CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá adia início das aulas para 10 de fevereiro

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini anunciou que o início das aulas na rede municipal de ensino será adiado para o dia 10 de fevereiro. A decisão foi tomada após reunião com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos, e comunicação prévia ao promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, diante da precariedade da infraestrutura das unidades escolares.

Abilio destacou que a gestão municipal ainda não conseguiu contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza das escolas, além de enfrentar dificuldades na aquisição de materiais de limpeza por conta a repasses em atraso deixados pela gestão anterior. Ele também citou as fortes chuvas que agravaram a situação estrutural de algumas unidades, como a Escola Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90, onde há riscos elétricos sérios. ” São 171 unidades e a gente ainda não teve a condição de contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza Considerando a situação da infraestrutura das escolas”, afirmou.

Outro ponto sensível é a folha de pagamento dos servidores. Apenas em janeiro foi possível quitar os salários de dezembro de 2024, além disso ainda não houve pagamento do um terço de férias referentes ao ano passado. “Os servidores precisam desse recurso para poder ir até a escola executar sua atividade de trabalho”, explicou Abilio, reforçando que só no dia 10 de fevereiro será possível pagar o salário de janeiro.

Leia Também:  Começou o horário leitoral no rádio e na TV, leia o resumo

A precariedade estrutural também pesou na decisão. Segundo o prefeito, entre 10 e 15 escolas estão em condições insustentáveis. “Temos unidades com telhados comprometidos e caixas d’água com risco de desabamento, como a que caiu no Nico Baracat. Precisamos proteger nossos alunos e servidores, por isso é mais seguro adiar o início das aulas”, alertou.

A Secretaria Municipal de Educação, Solange Dias, garantiu que a grade curricular será ajustada para repor os dias letivos perdidos, cumprindo os 200 dias exigidos por lei. A gestão também ressaltou que avanços estão sendo alcançados, como a contratação de 1.700 Cuidadoras de Crianças com Deficiência (CADs), a garantia da merenda escolar e o funcionamento do transporte escolar.

Além disso, a fila de espera nas creches foi reduzida de 4 mil para 2.539 crianças, e no ensino fundamental não há mais filas. Os kits escolares estão previstos para entrega em até 45 dias após o início das aulas.

Abilio pediu compreensão aos pais e reforçou que a prioridade é a segurança dos alunos e profissionais da educação. “Estamos trabalhando incansavelmente para resolver os problemas que encontramos. A decisão sobre o adiamento foi tomada com responsabilidade, sempre colocando a segurança dos alunos e profissionais em primeiro lugar”, finalizou.

Leia Também:  Sesp lança operação integrada para cumprimento das medidas restritivas contra Covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande

Andrea dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, justificou o adiamento do início das aulas como uma medida necessária diante da precária infraestrutura das escolas, agravada pelas fortes chuvas registradas nos meses de dezembro e janeiro. Ela destacou que o período chuvoso danificou estruturas físicas de instituições de ensino, colocando em risco a integridade de estudantes e profissionais da educação.

A decisão de adiar o retorno às aulas por uma semana visa garantir que a gestão municipal realize ajustes urgentes nas escolas, como reparos na infraestrutura, antes do reinício das atividades. Andrea reforçou que a medida é sensata e prioriza a segurança da comunidade escolar, além de permitir que as adequações necessárias sejam concluídas de forma adequada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Paula Calil reforça pedido de doações para a família de adolescente brutalmente assassinada

Publicados

em

18/03/2025
Paula Calil reforça pedido de doações para a família de adolescente brutalmente assassinada
Nathany Gomes – Assessora de Imprensa da Vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), reforçou o apelo por doações à família da adolescente Emelly Azevedo Sena, de 16 anos, vítima de assassinato brutal na última semana, na capital.
Emelly estava grávida de nove meses quando saiu de casa para buscar donativos para o enxoval do bebê. No entanto, foi violentamente assassinada e teve a filha retirada de seu ventre. A recém-nascida sobreviveu e agora está sob os cuidados da família materna.
Diante da tragédia, a Câmara Municipal criou um ponto de arrecadação para auxiliar a bebê. São aceitas doações de fraldas, fórmulas lácteas (NAN), roupas e produtos de higiene. Os itens podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da Casa de Leis.
A mãe da adolescente, Ana Paula Peixoto de Azevedo, participou da sessão desta quinta-feira (18) e, emocionada, pediu ajuda e justiça pela filha, cobrando a conclusão das investigações.
“Eu só quero que os culpados sejam encontrados e presos. Não é possível que apenas uma pessoa tenha feito isso com ela. Hoje, estou aqui representando muitas mães, e isso tem que acabar. A bebê está tomando NAN, fórmula Confort 1”, declarou Ana Paula.
A vereadora Paula Calil manifestou solidariedade à família e colocou o parlamento à disposição para apoiar na elucidação do caso.
“Uma jovem que esperava ansiosamente pelo nascimento da filha teve sua vida interrompida de forma cruel. Meus sentimentos à família e meu total apoio aos agentes de segurança pública para que os culpados sejam punidos com o rigor da lei. Também faço um apelo aos munícipes para que contribuam com doações para a bebê, levando os itens até a Câmara de Cuiabá”, disse a parlamentar.
Entenda o caso
Emelly Azevedo Sena foi encontrada morta no dia 13, no bairro Jardim Florianópolis. Seu corpo estava enterrado em uma cova rasa na mesma região. Uma suspeita do crime foi presa.
Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava cortes na barriga, indicando que o parto foi forçado. As investigações continuam em andamento.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  MAIS UM QUE CAIU: Homem conhece mulher, troca 'nudes' e sofre extorsão de R$ 10 mil em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA