano de gestão e ainda não conseguimos identificar exatamente onde está o problema. Por isso vamos oficializar esses pedidos de informação para saber quem realmente precisa ser cobrado”, explicou.
Sargento Joelson também citou que a situação não ocorre apenas em Cuiabá e atinge outras regiões do estado. De acordo com ele, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discute a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para analisar a atuação dos cartórios responsáveis pela emissão das escrituras.
Conforme o vereador, existem milhares de títulos aguardando finalização em todo o estado.
“São mais de 45 mil títulos parados em cartórios de Mato Grosso, com todo o processo administrativo já concluído. O cartório tem um prazo de até 45 dias após o protocolo para devolver a documentação, mas muitas vezes isso não acontece”, disse.
A comissão pretende acompanhar de perto a situação para garantir maior transparência no processo e dar respostas à população que aguarda pela regularização de seus imóveis.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  CPI DOS FILANTRÓPICOS: Federação apoia CPI do Hcan e exige resposta sobre atrasos

Propaganda

CUIABÁ

Mato Grosso AgroFestival valoriza artistas regionais e músicos ressaltam a qualidade técnica da estrutura 

Publicados

em

A primeira edição do Mato Grosso AgroFestival, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se consolida como um importante espaço de valorização da cultura e da música regional. Com uma programação que reuniu diferentes estilos musicais, o evento abriu espaço para artistas mato-grossenses mostrarem seu talento em uma estrutura de grande porte, com a mesma qualidade técnica oferecida às atrações nacionais. O evento foi realizado em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Cordemato e Ministério do Esporte, com recursos públicos.

A variedade de estilos também fez a diferença, incluindo gospel, sertanejo, rock e outros. A participação do rock regional foi considerada pelos próprios artistas como uma proposta inovadora, por se tratar de uma iniciativa que amplia a diversidade musical do evento e aproxima o público de um gênero que, segundo os músicos, possui forte influência na formação de artistas de diferentes segmentos, inclusive o sertanejo.

“Preparamos uma coisa um pouquinho diferente, porque no AgroFestival tocamos um Rock’n’Roll. É uma inovação. O rock é uma linguagem acessível para todas as camadas da sociedade. Muita gente não conhece o rock e, quando você se apresenta em um palco com boa qualidade, estrutura e consegue mostrar todo o desempenho que é capaz de oferecer, mesmo as pessoas que não têm muita intimidade com a cena musical roqueira vão perceber que Cuiabá também tem excelentes músicos de rock”, destacou Jean Bass, da banda Power Rock Trio.

Segundo Jean, a maioria dos músicos que estão no palco tocando sertanejo começou estudando rock. “O rock sempre obrigou o músico a se dedicar muito para conseguir executar com qualidade. O rock é onde se forma o músico. O rock é agro, o rock é pop, o rock é tudo. O rock é a fonte da juventude”, afirmou.

Outros artistas regionais também destacaram a importância da iniciativa e do espaço no AgroFestival concedido aos músicos locais. O cantor Fabrício, da dupla Fabrício & Fernando, que integra o grupo Violada Cuiabana, juntamente com vários outros cantores conhecidos nacionalmente, disse que a iniciativa representa um avanço significativo na forma como a música produzida em Mato Grosso é apresentada ao público.

“Eu falo em nome de Fabrício e do Fernando, e do grupo Violada Cuiabana, que é composto por Douglas Cabral, Jonathan & Adam, Fabrício & Fernando, Rafa Barros e Johnny Everson. Nós tivemos um ganho muito grande com o Johnny Everson. O Johnny é um cara experimentado, preparado, que hoje está ocupando uma cadeira muito merecida. Esse olhar de profissionalismo e de respeito aos nossos artistas, que ele tem, é muito importante. Mato Grosso possui uma produção musical diversificada e seus artistas têm conquistado espaço além das fronteiras do Estado e a população está tendo a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho que está sendo feito”, afirmou.

Leia Também:  Michelly Alencar acompanha vistoria no Pedra 90 e comemora anúncio de Centro Integrado de Serviços

O cantor fez questão de explicar que é da área do sertanejo, mas que Mato Grosso é um celeiro muito grande de muitos segmentos. “A gente sabe disso. A galera daqui vai para fora e faz bonito. A primeira edição do AgroFestival veio com tudo, valorizando a gente, com esse espaço maravilhoso e essa estrutura, que antigamente não tinha, era muito difícil. O regional usava uma estrutura bem menor, uma estrutura precária, e hoje a gente tem esse espaço de suma importância. Em nome de toda a galera de Mato Grosso, muito obrigado à Prefeitura de Cuiabá, aos organizadores e a todos que estão cobrindo o evento. O artista de Mato Grosso está sendo muito bem representado. Essa é a primeira edição de muitas, o AgroFestival veio para ficar”, ressaltou.

Entre o público estava Marluce Madureira, natural de Montes Claros (MG), agora moradora de Cuiabá, que gostou das apresentações, especialmente da violada sertaneja, e afirmou que voltaria à noite para a programação de encerramento do AgroFestival. “Muito bom, aqui tem um espaço amplo e dá para todo mundo acompanhar. Senti falta do lambadão, apesar da variedade dos shows. Ainda vou voltar para ver Di Paullo & Paulino, atração nacional da noite”, frisou.

Estrutura padrão

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, destacou que a valorização dos artistas locais faz parte de uma diretriz adotada pela gestão do prefeito Abilio Brunini desde o início do mandato. A proposta, segundo ele, é garantir que os músicos regionais tenham não apenas espaço na programação, mas também condições técnicas adequadas para apresentar seus trabalhos.

“Esse espaço para a música regional, valorizando a nossa música, é um critério que a gestão Abilio Brunini está usando desde que assumiu este mandato. É uma questão fundamental para manter esse intercâmbio, essa troca de conhecimento dos artistas nacionais que vêm se apresentar aqui, mas sempre atendendo a alguns princípios e requisitos”, explicou.

Leia Também:  Câmara aprova moção de aplauso e apoio a frei atacado durante reza na Quaresma

Entre esses critérios está a garantia de espaço para os artistas regionais, com pagamento de cachê digno e utilização da mesma infraestrutura técnica disponibilizada às atrações de projeção nacional.

“Aqui, nos palcos onde a Prefeitura está envolvida, não tem um artista fazendo uma ‘aberturinha’ improvisada. Tem um artista usando o mesmo equipamento, os mesmos aparatos, seja nos painéis de LED, na iluminação ou na sonorização”, enfatizou Johnny Everson.

O secretário também resgatou a tradição de eventos que historicamente abriram espaço para a música local, citando a tradicional programação realizada no bairro São Cristóvão durante 22 anos.

“Nós preparamos para este domingo, para a tarde deste domingo, como tradicionalmente ocorria no São Cristóvão durante seus 22 anos de acontecimento, de 1991 a 2013, a tarde dos shows dos artistas locais. Artistas locais porque são daqui, porque moram aqui, porque geram emprego, renda e felicidade para o povo daqui. Eles são daqui, mas estão fazendo sucesso no Brasil inteiro”, afirmou.

A festa em questão foi resgatada 10 anos depois e compôs a programação do AgroFestival, com mais de 400 caminhões presentes em um buzinaço coletivo, reunindo grupos em motociata e a cavalgada até o Parque Novo Mato Grosso, onde receberam a bênção do santo padroeiro.

O secretário esclareceu ainda que a divisão entre atrações nacionais e regionais não representa uma diferença de qualidade entre os artistas, mas uma forma de identificação da origem das atrações.

“Quando dividimos na divulgação shows nacionais e depois shows regionais ou shows locais, não é colocando um numa condição superior à condição do outro. É identificando que os regionais cantam tão bem ou, muitas vezes, muito melhor ainda que os nacionais”, explicou.

Além de celebrar o potencial econômico e produtivo do Estado, o Mato Grosso AgroFestival ampliou seu alcance ao reconhecer a cultura como parte essencial da identidade mato-grossense.

A programação da tarde do domingo (9) contou com a apresentação dos cantores Holy Praise, Violada Cuiabana (Douglas Cabral, Jonathan & Adam, Fabrício & Fernando, Rafa Barros e Johnny Everson), Power Rock Trio, Sara & Lívia, Rafa Garcia e Trio Maravilha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA