CUIABÁ

Limpurb retira 60 toneladas de lixo em bolsão no bairro Nova Esperança I

Publicados

em

Dando seguimento às operações para eliminação de bolsões de lixo na capital, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou na manhã desta sexta-feira (31) a retirada de 60 toneladas de resíduos descartados irregularmente no bairro Nova Esperança I. Além de atrair insetos e animais peçonhentos, a área era um grande foco de proliferação de larvas do mosquito da dengue.

A força-tarefa foi executada com o uso de retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões trucados e caminhões toco, garantindo agilidade na execução do serviço e a destinação adequada do material recolhido. A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Polícia Militar.

Entre os itens encontrados estavam sofás, caixas de verdura, sacolas, fogões, geladeiras, latinhas, carrinhos de criança, aros de bicicleta e até cadeiras lavatórias de salão de beleza, além de lixo doméstico, recolhido regularmente pelo serviço de coleta.

A operação foi intensificada para eliminar focos de água parada, com manejo especial para descartes de pneus, garrafas e tampas plásticas, reforçando as iniciativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá promove Semana do Meio Ambiente com palestras, blitz ecológica e plantio de árvores

Diferentemente de outros bolsões, que costumam estar localizados em áreas mais afastadas das residências, este estava situado ao lado de casas, representando um risco direto à saúde e segurança dos moradores.

“Nosso compromisso é manter a cidade limpa e livre desses bolsões de lixo, que prejudicam a qualidade de vida da população e representam riscos à saúde pública. Neste caso, o problema era ainda mais grave, pois o lixo estava acumulado ao lado de residências onde vivem crianças e idosos, tornando a situação insustentável. Pedimos a colaboração dos moradores para que denunciem o descarte irregular e utilizem corretamente os serviços de coleta”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Os trabalhos fazem parte das diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini, que prioriza a manutenção urbana e o atendimento às comunidades, promovendo uma Cuiabá mais limpa, organizada e saudável para todos.

Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte irregular na capital. A fiscalização é realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992, que regula o Código Sanitário, a Defesa do Meio Ambiente e outros dispositivos legais.

Leia Também:  Moradoras recebem qualificação com curso de panificação em Cuiabá

O artigo 500, inciso I, da legislação vigente prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descartar lixo domiciliar ou materiais em locais inadequados, como ruas, terrenos, rios, praças e outras áreas públicas ou privadas não edificadas.

#PraCegoVer
A imagem mostra uma retroescavadeira amarela fazendo a retirada de detritos de um bolsão de lixo localizado no bairro Nova Esperança I. No local, há restos de poda de árvores, pneus, sofás e lixo doméstico. O chão é de terra batida na coloração avermelhada. Existem árvores ao fundo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Baixinha destaca políticas públicas para mulheres durante solenidade

Publicados

em

18/03/2025
Baixinha destaca políticas públicas para mulheres durante solenidade

Da Assessoria – Vereadora Baixinha Giraldelli

A vereadora Baixinha Giraldelli (SOL) realizou, na manhã de segunda-feira (17), na Câmara Municipal, a entrega de moção de aplausos para cerca de 50 mulheres em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no dia 8 de março.

Durante a solenidade, a parlamentar destacou a relevância de elevar o valor feminino em todas as ocasiões. Além disso, citou a importância de políticas públicas que garantam os direitos da mulher na sociedade.

“Como vereadora, trabalharei constantemente para mostrar o valor de cada uma de nós, mulheres. Precisamos buscar políticas públicas que garantam nossos direitos e nossa segurança”, explicou.

Baixinha também reforçou a necessidade do reconhecimento do esforço feminino ao longo dos anos.

“Quero destacar que todas têm seu valor, independente da atuação: seja dona de casa, advogada, delegada, policial, vendedora, cuidadora, professora — para não me esquecer de nenhuma que atua com amor em seus afazeres. Todas são valorosas. Precisamos enxergar que somos maiores do que imaginamos, que não existe limite para nosso sucesso, que somos quem guia os homens, somos o exemplo para nossos filhos, somos o exemplo de vida para muita gente”, disse a vereadora, na sessão solene, que continuou:

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá promove Semana do Meio Ambiente com palestras, blitz ecológica e plantio de árvores

“Nada que eu disser aqui mudará a rotina de vocês, mas quero que se sintam representadas nesta Câmara, porque lutarei sempre por todas vocês, brigarei por políticas públicas que atendam nossas necessidades, nos assegurem, nos deem segurança e permitam que sejamos respeitadas em nosso ir e vir”.

Entre as autoridades presentes estava a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Stefanya Paiva, também homenageada pela vereadora. Ela destacou sua história e origem humilde.

“Receber esse reconhecimento dela é uma grande satisfação. Conheço o trabalho da Baixinha há algum tempo e, como secretária-adjunta — mais especial ainda dentro desta pasta, como mulher negra, a segunda secretária-adjunta negra deste governo —, isso tem uma significância muito grande e, dentro da Secretaria da Mulher, uma representatividade ainda maior, para nós, mulheres, que viemos de origem pobre e também por ser negra”, descreveu a gestora.

A delegada Janira Laranjeira, que também recebeu a moção de aplausos, pontuou o reconhecimento que Baixinha teve por trabalhos realizados por mulheres.

“É um enorme prazer estar aqui isso é mais um reconhecimento do nosso trabalho. A vereadora está no caminho certo, precisa valorizar mulheres que estão à frente do enfrentamento à violência, que usam suas habilidades para contribuir com a sociedade. Parabéns à vereadora pelo compromisso com a sociedade e, principalmente, com essa causa tão urgente na sociedade”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereador Dilemário Alencar homenageia servidores do Samu

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA