CUIABÁ

Mutirão do Cadastro Único acontece nesta quinta-feira (23) até às 16 horas

Publicados

em


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência segue com Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico), nesta quinta-feira (23), no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. A ação  acontece das 9h às 16h e tem como público alvo as pessoas que precisam atualizar ou até mesmo se cadastrar para recebimento dos benefícios concedidos pelo Governo Federal.  Atualmente, 104.034 famílias estão cadastradas em Cuiabá.

A coordenadora  do CadÚnico em Cuiabá, Jéssica Santos, informa que nos primeiros dias do mutirão (7 a 9 de junho) mais de 200 atendimentos foram registrados. Segundo ela, um dos serviços mais procurados no bairro Pedra 90, foi o de pesagem e medidas, sendo esse um dos critérios necessários para permanecer no Cadastro. 

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Leia Também:  No sábado de Carnaval, prefeito Emanuel Pinheiro vistoria obra da UPA Jardim Leblon

Para encerrar o mutirão, entre os dias  28 a 30 de junho, a equipe da Assistência Social estará na Creche Rafael Rueda, localizada no Centro do Pedra 90 para atualização e inscrição de novos cadastros. 

Podem inscrever as famílias de baixa renda, com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Aqueles que estão no CadÚnico podem acessar diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, bem como: Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de taxas em concursos públicos e outros.

“O Cadastro Único é o acesso para os programas e benefícios sociais e a ponte para acesso as políticas públicas executadas no município para as pessoas que se enquadram no perfil”, explicou a coordenadora. 

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. Há cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados a família.

Leia Também:  Crimes de violência doméstica e sexual geram instauração de 2.332 inquéritos policiais na capital

Essa ação que já faz parte do calendário da Assistência Social permite a atualização dos dados municipais, pelo qual é possível identificar as principais características desse público, onde há maior concentração, qual seu perfil e quais suas necessidades. Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (27), uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica do bairro Parque Amperco. Como preconizado pela gestão, nenhuma ação de asfaltamento é realizada sem a rede de drenagem, que segue em ritmo acelerado com 40% da rede já concluída. Também vistoriaram as obras,  o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e o vereador Kássio Coelho. 

Os trabalhos na localidade são executados pela Secretaria de Obras e o todo o bairro será pavimentado. Os investimentos  na região somam  R$4 milhões são provenientes da Fonte 100, por meio do ‘Programa Minha Rua Asfaltada’, implementado desde o primeiro ano da primeira gestão Emanuel Pinheiro, em 2017.

“Estamos vistoriando hoje as obras de pavimentação asfáltica de todo o bairro do Parque Amperco. Mais de duas mil pessoas que vivem neste bairro serão beneficiadas. Estou muito feliz com  o que estou vendo. O ritmo das obras está  acelerados, os trabalhadores não param.  As galerias de drenagens  estão sendo construídas e,  no segundo  semestre,  já iremos pavimentar as ruas do Parque Amperco.

Leia Também:  Pesca é liberada em todos os rios de Mato Grosso a partir desta terça-feira

Estamos atendendo um  desejo antigo da população por meio do nosso amigo e morador do bairro, vereador Kássio Coelho. Esta obra é um compromisso da gestão com os moradores do Parque Amperco. Estamos  melhorando a vida das pessoas, principalmente, daqueles mais carentes e que moram distante da região central”, comentou o prefeito. 

O secretário de Obras, Stopa, cita que no prazo de 90 dias será finalizada a obra de drenagem e, posteriormente, será realizada a obra de pavimentação.

“Terminamos aqui em agosto ou setembro do ano que vem. O bairro está sendo 100% asfaltado de qualidade, com meio-fio, calçada, drenagem. Iremos transformar a região. Será um outro bairro, mais humanizado, porque hoje, a população sofre com a chuva porque vira  um verdadeiro lamaçal e na seca, a poeira é grande. E isso vai acabar, o asfalto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Stopa. 

O vereador Kássio Coelho, morador do bairro, lembra que há quase 30 anos os moradores clamam por esta pavimentação que está sendo realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Secretaria de Obras promove requalificação da rede de drenagem na Avenida 13 de Junho

“É um grande anseio dos moradores. Há 29  anos estamos aguardando o asfalto. Agora, a gente quer regularizar as nossas casas e acreditamos que isso será possível na gestão do prefeito Emanuel. Os moradores estão ansiosos e acreditamos que  a obra será entregue até antes do  prazo, porque estão bem aceleradas”, concluiu. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA