CUIABÁ

Fundo Social Solidário destina 8 mil brinquedos para crianças carentes em bairros e comunidades de Cuiabá

Publicados

em


Vicente Aquino

Clique para ampliar

O Fundo Social Solidário destinou em torno de 8,3 mil brinquedos durante as festividades do Dia das Crianças pela capital entre os dias 8 e 12 de outubro. A ação que tem apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, via Núcleo de Apoio à Primeira-dama Márcia Pinheiro, e atendeu mais de 20 instituições, comunidades e líderes comunitários.

Segundo a presidente do Fundo, Ivone de Souza, a importância da entrega de brinquedos às  crianças, nesse cenário de recuperação da economia e retomada das atividades, é de grande impacto social.

“Muitas famílias foram impactadas economicamente durante a pandemia e, na grande maioria das vezes, o orçamento das famílias, ainda comprometido,  o que impossibilita a compra de um brinquedo para seus filhos. É nessa perspectiva que o fundo social buscou arrecadar brinquedos para levar alegria para essas crianças e famílias”, explicou.

A primeira-dama Márcia Pinheiro, uma das mentoras da ação, lembra que no ano passado destacam-se mais de 50 ações diretas e indiretas da Prefeitura que impactaram a vida das crianças, além da preocupação com as medidas de biossegurança em virtude da pandemia.  

Leia Também:  Setasc realiza Encontro Estadual do Programa Criança Feliz

“Nos preocupamos em promover ações que façam diferença na vida dessas crianças,  na área social, educacional ou saúde. Listamos, em 2020, mais de 50 ações que a Prefeitura desenvolveu, mas não podemos deixar de pensar na magia e na alegria da infância e os brinquedos promovem papéis fundamentais na vida delas na condição imaginária, motora e cognitiva”, ressaltou.

O 3ª Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foi uma das instituições beneficiadas ao receber 150 brinquedos para incrementar a ação social realizada no bairro CPA IV e região promovida pelos corpo de policiais.

“Nós não temos recursos para isso, mas fazemos a ponte como foi feita com o Fundo Social Solidário para buscar apoio e parceria e levar ajuda onde há necessidade. Da mesma maneira que levamos essas crianças ao quartel para trabalhar a solidariedade e dar um presente é onde trazemos eles para assistir uma palestra e aproximar a sociedade da Polícia Militar”, contou a sargento Jackeline Barbosa. 

Veja:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Com comidas regionais e artesanatos, projeto “Festa na Praça” é lançado na Alencastro

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

“Me sinto valorizada em participar deste projeto”, afirma a artesã Helena Bastos Monge. Para ela, a ação da Prefeitura de Cuiabá, Serviço Social do Comércio- Sesc/Fecomércio e Rádio Conti, fomenta o potencial dos empreendedores. A inicitiva com a ação ‘Festa na Praça’ é uma importante estratégia de valorização do artesanato e gastronomia local. A primeira edição do evento foi lançada na tarde de quarta-feira (27) e contou com expressiva aprovação popular. 

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves, o principal objetivo é trazer o “Bulixu”, que é a feira de culinária e artesanato que acontece no Sesc Arsenal nas noites de quinta para as praças da capital. Ele destaca que este projeto foi uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que busca valorizar os artistas locais e fomentar o turismo e apresentada para a diretoria do Sesc que apoiou o projeto “Festa na Praça”.

“Pensamos em um projeto popular para atrair a população para os espaços públicos, com dois conceitos. A praça Alencastro que é um local de transição, onde passam diariamente os trabalhadores, estudantes e no Jardim das Américas, englobando os moradores dos bairros. O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia e a gestão tem pensado muito em todos os trabalhadores”, pontua.

Leia Também:  Conselho Municipal de Educação dá posse a novos conselheiros e suplentes

Para o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Sodré, essa parceria em trazer a cuiabania para as praças é um trabalhado de valorização desde o inicio da gestão Emanuel Pinheiro. “O projeto será levado para outras praças da cidade, dando a oportunidade de fomentar em todas as regiões de Cuiabá a cultura Cuiabana, exposto no artesanato, na música, na gastronomia”, explica.

Segundo o diretor Regional do Sesc/Senac, Carlos Rissoto, este projeto vem sendo desenhando como uma forma de agregar a população e levar esta cultura cuiabana para o centro da cidade e para os bairros.

“Um projeto que vai movimentar a sociedade, vai atrair as pessoas para as praças, mostrando a gastronomia cuiabana e o acolhimento popular que é típico da nossa sociedade. Este é um projeto piloto em parceria com a Prefeitura de Cuiabá que tem tudo pra dar certo”, ressalta.

A artesã Malu Jara esta iniciativa em realizar um projeto que valoriza os microempreendedores é de grande valor. “Isso nos motiva ainda mais a continuar desenvolvendo nosso trabalho, pois sabemos que teremos outros lugares onde nós iremos expor nosso trabalho, isso é um reconhecimento gigantesco”, finaliza.

Leia Também:  Candidato ao senado José Medeiros pede impeachment de Emanuel Pinheiro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA