CUIABÁ

Prefeito participa da abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá nesta terça-feira (25)

Publicados

em


Começa nesta terça-feira (25), às 14h e vai até a próxima quinta-feira (27), de forma totalmente online, a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá. A abertura do evento contará com as participações do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend. Nesta edição, a conferência tem como tema central “A Política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do SUS”. 

A palestra magna será proferida pelo professor Eurípedes Júnior, vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu da Imagem do Inconsciente. Ele trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira nesse museu na década de 1970, onde produziu documentários, publicações, cursos e exposições. É doutor em Museologia e Patrimônio (UERJ). 

Os inscritos residentes em Cuiabá poderão participar através do aplicativo Zoom, uma vez que haverá as rodas de discussão e deliberação. Já os inscritos de outros municípios e pessoas que não fizeram inscrição poderão acompanhar pelo canal do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no Youtube (clique aqui). O público-alvo são trabalhadores e usuários da Saúde mental, entidades da sociedade civil e população em geral. 

Leia Também:  Programa "Mulheres pela Cidadania" é lançado pela Secretaria Municipal da Mulher e levará mais de 50 tipos de atendimentos para os bairros

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

PROGRAMAÇÃO

25/01/2022 (Terça-Feira)

Abertura

14:00h – Abertura Oficial – Composição da Mesa 

Prefeito de Cuiabá: Emanuel Pinheiro

Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá: Suellen Danielen Alliend.

Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá: Julio Cesar de Souza Garcia

Coordenadora da Conferencia Municipal de Saúde Mental de Cuiabá: Nilva Maria Fernandes de Campos 

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT. 

14:30h – Conferência Magna: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Conferencista: Professor: Eurípedes Junior – Vice-Presidente do Museu de Imagens do Inconsciente 

Leia Também:  Aniversário de 304 anos de Cuiabá: Vice-prefeito e primeira-dama participam da Romaria das Águas

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT.

Debatedora: Darci Silva Carvalho Bezerra – Coordenadora Técnica de Saúde Mental/SMS-Cuiabá 

16:00h – Analise da Conjuntura da Saúde Mental de Cuiabá.

16:30h – Aprovação do Regimento Interno da III Conferência de Saúde Mental de Cuiabá.

18:00h – Encerramento 

26/01/2022 (Quarta – Feira)

14:00h – Dinâmica de Abertura. 

14:30h –Trabalho em Grupo por Eixo Temático:  Eixo I – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; Eixo II – Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial Durante e Pós-Pandemia.

18:00h Encerramento  

27/01/2022 (Quinta – Feira)

14:00 h – Dinâmica de Abertura  

14:30 h – Plenária Final 

16:00h – Eleição dos Delegados de Cuiabá para a Etapa Estadual. 

17:00h – Encerramento 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cerca de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira de Produtores da Agricultura Familiar na Praça Alencastro

Publicados

em

A 1ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar registrou resultados acima do esperado pela comissão organizadora. O evento, que ocorreu na Praça Alencastro, reuniu mais de vinte mil visitantes e arrecadou quase R$ 50 mil, mesmo com horário de comercialização reduzido devido à chuva. O festival aconteceu na última quarta-feira (19) e contou com a participação de cerca de 45 produtores da Baixada Cuiabana. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que coordena as ações do Programa Agro da Gente, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Para Maria Antônia, produtora do setor de frutas, verduras e legumes, o resultado foi satisfatório. “Meus produtos são orgânicos, naturais e vendidos a preços acessíveis. Em menos de 4 horas de feira, já tinha vendido mais de 75% de toda a mercadoria oferecida. Já estamos aguardando a segunda edição desta feira”, pontuou a comerciante do Distrito de Aguaçu.

A feira contou com 45 expositores, que comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O evento também recebeu produtores de hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama de Cuiabá lamentam o falecimento do ex-deputado estadual Antônio Francisco Monteiro da Silva

O evento confirma um compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. E demonstra os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Para o primeiro evento, o resultado foi mais do que satisfatório, mesmo com a intercorrência da chuva, que acarretou a diminuição do horário da feira, que estava programada para encerrar às 14h30. Estamos felizes com a repercussão que o evento alcançou e já nos preparamos para a segunda edição com mais produtores assistidos pelo Agro da Gente”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Durante a ação, houve a assinatura do termo de cooperação em parceria com a Energisa, para a regularização do fornecimento de energia elétrica das feiras livres, gastronômicas e de artesanato do Município de Cuiabá, visando garantir a qualidade, conforto e dignidade para os feirantes da capital.

Leia Também:  Confira o passo a passo do agendamento para os locais de testagem Covid-19

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA