Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Paula Calil homenageia jornalistas e destaca o papel da imprensa na sociedade

Publicados

em

Nathany Gomes – assessoria vereadora Paula Calil&nbsp

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), promoveu na noite desta segunda-feira (2) uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa. O evento ocorreu no Plenário das Deliberações e reuniu profissionais da comunicação de todo o Estado.
Paula destacou a importância da imprensa no fortalecimento da democracia, sobretudo no combate às fake news e na promoção de uma informação responsável e de credibilidade.
“A imprensa não é apenas um canal de informação. É, sobretudo, uma ferramenta de cidadania, que dá voz aos que muitas vezes são invisibilizados e promove o debate essencial para o fortalecimento da democracia. Reconhecer a importância da imprensa é, também, fortalecer os pilares democráticos, assegurar o direito à informação e proteger a liberdade de expressão, um direito inegociável de todo cidadão. Por isso, nossa reverência e nosso respeito a cada profissional da comunicação que, com sua caneta, sua câmera, seu microfone ou seu teclado, cumpre diariamente uma missão social de valor incalculável. Que possamos, como sociedade e como representantes do povo, seguir defendendo uma imprensa livre, plural, ética e comprometida com os interesses da coletividade”, afirmou a parlamentar.
Representando os profissionais da imprensa, a jornalista Luzimar Collares, com mais de 25 anos de carreira, deixou uma mensagem de encorajamento, destacando o valor do jornalismo feito com responsabilidade e dedicação.
“Por trás de cada notícia há uma grande missão. A correria do dia a dia é intensa, e é muito gratificante quando o Poder Legislativo reconhece esse trabalho. A democracia só se fortalece com uma comunicação livre e ativa, pois é através dela que construímos uma sociedade mais justa, informada e com liberdade de expressão. Que possamos seguir firmes nessa missão”, declarou Luzimar.
O secretário de Comunicação da Câmara, Luiz Gonzaga, relembrou sua trajetória de 12 anos em Cuiabá, atuando no jornalismo, experiência que o conduziu ao cargo atual.
“Vir para Mato Grosso foi, sem dúvida, a melhor decisão da minha vida. Olho para trás com muito orgulho da minha trajetória. Após 20 anos na TV, aceitei o desafio de atuar na imprensa independente, que me abriu portas e me trouxe até aqui, para chefiar a comunicação da Câmara. Chegar até aqui não tem sido fácil, mas seguimos persistindo, com seriedade e serenidade. Nosso escudo é o trabalho, e assim tem sido todos os dias, ao lado de grandes parceiros. Vocês que estão aqui hoje, e com o apoio da presidente Paula Calil. Só tenho a agradecer”, destacou.
Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o secretário de Comunicação do órgão, Raoni Ricci, destacou a importância da atuação responsável dos gestores públicos.
“Este é um momento de nostalgia, de lembranças, de boas histórias e experiências incríveis.”Sabemos que atuar no setor público é um desafio constante e que precisamos estar sempre atentos aos propósitos que escolhemos para nossa caminhada”, afirmou.
O dispositivo de honra contou também com a presença do secretário-adjunto de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), José Marques, da secretária de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá, Ana Karla Costa, além de mais de 40 jornalistas que prestigiaram a solenidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projetos com foco social e organizacional são aprovados em Sessão Ordinária na Câmara de Cuiabá

Propaganda

CUIABÁ

Prefeito e secretário encaminham projeto à Câmara para permitir renovação de contratos da Educação

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Educação, Reginaldo Alves Teixeira, encaminharam à Câmara Municipal um projeto de lei que amplia o prazo para contratação temporária de profissionais da Rede Municipal de Ensino. A proposta busca permitir a renovação de contratos e reduzir a necessidade de realização recorrente de processos seletivos, garantindo maior continuidade aos serviços educacionais. O Projeto de Lei nº 383/2026 foi protocolado pelo Executivo em 24 de agosto.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a proposta busca evitar a realização de processos seletivos todos os anos para atender a uma necessidade que permanece na Rede Municipal de Ensino. “Eu tenho o desejo de evitar que fique fazendo processo seletivo todos os anos. Nós vamos fazer um processo seletivo, vale contrato dois anos, a gente renova e depois faz um processo seletivo novo”, afirmou. Segundo ele, a medida permite dar maior estabilidade ao planejamento da Educação, sem deixar de cumprir a exigência de realização de concurso público.

A proposta altera a Lei Municipal nº 4.424, de 2003, que regulamenta as contratações temporárias por excepcional interesse público. Pelo texto, os contratos enquadrados na hipótese de contratação de professores substitutos e visitantes poderão ter duração de até 18 meses, com possibilidade de uma única prorrogação por igual período, alcançando o limite máximo de 36 meses. A mudança também prevê a aplicação da nova regra aos contratos temporários vigentes e aos processos seletivos simplificados ainda dentro do prazo de validade, desde que atendidos os requisitos legais.

Leia Também:  Projetos com foco social e organizacional são aprovados em Sessão Ordinária na Câmara de Cuiabá

Durante conversa sobre a medida, o prefeito destacou que pretende evitar a realização de novos processos seletivos todos os anos quando a necessidade de profissionais permanece. “Eu tenho o desejo de evitar que fique fazendo processo seletivo todos os anos. Nós vamos fazer um processo seletivo, vale contrato dois anos, a gente renova e depois faz um processo seletivo novo”, afirmou Abilio, ao explicar que a mudança também será acompanhada dos estudos necessários para a realização de concurso público na Educação.

Segundo o secretário Reginaldo, a equipe técnica da Secretaria de Educação realizou estudos e buscou orientação jurídica para estruturar a proposta. A Secretaria havia encaminhado à Procuradoria-Geral do Município uma solicitação para analisar a alteração da legislação e a possibilidade de aplicar a nova sistemática aos contratos e processos seletivos em andamento.

O secretário municipal de Educação, Reginaldo Alves Teixeira, ressaltou que, paralelamente à proposta de alteração da legislação, já está em andamento o planejamento para a realização de concurso público na Educação. “Em paralelo, a gente está fazendo um estudo também para continuar aí com o concurso público, que é uma exigência aí já faz há bastante tempo, e a gente está fazendo esse estudo”, afirmou. Ele explicou que, enquanto o concurso é estruturado, a Secretaria trabalha para viabilizar a renovação dos contratos dos profissionais selecionados, caso a Câmara aprove a alteração legislativa.

Leia Também:  Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

A justificativa administrativa aponta que a realização sucessiva de processos seletivos exige mobilização de equipes para elaboração de editais, inscrições, análise documental, recursos, homologação, convocação, contratação, cadastramento, atribuição e lotação. A repetição desses procedimentos também gera custos e pode provocar dificuldades na organização das unidades e no início dos períodos letivos.

Para os professores, a Secretaria destaca ainda o impacto pedagógico da continuidade dos profissionais. A permanência durante o período em que existir a necessidade temporária contribui para preservar o planejamento, acompanhar a aprendizagem dos estudantes e manter a integração entre docentes, equipes gestoras e comunidade escolar.

A proposta, no entanto, não garante a renovação automática dos contratos. O texto estabelece que a prorrogação dependerá da necessidade da Administração, da permanência da situação temporária de excepcional interesse público, da disponibilidade orçamentária e financeira e do cumprimento dos demais requisitos legais.

O projeto também deixa claro que a ampliação do prazo não transforma os contratos temporários em vínculos permanentes e não substitui o concurso público como forma de ingresso efetivo no serviço público. A Prefeitura informou que, paralelamente à tramitação da proposta, a Secretaria de Educação trabalha em estudos para avançar na realização de concurso público para a área.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA