CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia nesta quinta-feira (26), online, a segunda edição do Programa Escola de Gestores

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Com o tema “Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão da Unidades Educacionais” será realizada nesta quinta-feira (26), às 14:30 horas, com transmissão online pelo @portaldaescolacuiabana, a aula inaugural da segunda edição do Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – 2021-2022. O curso de atualização atenderá 446 profissionais da educação, das 169 unidades educacionais, que atuam nas funções de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, de forma simultânea, por meio de vídeo aulas que serão disponibilizadas num ambiente virtual formativo.

Nesta etapa, o curso de atualização será realizado em sete módulos com 100 horas-aula com temas gerais, relacionados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

Na segunda etapa, planejada para ser desenvolvida em 2022, serão 32 horas-aula divididos em módulos específicos direcionados aos gestores das unidades educacionais que atendem estudantes da segunda e terceira infância. Nessa etapa, o foco será a melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Programa Escola de Gestores

O Programa Escola de Gestores foi criado em 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, para subsidiar a prática das equipes gestoras visando criar um referencial de Gestão Democrática.

Leia Também:  Construção de ferrovia e direitos das pessoas com deficiência foram temas debatidos na sessão desta terça

Naquele ano, a formação foi realizada presencialmente e à distância com certificação nas modalidades extensão (180 horas-aula) e aperfeiçoamento (120 horas-aula), com a participação de todos os 449 gestores escolares. O produto final foi a elaboração e apresentação de um plano de gestão e, 87,11% das equipes participantes redigiram a proposta de gestão da sua própria unidade.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre os objetivos do Programa Escola de Gestores, que visa promover a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes, de forma participativa e colaborativa, prioridade da Gestão Emanuel Pinheiro. Nesse sentido, a formação continuada tem como foco os aspectos administrativos e a prática pedagógica, articulado às demandas da educação contemporânea e ao Projeto Político Pedagógico voltado ao desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Aula inaugural

A Profª. Drª. Filomena Maria de Arruda Monteiro, palestrante da abertura do evento, possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Pública, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Doutorado em Educação e pós doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação da UFMT e Membro da Comissão de Avaliação Trienal da área de Educação. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica e coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia e, em 2018, assumiu a vice coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Leia Também:  Ponte vence Sampaio Corrêa por 3 a 2 e conquista a quinta vitória seguida no Majestoso

Atualmente além de professora Associada da UFMT e Editora da Revista de Educação Pública é a representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.

É membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE) e da comissão de organização de evento internacional – Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Além de liderar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

Serviço

Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino – 2021-2022

Solenidade de abertura e Aula Inaugural

Data: 26/08/2021

Hora: 14:30 horas

Transmissão: @portaldaescolacuiabana, no canal do YouTube

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1 – Abertura

Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

Secretária Adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

Presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos

Sessão 2 – Aula Inaugural

Tema: Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão da Unidades Educacionais

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Sessão 3 – Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Orientações para os cursistas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Parceira com Sesi Escola garante desconto ao servidor municipal

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Gestão, fechou convênio com o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso – Sesi Escola, que dará aos servidores públicos do município o desconto de 10% sobre as mensalidades na unidade educacional de Cuiabá e Várzea Grande no ano letivo de 2022.

Com a parceira, o Sesi ofertará descontos nas mensalidade do ensino infantil, fundamental e médio integrado que associa o ensino regular à formação técnica e profissional, sendo 10% do convênio e mais 10% de pontualidade no pagamento. Para obter o desconto, o servidor precisa apresentar no ato da matrícula a declaração de vínculo funcional com a Prefeitura de Cuiabá.

“Firmamos essa parceira para garantir aos servidores de Cuiabá o desconto de até 20% na rede Sesi, reforçando o compromisso e a valorização da gestão Emanuel Pinheiro com os servidores públicos do município extensivo aos seus dependentes”, destacou a secretária Ellaine Mendes.

“Selar um acordo como este é motivo de muito orgulho para o Sesi. Não temos dúvidas de que, por meio dele, estamos incluindo o funcionalismo público municipal em um sistema de serviços de educação de qualidade, com metodologias e recursos didáticos inovadores que se constituem em diferenciais como robótica, ensino bilíngue, empreendedorismo, musicalização, espaço maker, entre outros”, acrescentou a gerente de Educação do Sesi Mato Grosso, Simone Cruz. 

Leia Também:  Vereadora justifica voto contrário à Comissão Processante

Os servidores interessados em matricular seus filhos na rede Sesi podem procurar as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, que possuem infraestrutura e equipes altamente qualificadas para atender bem as crianças, adolescentes e jovens.  Os servidores também devem estar atentos aos prazos para o início das aulas nas instituições. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA