CIDADES

Possível esquema na contratação de serviços jurídicos entre OAB e CREA-MT escancara modus operandi de Gisela Cardoso, candidata à reeleição

Publicados

em

Nos últimos dias, documentos obtidos pela equipe de redação, trouxeram à tona um possível esquema de tráfico de influência envolvendo contratos entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e o escritório Cardoso & Cardoso Advogados, ligado à advogada Gisela Cardoso, atual candidata à reeleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Os contratos, que somam valores crescentes ao longo dos últimos anos, revelam uma relação contínua entre o CREA-MT, sob a tutela do tesoureiro Helmut Flavio Preza Daltro, e o escritório de Cardoso. A contratação, focada em serviços jurídicos especializados em causas trabalhistas, teve início em 2022, com um valor inicial de R$ 90.000,00. Em 2023, o valor subiu para R$ 120.000,00, e em 2024 o contrato foi renovado para vigorar até fevereiro de 2025, com um novo ajuste, em que os valores ainda não foram divulgados integralmente.

Os números chamam atenção pela sequência de aditivos, e por Helmut ser, além do responsável pelos contratos, membro de apoio à Chapa de Gisela. Isso não só levanta dúvidas sobre a relação entre Gisela Cardoso e Helmut Preza -já que há indícios de uma troca de favores-, como sugere que o contrato com o escritório Cardoso & Cardoso possa ser parte de uma estratégia de influência mútua, visando beneficiar ambas as partes envolvidas.

Leia Também:  Câmara aprova requerimentos e projetos durante sessão desta quinta-feira

As especulações sobre a relação entre Gisela Cardoso e Helmut Preza ganharam mais força com a proximidade das eleições na OAB-MT, nas quais ela tenta garantir sua reeleição. Críticos afirmam que a ligação com o CREA-MT teria sido vantajosa para ela e para sua empresa, evidenciando um possível tráfico de influência entre as instituições e o favorecimento da presidente da OAB nesse tipo de contratação.

“É quase uma troca de favores,” diz um especialista em direito administrativo consultado pela reportagem. “O CREA-MT contrata serviços advocatícios de Cardoso & Cardoso, enquanto a candidata se beneficia com a posição de prestígio e visibilidade obtida nesses contratos vultosos, de renovação periódica e garantindo apoio à sua chapa.”

Em um momento sensível, a revelação desses contratos pode influenciar as eleições da OAB-MT, levantando questões sobre a ética profissional e a transparência de Cardoso. A prática de contratações contínuas e a utilização de contratos públicos para fins de reforço de imagem na carreira política têm sido duramente criticadas por advogados e membros da comunidade jurídica, que exigem maior fiscalização e responsabilização.

Leia Também:  PM prende suspeitos por sequestro e tentativa de estupro contra mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança pesquisa para avaliar qualidade dos serviços públicos

Publicados

em

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia uma pesquisa de opinião para medir a satisfação da população com os serviços públicos municipais. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, busca identificar as necessidades e anseios específicos de cada bairro, além de direcionar melhorias nos serviços oferecidos. A pesquisa segue até o dia 10 de janeiro de 2025 e pode ser respondida de forma on-line.

Responda aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform.

A ação integra o programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que visa promover a cultura do planejamento dentro da administração pública municipal. Com base na Resolução Normativa nº 14/2022 do TCE/MT, o programa busca melhorar a qualidade dos serviços e os resultados das políticas públicas, com foco no bem-estar da população.

Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos da gestão municipal: oferecer serviços públicos de qualidade e com eficiência. Alinhada aos preceitos da Lei nº 14.129/2021, que promove inovação e participação cidadã, e da Lei nº 13.460/2017, que estabelece direitos dos usuários de serviços públicos, a pesquisa incentiva o envolvimento da comunidade no processo de gestão pública. A ação também está em conformidade com o artigo 27 da Emenda Constitucional nº 19/1998, que valoriza a transparência e a interação com os cidadãos.

Leia Também:  Policiais militares auxiliam mulher em trabalho de parto em Nova Mutum

Como participar?

Todos os moradores de Lucas do Rio Verde podem contribuir respondendo a pesquisa, disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform. O questionário abrange diversos setores da administração pública, possibilitando que a população avalie os serviços prestados e ofereça sugestões para melhorias.

O resultado será utilizado para embasar o planejamento estratégico da Prefeitura, permitindo que as ações futuras reflitam as reais demandas da sociedade. Faça a sua voz ser ouvida e participe da construção de um município cada vez mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA