CUIABÁ
Comissões tratam início do planejamento para 2025

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Quatro Comissões Permanentes do Legislativo se reuniram na tarde desta segunda-feira (20), para tratar o começo dos trabalhos que vão ser feitos em 2025. Com encontros presenciais e online, os vereadores puderam se apresentar e já começar a discutir os planos para a cidade.
COMISSÃO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Presidida pelo vereador Sargento Joelson (PSB), a reunião contou com a presença dos vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil) e Marcrean Santos (MDB). Durante o encontro os parlamentares trataram duas pautas iniciais: a decisão de datas específicas para a realização das Sessões Ordinárias da Comissão e o convite que será feito ao atual Secretário de Habitação, William Campos.
Os vereadores decidiram por fim, que o encontro será realizado em todas as primeiras quintas-feiras dos meses de 2025, às 08h30.
Já a questão a ser tratada com o secretário será, inicialmente, uma prestação de esclarecimentos sobre a situação atual da secretaria e o cronograma de trabalho de 2025.
COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Os vereadores Kassio Coelho (Podemos), Dra Mara (Podemos) e Maysa Leão (Republicanos) receberam nesta primeira reunião da Comissão de Indústria e Comércio o representante da Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, Tiago Assis, e o representante da Federação Nacional de Comunidades Terapêutica, Espiritualidade e Ciência (FENACT), Sandro Barbosa.
Kassio explicou que a Comissão vem tentando tratar, desde a última gestão, a questão dos dependentes químicos em situação de rua no centro de Cuiabá, e por isso, neste momento, marcou a agenda para que as parlamentares conhecessem e também tirassem suas dúvidas sobre o trabalho de acolhimento que é realizado pelas comunidades terapêuticas.
O vereador reforçou também um requerimento feito pelo atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sobre a realização de uma Audiência Pública com os demais representantes das comunidades terapêuticas do município, e aproveitou para confirmar que já encaminhou o pedido para protocolo na Câmara e que na primeira Sessão Ordinária já deve ser votado.
Durante o encontro, as vereadoras puderam ouvir sobre a situação das pessoas dentro das comunidades terapêuticas e sobre o trabalho que é feito com dependentes químicos. As parlamentares fizeram apontamentos e também tiraram dúvidas sobre questões práticas referentes a acolhimento e atendimento, como, por exemplo, a coleta e cadastro de dados das Entidades e se há uma parceria com a Secretaria de Assistência Social.
A vereadora Maysa Leão, por fim, colocou como principal pauta a ser tratada durante a Audiência Pública a construção de um protocolo unificado de acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com dependência química em situação de rua, que envolva entes públicos e privados.
COMISSÃO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA
Os parlamentares Marcus Brito Jr (PV) e Sargento Joelson (PSB) trataram em seu primeiro encontro o planejamento de trabalho e o início das visitas presenciais à Secretaria de Mobilidade Urbana, às associações ligadas ao transporte em Cuiabá e a realização de uma reunião com os presidentes da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e os interessados ligados as empresas do transporte público.
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
A última reunião do dia foi presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), e contou com a presença dos vereadores Mario Nadaf (PV) e Michelly Alencar (União Brasil). Daniel sugeriu duas pautas a serem tratadas já na próxima reunião da Comissão: a Lei Federal que proibi o uso de celulares nas escolas das redes públicas e privadas e como a Câmara vai agir quanto a isso e a situação do pagamento do salário dos servidores.
Por fim, os vereadores acordaram em tratar sobre a questão dos celulares nas escolas e também convidar um representante da Secretaria de Educação para que traga um apanhado geral da situação do começo das aulas na capital.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT


CUIABÁ
Prefeito destaca papel crucial dos agentes de endemias em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu neste sábado (8) uma comissão representando os agentes de endemia (ACE) do município. A reunião aconteceu no Salão Nobre do Palácio Paiaguás e alinhou ações para o enfrentamento ao avanço de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além da valorização da categoria, que atualmente conta com 340 agentes.
Na pauta o prefeito destacou valorização dos profissionais, afirmando que mais agentes deverão ser chamados para compor os quadros; que novos uniformes e equipamentos serão adquiridos o mais breve possível e que um estudo será feito para checar viabilidade de aumento financeiro para a categoria, via prêmio saúde.
De 1º de janeiro a 5 de fevereiro, foram notificados 836 casos de dengue, dos quais 669 foram confirmados. Já a chikungunya teve 1.527 casos notificados, com 1.471 confirmações. Apesar dos altos números, a dengue não tem óbitos confirmados; no entanto, a chikungunya já causou quatro mortes, e outras duas seguem em investigação.
Na reunião, o prefeito destacou a gravidade dos dados e da importância dos agentes no processo. “Estamos passando por um dos momentos mais graves da história de Cuiabá em relação à dengue. Quero ajudar a categoria que desempenha um papel fundamental para Cuiabá. O foco são os agentes, todos vocês trabalham muito e precisam conscientizar a sociedade. Gravem vídeos, mostrem que vocês estão na casa das pessoas lutando pela população”, afirma o prefeito.
Apesar do momento de calamidade financeira, Abilio reforçou que a categoria terá melhorias na qualidade de trabalho, e reforçou o momento crítico de avanço do mosquito Aedes aegypti. “O agente de endemia é que está em contato com a sociedade, é respeitado em sua região e tem um carinho muito especial do meu planejamento na Saúde. Durante a nossa gestão pretendemos valorizar muito os agentes de endemias e pra isso conto com eles para estar com a população cuiabana. Nesse momento precisamos superar essa situação de urgência e emergência em Cuiabá. Não é normal uma pessoa morrer de chikungunya em 2025. Temos que ir para rua. Vou melhorar os uniformes, as condições, porque penso que identificação e qualidade de trabalho são importantes. Preciso que a gente entenda o momento que passamos”, pontua o prefeito.
Entre os participantes estava o agente de Combate a Endemia, Nathan Belter, afirma que saiu entusiasmado com as propostas pontuadas pelo prefeito Abílio. “Eu senti que pela primeira vez em décadas a categoria teve um momento de ser escutado e não só utilizado como uma massa de manobra política, como sempre foi utilizado em outras eleições. Não, dessa vez não. Não foi uma massa de manobra política. Foi um momento de escutar os anseios da categoria e valorizar essa categoria que é a base das zoonoses ou vigilância sanitária”, afirmou Nathan.
Para Natan, a reunião foi esclarecedora e a perspectiva é de que os trabalhos vão melhorar. “Para uma categoria que se manteve sempre no escuro, sem perspectiva de crescimento, agora a gente vê uma possibilidade de crescimento, então existe um ânimo, um gás, cria-se uma energia maior para conseguir desenvolver melhor nosso trabalho”, explicou Natan.
Para Sônia Maria do Carmo Nabarrete, também agente de Combate a Endemia, a reunião foi proveitosa em pleno sábado. “Sábado à tarde, está todo mundo passeando e nós estamos aqui tratando de assuntos da nossa categoria, junto com o prefeito Abilio, fomos recebidos com todo o carinho. Estamos saindo daqui contente com todas as propostas que ele nos passou. Feita e já resolvida, porque ele é bem assim, falou e já fez as ligações, resolveu e nós estamos saindo aqui com grandes expectativas”, disse ela.
Com a gestão atual, Sônia vislumbra dias melhores. “E a população também vai ganhar muito com isso, porque nesse momento de crise de dengue. A categoria vai trabalhar com mais vontade de estar indo e fazendo, porque vai estar se sentindo valorizada”, revelou.
Também participaram da reunião o vereador Dilemário Alencar, o secretário de Fazenda, Marcelo Bussik, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto de Gestão, Jairo Pereira Rocha; a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Arruda de Miranda e a secretária adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Suzana Gutierrez.
#PraCegoVer
A imagem mostra um ambiente amplo, tipo uma sala para reuniões, com mesa comprida e várias sentadas ao redor. Ao fundo da sala um painel verde com a identificação do local, sendo na Prefeitura de Cuiabá. Liderando a equipe está um homem, na ponta da mesa, que é o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ARTIGOS3 dias atrás
Os perfis que definem o sucesso ou fracasso dos prefeitos / por Caíque Loureiro
-
POLICIAL5 dias atrás
Condenado a cinco anos por tráfico é preso pela Polícia Civil em Sinop
-
Rondonópolis7 dias atrás
Mais de 1.200 pessoas fizeram o Seletivo da Assistência Social neste domingo
-
POLICIAL4 dias atrás
Quatro unidades de saúde passam a funcionar com horário estendido em Várzea Grande
-
TRE6 dias atrás
TRE-MT recebe moção de aplauso da Faculdade de Direito da UFMT
-
Agronegócio2 dias atrás
AMAGGI Realiza 1º Dia de Campo sobre Agricultura Regenerativa e Lança Certificação
-
CUIABÁ7 dias atrás
Prefeitura disponibiliza ZapObras para solicitações e acompanhamento
-
Agronegócio5 dias atrás
Trouw Nutrition Apresenta Soluções Inovadoras para Impulsionar a Segurança Alimentar e o Desempenho Avícola na IPPE 2025