CIDADES
Dr. João garante que eleição da Mesa não sofrerá alterações e confia no apoio dos deputados

O primeiro-secretário eleito na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), não teme que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a eleição da Mesa Diretora, biênio 2025/27, que se tornou alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Em entrevista ao Única News, o deputado disse que a ação não partiu da Assembleia, pois quando a chapa foi eleita, em agosto desse ano, conquistou os votos dos 24 deputados, indicando um grande consenso para que o grupo assumisse a Mesa Diretora.
Dr. João alega que o clima interno da Assembleia é o melhor possível e que não ouviu nnehum colega dizer que planejaria uma nova chapa.
“Está muito tranquilo. Ninguém aqui dentro comenta sobre montar outra chapa, ou sair candidato. Numa boa! A eleição foi tranquila, bem decidida. Temos a informação de que o advogado da Casa de Leis pode aplicar a defesa que é a justificativa é que não tivemos concorrentes e chapa foi eleita por”, disse o deputado.
Conforme o parlamentar, a ADI contra a Assembleia ocorre junto a outras treze ações movidas pela PGR e que esta não se originou de uma ação independente por um partido, ou deputado.
“Não foi só aqui, houve ações contra outros 14 Estados. Todo mundo está numa boa, harmonia completa. Confio nas pessoas”, continua.
Quando questionado sobre uma suposta vinda de Eduardo Botelho (União Brasil) para seu lugar em uma outra eleição, Doutor João se diz incrédulo e que o parlamentar foi o padrinho da chapa, pois foi o “ordenador” de cada cargo.
“A gente respeita muito e confia no Botelho. Ele me disse para estar tranquilo e que não mudaria nada. Ele foi nosso padrinho de chapa e formou ela. Conversamos numa boa sem problemas. Acho que não vai ter problemas não. Eu estou numa boa, tranquila. Vai ser a mesma chapa. O Júlio deu a ideia de fazermos uma eleição antes da decisão, mas não foi decidida”.
Por fim, o deputado garante que caso a eleição seja remarcada e ele não esteja participando, que aceitará a decisão majoritária do grupo.
“Se for trocar, será democracia, mas eu não acredito nisso não. Se acontecer, eu não posso fazer nada. Que se faça uma nova eleição, não é impossível. Reunimos o grupo que vai ficar, não tenho preferencia porque tenho preferência por mim”, finaliza.
Fonte: ÚnicaNews


Lucas do Rio Verde
Festa do Milho: 4ª edição reuniu mais de 7 mil luverdenses no sábado (10)

Unindo economia criativa, sustentabilidade, gastronomia e cultura com programação de shows musicais, a primeira noite da 4ª edição da Festa do Milho em Lucas do Rio Verde foi sucesso de público, no sábado (10).
De acordo com a Guarda Civil Municipal Armada (GCM), mais de 7 mil pessoas passaram pela primeira noite da festa.
O evento, realizado na rotatória da Prefeitura, teve como grande atração a culinária a base de milho. O alimento é a segunda economia do município e tem uma história com o desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde.
“No início da produção de milho, ele representou a transformação da economia do nosso município. Então, o milho é um produto extremamente importante, porque ele agregou valor na economia, gerou muitos empregos e muitas oportunidades para as pessoas. E temos, sim, que comemorar a 4ª edição da Festa do Milho, com a presença de trabalhadores, pois reflete a história do nosso povo”, observou o prefeito Miguel Vaz.
Não faltou opção para quem aprecia o milho, em doces e pratos salgados. Os produtos foram comercializados por empresas, associações e demais instituições filantrópicas da cidade.
“Esse ano a festa ganhou corpo, com diversos programas sendo desenvolvidos, envolvendo a economia criativa, a sustentabilidade, através da destinação adequada dos resíduos produzidos. Vamos ver muita criatividade na produção gastronômica e no artesanato”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Luciana de Sousa Bauer.
Quem passou pela festa aprovou o evento, como a dona Edna. “Primeiro que fomenta a parte econômica da cidade e traz mais opções para as pessoas saírem e passearem. Lucas precisa mais de eventos iguais a esse”, comentou a dona Edna Santos Pereira.
Vera apostou na comercialização de pamonha, curau e outras delícias a base de milho. “No ano passado eu estava presente e agora novamente. É uma maravilha estar com o povo, nessa grande festa e oferecendo tudo fresquinho para a população “, finalizou a comerciante Vera Leodório.
Além de exposição de artesanatos, a festa contou com exposição de esculturas de Emas, pintadas por artistas locais. Os visitantes podem aproveitar para olhar o resultado das obras artísticas e fotografar.
O local conta ainda com um espaço de triagem de resíduos, para correta separação do material produzido na festa, evitando resíduos descartados incorretamente.
A grade de shows neste sábado, contou com apresentação de artistas locais e a atração nacional Kaique e Felipe.
A programação segue neste domingo (11), a partir das 16h, com praça de alimentação, premiação do concurso gastronômico e shows musicais. A atração nacional será a dupla Bruno e Barretto.
-
POLICIAL6 dias atrás
Prefeita recebe membros do Conselho Tutelar de Várzea Grande
-
POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende mais de 28 kg de maconha na BR-070 em Cáceres/MT
-
POLICIAL6 dias atrás
Homem é preso pela PM suspeito de estuprar a própria prima de 13 anos
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Militar prende homem com armas de fogo, munições e maconha em zona rural
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil prende mulher condenada por tentar matar atual do ex atropelada
-
CUIABÁ7 dias atrás
Primeira captação de coração no HMC marca momento histórico na unidade
-
TRE5 dias atrás
Desembargador Lídio Modesto toma posse como juiz-membro substituto do TRE-MT
-
Agronegócio2 dias atrás
Mercado de Milho no Brasil: Comercialização Lenta e Preços em Queda, Mas Expectativas de Exportação Permanece Positiva