CUIABÁ

Em parceria entre Prefeitura e SESC, mulheres terão acesso intensificado a exames de papanicolau e mamografia

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (4), no SESC Arsenal, a campanha “Outubro rosa – seja sua própria heroína”, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, através das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública e Núcleo de Apoio à Primeira-dama Márcia Pinheiro, e o Serviço Social do Comércio – SESC. Por meio dessa ação conjunta, serão realizados cerca de mil exames de mamografia e Citopatológico de Papanicolaou (CCO) ao longo do mês de outubro. As coletas ocorrerão na Carreta Saúde da Mulher, que está localizada no estacionamento do SESC Arsenal. 

No lançamento da campanha, a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, destacou a visão do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro na elaboração de parceria que beneficiam à população cuiabana e agradeceu ao SESC pela ação. “Hoje nós estamos aqui no lançamento da campanha ‘Outubro Rosa – seja sua própria heroína’, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que convocou as secretarias para que pudessem estar aqui hoje fazendo essa parceria com o SESC. É de suma importância a parceria público-privada. Na gestão Emanuel Pinheiro nós temos feito desde o início e não é diferente agora. E nós agradecemos imensamente por essa complementação imensa de exames porque a rede municipal não vai parar de fazer os exames. Pelo contrário, hoje aqui nós estamos complementando, principalmente por causa da pandemia, quando muitas mulheres deixaram de fazer esses exames. Então, é um momento de reflexão, é um momento de clamar à sociedade para o Outubro Rosa e da prevenção porque a campanha deste ano ‘Seja sua própria heroína’ é o caminho pra cura”, disse.

Leia Também:  Unidades Básicas de Saúde realizam Dia D de atendimentos voltados ao público masculino

O diretor regional do SESC, Carlos Rissato, destacou a importância de unir esforços em prol da saúde da população. “O SESC, apesar de não ter nenhum vínculo diretamente com o setor público, ele é totalmente privado e coordenado pela Fecomércio, nós estamos sempre ao lado do Poder Público para apoiar ações como essa. Outubro Rosa é algo único, fantástico! A gente insiste e trabalha nele com muita força poque a gente saber do poder da prevenção. O Brasil, infelizmente, ainda está longe da qualidade de prevenção necessária. A gente tem um índice de mortalidade por câncer de mama absurdo em relação a países de primeiro mundo porque o diagnóstico não é feito de forma precoce. Se nós tivéssemos condições de trabalhar mais forte com o diagnóstico precoce, 90% de todos os casos de mortalidade teriam sido resolvidos. Então o que a gente pode fazer enquanto uma entidade privada, que deve também apoio à sociedade, é um equipamento como esse à disposição de toda a sociedade, sem custo nenhum, nessa parceria com a Prefeitura. Pra nós é um prazer! Fazemos porque a gente sabe, tem plena consciência e convicção do valor desse trabalho”, asseverou. 

Leia Também:  Presidentes do Senado e do STF discutem volta do diálogo entre Poderes

A secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, agradeceu ao SESC pela cooperação e destacou que o diagnóstico precoce ainda é a forma mais eficaz de tratamento do câncer. “Tenho certeza de que essa campanha vai ajudar a muitas mulheres, tanto no diagnóstico quanto no tratamento”, afirmou. 

Segundo ela, serão realizados 40 exames por dia na carreta, sendo 20 pela manhã e 20 no período da tarde. “Esses pacientes são oriundos da fila da Central de Regulação, que está triando esses pacientes dentro dos critérios para realização dos exames e, com isso, vamos desafogar a fila em mil pacientes que serão atendidas com essa ação, uma vez que havia uma demanda reprimida por conta da pandemia, em que os atendimentos ambulatoriais e eletivos foram suspensos e esses atendimentos ficavam dentro dos ambulatoriais”, explica a secretária. Após a coleta de amostras, os laudos dos exames serão feitos pelo Hospital do Amor de Barretos, reenviados para Cuiabá e entregues às pacientes na Sala de Acolhimento da Mulher, localizada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). “Lá vai ter toda uma equipe que vai acolher essa mulher para estar entregando o resultado dos exames e, se der positivo, a gente vai estar encaminhando para o serviço de referência para fazer o tratamento”, complementa Suelen Alliend. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeiturade Cuiabá prorroga inscrições do ‘Decora Cuiabá’; ganhadores terão isenção do IPTU para os imóveis vencedores

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O período de inscrição para o concurso de decoração natalina no município de Cuiabá foi ampliado. O Decreto 8.823/2021, de 26 de novembro, prevê que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2021.

Já a escolha dos três finalistas de cada categoria será realizada de 13 de novembro ao dia 15 de dezembro. A  publicação no site dos três finalistas de cada categoria será em 16 de dezembro. A votação popular será no período de 17 de dezembro ao dia 21 de dezembro e o anúncio dos vencedores será em 23 de dezembro.

O Decore Cuiabá está dividido em sete categorias e o vencedor de cada uma delas será premiado com a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022.
 
O concurso é realizado com base nas leis complementares nº 217/2010 e nº 253/2011. A competição é dividida em categorias, sendo elas: Fachada Comercial de até 20m²; Fachada Comercial de 20m² até 50m²; Fachada de 50m² até 100m²; Fachada Comercial acima de 100m²; Fachada Indústria; Fachada Residencial; e Fachada de Edifício Multifamiliar. Em cada um dos grupos será selecionado um vencedor.
 
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Cuiabá e, para validação, os interessados em participar do concurso devem apresentar documentos de identificação pessoal, identificação correta da categoria a qual o imóvel pertence, além da confirmação de quitação do IPTU da unidade, referente ao ano de 2020. O registro em categoria errada e também a não comprovação de pagamento do imposto resulta em eliminação do concorrente.
 
“Nós precisamos vestir a cidade com a esperança, com a fé, com a alegria. A sua casa será analisada por uma comissão julgadora que irá verificar a originalidade, o impacto visual e o tema Natal. Os ganhadores terão isenção do IPTU 2022 em 100%”, disse a secretária Carlina Leite Jacob. 
 

Os vencedores serão escolhidos com base nos critério: originalidade; coerência com o tema; e impacto visual. O julgamento será feito de duas formas, sendo a primeiro por uma Comissão Julgadora, que fará uma verificação presencial dos imóveis e definirá três finalistas para cada categoria. A partir disso, o concurso entra na fase de análise popular, pela qual o munícipe poderá votar e definir o vitorioso de cada grupo, que serão anunciados no dia 21 de dezembro. 

Leia Também:  Agosto Lilás: Retomada do Pedal da Semob conta com parceria da Secretaria da Mulher e reforça ações contra à violência doméstica

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA