CUIABÁ

Prefeito apresenta proposta para falta de vagas e recebe sinal positivo do TCE

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, busca firmar parcerias com escolas privadas, concedendo descontos fiscais em troca da vagas para crianças que hoje estão fora das salas de aula. A proposta foi apresentada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o presidente, conselheiro Sérgio Ricardo, classificou a ideia como “revolucionária”.

Atualmente, cerca de 4 mil crianças aguardam uma vaga na rede municipal de ensino. Diante da falta de estrutura física e de professores suficientes para atender a demanda, Abilio propõe um modelo alternativo, no qual as instituições privadas receberiam esses alunos e, em contrapartida, teriam abatimentos nos impostos municipais.

“O ponto que é importante para nós é a quantidade de crianças que estão fora da sala de aula. Desde 2020 até agora, temos um registro de 4 mil crianças nessa situação. Queremos abrir essa possibilidade de parceria com as escolas privadas, onde elas oferecem a vaga e, em troca, podem abater no imposto que prestam ao município”, afirmou Abílio.

Para Sérgio Ricardo, a proposta representa uma solução viável e eficaz para o problema, podendo servir de referência para outros municípios e até para o país. “O Abilio traz uma informação que nos preocupa muito: 4 mil crianças fora da sala de aula em Cuiabá. Ele apresenta uma ideia inovadora que nos agrada muito, uma solução rápida e eficiente. As escolas particulares podem ter um desconto no imposto e, em contrapartida, abrir vagas para essas crianças. Nenhum gestor pode deixar crianças fora da sala de aula, e essa é uma solução inovadora que pode ser aproveitada por outros municípios também”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nas funções de Pedagogo, TDI, TNE e ASG

A proposta ainda será discutida com representantes das escolas particulares e técnicos da prefeitura para avaliar sua viabilidade jurídica e financeira. O prefeito defende que, com essa medida, será possível atender emergencialmente milhares de crianças que correm o risco de passar mais um ano sem acesso à educação básica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Paula Calil reforça pedido de doações para a família de adolescente brutalmente assassinada

Publicados

em

18/03/2025
Paula Calil reforça pedido de doações para a família de adolescente brutalmente assassinada
Nathany Gomes – Assessora de Imprensa da Vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), reforçou o apelo por doações à família da adolescente Emelly Azevedo Sena, de 16 anos, vítima de assassinato brutal na última semana, na capital.
Emelly estava grávida de nove meses quando saiu de casa para buscar donativos para o enxoval do bebê. No entanto, foi violentamente assassinada e teve a filha retirada de seu ventre. A recém-nascida sobreviveu e agora está sob os cuidados da família materna.
Diante da tragédia, a Câmara Municipal criou um ponto de arrecadação para auxiliar a bebê. São aceitas doações de fraldas, fórmulas lácteas (NAN), roupas e produtos de higiene. Os itens podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da Casa de Leis.
A mãe da adolescente, Ana Paula Peixoto de Azevedo, participou da sessão desta quinta-feira (18) e, emocionada, pediu ajuda e justiça pela filha, cobrando a conclusão das investigações.
“Eu só quero que os culpados sejam encontrados e presos. Não é possível que apenas uma pessoa tenha feito isso com ela. Hoje, estou aqui representando muitas mães, e isso tem que acabar. A bebê está tomando NAN, fórmula Confort 1”, declarou Ana Paula.
A vereadora Paula Calil manifestou solidariedade à família e colocou o parlamento à disposição para apoiar na elucidação do caso.
“Uma jovem que esperava ansiosamente pelo nascimento da filha teve sua vida interrompida de forma cruel. Meus sentimentos à família e meu total apoio aos agentes de segurança pública para que os culpados sejam punidos com o rigor da lei. Também faço um apelo aos munícipes para que contribuam com doações para a bebê, levando os itens até a Câmara de Cuiabá”, disse a parlamentar.
Entenda o caso
Emelly Azevedo Sena foi encontrada morta no dia 13, no bairro Jardim Florianópolis. Seu corpo estava enterrado em uma cova rasa na mesma região. Uma suspeita do crime foi presa.
Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava cortes na barriga, indicando que o parto foi forçado. As investigações continuam em andamento.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Comunicado aos fornecedores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA