CUIABÁ

Diagnóstico da Agropecuária amplia desenvolvimento de atividades nas áreas rurais de Cuiabá

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, participaram na manhã desta quarta-feira (25), de uma reunião com representantes do Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (IMEA) para apresentação do Diagnóstico da Agropecuária do Município de Cuiabá.  A pesquisa foi contratada pela pasta para atender o programa Agro da Gente, que integra Pra Frente Cuiabá, uma iniciativa da gestão que visa o fortalecimento da economia, qualificação do produtor rural e a geração de emprego e renda.

“Quero parabenizar o secretário Francisco Vuolo e toda equipe, e também ao IMEA pelo trabalho extraordinário. A partir daqui formaremos as políticas públicas para o Agro da Gente e até o final do nosso mandato vamos entregar aos nossos sucessores, não só um programa de Governo para a área rural de Cuiabá, mas um legado para os próximos 30 anos. Quero discutir as diretrizes do desenvolvimento rural de Cuiabá junto com o Plano Diretor que vamos encaminhar para a Câmara Municipal de Cuiabá”, destaca o prefeito.

Ao longo de 12 meses, o IMEA percorreu todo o território de Cuiabá com objetivo de mapear as principais oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional, visando intensificar as ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do frango, leite, peixe e FLV (fruta, legume e verdura).

Leia Também:  Câmara aprova ampliação de prazo de reembolso de eventos cancelados

Conforme os dados apresentados, foram 1.806 visitas realizadas aos moradores de localidades rurais. Dentro da amostra de entrevistados, foi verificado que 64,1% das pessoas são do sexo masculino e 35,9% feminino, dos quais 39,5% são aposentados e 41,3% tem a propriedade rural como fonte de renda. O estudo aponta ainda, que a maioria dos produtores possuem propriedades com até 10 hectares e 36,5% arrecada com a propriedade a receita de até R$ 500. Isso porque, apenas 21,7% dos produtores possuem o Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e apenas 7,5% comercializam seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com relação às culturas produzidas na zona rural cuiabana, 54,4% dos produtores trabalham com a criação de aves. Em segundo lugar, aparece o setor frutas, legumes e verduras (FLV) com 30,4%, seguido pela suinocultura que surpreendeu, com 28,3%. Já a produção do leite aparece com 18,8%, bovino de corte com 13,4%, psicultura 10% e apicultura 1,2%

“A Secretaria de Agricultura nos deu esse desafio, montamos o projeto em conjunto e destacamos a importância dessas ações, que vem especialmente para tentar entender e balizar como será o desenvolvimento de políticas públicas ou ações que vão auxiliar o produtor rural a se desenvolver e fortalecer a cadeia dentro da zona rural de Cuiabá”, disse o superintendente do IMEA, Cleiton Gauer.  

Leia Também:  Governo anuncia R$ 6,5 milhões na reforma e ampliação do Hospital Regional de Água Boa

O secretário Francisco Vuolo salienta que a partir da entrega da pesquisa, a gestão poderá elaborar políticas públicas efetivas voltadas aos produtores de pequena propriedade com foco no desenvolvimento das atividades nas áreas rurais do município.

“Pela primeira vez na história a Prefeitura de Cuiabá contrata um estudo para elencar e levantar todos os potenciais e dificuldades das zonas rurais do município. Até hoje, todas as políticas implementadas foram com base em número e dados de outras entidades. Mas agora, a partir desses dados e dessas informações teremos condições de poder produzir projetos e políticas públicas com mais consistência dentro do planejamento, pensando a curto, médio e longo prazo”, pontua Vuolo.

A reunião contou ainda com a presença de representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Sindicato Rural de Cuiabá, da Indústria e Comércio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Caixa Econômica Federal e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), entre outras entidades.

Confira a apresentação do Diagnóstico da Agropecuária de Cuiabá aqui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

Leia Também:  Câmara aprova ampliação de prazo de reembolso de eventos cancelados

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA