CUIABÁ

Estudantes do CMEI Paulo Ronan se unem na tarefa de melhorar a qualidade de vida na Capital

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Ronan Ferraz de Souza, no bairro Ilza Terezinha Piccoli, na Regional Norte, tiveram uma manhã diferente com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.

Conforme explicou a diretora Rosângela de Jesus Sousa Pereira, o plantio de mudas faz parte do Projeto Brincando com o Meio Ambiente que vem sendo executado desde o início do ano letivo. “Na verdade, estamos dando continuidade às nossas atividades remotas. Nosso retorno presencial aconteceu ontem, mas estamos desenvolvendo as atividades desde fevereiro. Nos três primeiros meses de atividades remotas desenvolvemos o Projeto Brincando com o Meio Ambiente onde trabalhamos a questão ambiental, a preservação, e hoje por meio dessa parceria com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana estamos realizando o plantio das mudas”, explicou.

A diretora falou da importância de um ambiente estimulante no processo de ensino e aprendizagem da escola. “Nós temos um espaço educativo, lúdico, maravilhoso, mas ainda não estava arborizado. Precisamos, desde pequenos, conscientizar e ensinar as nossas crianças a cuidar, a plantar e a preservar o meio ambiente que está necessitando”, destacou.

Leia Também:  São Paulo fecha semana de trabalhos com jogo-treino no CT

Sobre o retorno das aulas presenciais, Rosângela contou que as crianças estavam felizes e com muita saudade. “Tivemos um dia com muitas atividades e jogos, respeitando os protocolos de biossegurança, o número reduzido a 50% da capacidade da sala de aula, distanciamento físico e uso de máscaras. “As famílias se sentiram tranquilas. Teve criança que entrou chorando e saiu sorrindo”, disse ela.

O CMEI Paulo Ronan Ferraz de Souza funcionará com revezamento semanalmente. A decisão foi tomada em conjunto com os pais. Os alunos da Pré Escola na semana que estiverem em casa receberão as atividades por meio de grupos de WhatsApp simultaneamente aos que estiverem nas atividades presenciais. Já os estudantes da creche, receberão vídeos.

Para a tarefa especial de plantar as mudas, a unidade recebeu o ambientalista da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) Abel Nascimento. “Esse projeto faz parte do Plano de Gestão Integrada do prefeito Emanuel Pinheiro para os corredores ecológicos verdes da cidade e para que Cuiabá retome o título de cidade verde. A capital precisa que nós plantemos árvores para termos uma melhor qualidade de vida”, disse ele.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá capacita profissionais das Diretorias Administrativas para melhorar ainda mais os serviços prestados à população

Na unidade serão plantadas de 20 a 30 mudas de espécies arbóreas e ipês, jabuticabeiras, acerolas, pitombeiras e outras de médio porte por ser mais seguro para as crianças.

De acordo com Abel, a ideia é estender o plantio de mudas para todas as unidades educacionais, centros comunitários e outros equipamentos públicos, dentro do plano de arborização da cidade. Numa parceria com o projeto Verde Novo Cuiabá já recebeu cerca de 150 mil mudas de árvores. “Todo o trabalho, que vem sendo desenvolvido ao longo da gestão Emanuel Pinheiro, com a produção de mudas no Horto Florestal ‘Tote Garcia’ e o plantio, tem um único objetivo, melhorar cada vez mais o clima da nossa cidade. Para se ter uma ideia, a diferença de uma área arborizada e outra não é de cerca de 4º C. A nossa proposta é contribuir com a melhoria do clima da nossa cidade. É uma gestão verde, humanizada e com qualidade ambiental”, disse Abel Nascimento.

Para as crianças, a manhã foi de festa e elas prometeram que irão cuidar das mudas. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeiturade Cuiabá prorroga inscrições do ‘Decora Cuiabá’; ganhadores terão isenção do IPTU para os imóveis vencedores

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O período de inscrição para o concurso de decoração natalina no município de Cuiabá foi ampliado. O Decreto 8.823/2021, de 26 de novembro, prevê que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2021.

Já a escolha dos três finalistas de cada categoria será realizada de 13 de novembro ao dia 15 de dezembro. A  publicação no site dos três finalistas de cada categoria será em 16 de dezembro. A votação popular será no período de 17 de dezembro ao dia 21 de dezembro e o anúncio dos vencedores será em 23 de dezembro.

O Decore Cuiabá está dividido em sete categorias e o vencedor de cada uma delas será premiado com a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022.
 
O concurso é realizado com base nas leis complementares nº 217/2010 e nº 253/2011. A competição é dividida em categorias, sendo elas: Fachada Comercial de até 20m²; Fachada Comercial de 20m² até 50m²; Fachada de 50m² até 100m²; Fachada Comercial acima de 100m²; Fachada Indústria; Fachada Residencial; e Fachada de Edifício Multifamiliar. Em cada um dos grupos será selecionado um vencedor.
 
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Cuiabá e, para validação, os interessados em participar do concurso devem apresentar documentos de identificação pessoal, identificação correta da categoria a qual o imóvel pertence, além da confirmação de quitação do IPTU da unidade, referente ao ano de 2020. O registro em categoria errada e também a não comprovação de pagamento do imposto resulta em eliminação do concorrente.
 
“Nós precisamos vestir a cidade com a esperança, com a fé, com a alegria. A sua casa será analisada por uma comissão julgadora que irá verificar a originalidade, o impacto visual e o tema Natal. Os ganhadores terão isenção do IPTU 2022 em 100%”, disse a secretária Carlina Leite Jacob. 
 

Os vencedores serão escolhidos com base nos critério: originalidade; coerência com o tema; e impacto visual. O julgamento será feito de duas formas, sendo a primeiro por uma Comissão Julgadora, que fará uma verificação presencial dos imóveis e definirá três finalistas para cada categoria. A partir disso, o concurso entra na fase de análise popular, pela qual o munícipe poderá votar e definir o vitorioso de cada grupo, que serão anunciados no dia 21 de dezembro. 

Leia Também:  Prefeito e equipe vistoriam obras de de avenida de mais de 3 km na região Oeste; Parcerias fomentam crescimento da cidade

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA