CUIABÁ

Secretários e representante do Ministério do Turismo vistoriam obras do novo Mercado do Porto e Orla do Porto II

Publicados

em


As obras de requalificação da Orla do Porto II e a reforma e ampliação do mercado municipal ‘Antônio Moisés Nadaf’ (popular Mercado do Porto), que fica às margens do Córrego Oito de Abril, já estão em fase final de execução. Na manhã desta segunda-feira (6) foi realizada uma vistoria pelo vice-prefeito e secretário de Obras do Município, José Roberto Stopa, secretários Zito Adrien (Turismo) e Francisco Vuolo (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e também Mauro Fialho de Lima e Souza, assessor especial do ministro do Turismo, Carlos Brito. 
 
“As obras estão muito bem executadas e planejadas.  Parabéns a toda equipe da Prefeitura de Cuiabá, porque vai ser um impacto grande para o turismo da cidade, com  a gastronomia e vendas neste Mercado Municipal. A cidade só tem a ganhar e  isso vai incentivar os turistas a vir para cá.  Vou conversar com o ministro [Carlos Brito] para que ele  participe destas inaugurações que ocorrerão em breve”, comentou Mauro Fialho. 
Conforme Stopa, a previsão para entrega das duas obras deve acontecer no final deste mês. “Estamos trabalhando para que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro possa entregar estas duas obras até o final de junho. Estamos na fase de acabamento nesta primeira etapa do Mercado do Porto.  Aqui será o novo cartão postal de Cuiabá e um novo ponto turístico. Ainda, vai melhorar a autoestima dos permissionários que irão trabalhar num local extremamente limpo, novo, obedecendo todas as normas da vigilância sanitária, enfim, um local diferenciado. Cuiabá tem  a Feira do Porto como um local tradicional, que os cuiabanos amam fazer suas compras e passear  aqui. Faz parte da história da cidade”, comentou o gestor. 
 
Para o secretário de Turismo, Zito Adrien, o Mercado do Porto e os demais atrativos na região  irá  fazer com que os turistas tenham mais opções de lazer e permaneçam por mais tempo na cidade. “É com enorme prazer  que recebemos o Mauro Fialho, que veio ver o andamento das obras da Orla do Porto II e do Mercado do Porto. A intenção do prefeito Emanuel Pinheiro é  inaugurar estas duas obras o mais rápido possível. Isso é muito importante, porque  vai fomentar o turismo, um dos setores mais prejudicados durante a pandemia. O Mercado do Porto tem uma conotação de shopping center e terá mais conforto e qualidade aos visitantes. Para nós do turismo  é espetacular e teremos uma extensa rota de turismo com vários pontos a serem explorados nesta região”, avaliou ele. 
 
Já o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, explicou como funcionará o processo de transferência dos  permissionários. “Será em conjunto com a Associação dos  Permissionários do Mercado do Porto. Após entregue a obra, terá um planejamento a ser realizado em etapas. A previsão e a entrega física da estrutura que fica anexo ao Mercado e ao entorno que vai atender essa demanda. Depois a gente vai montar  uma estrutura provisória com excelente acabamento  para receber num período de 30 a transferência dos feirantes que estão  na ala antiga para atuar na estrutura nova para seguir em frente com a realização da obra da parte já existente. Vai ser feito a licitação para continuação do projeto  e vamos manter uma parceria com Associação para fazer a transferência desses permissionários”, concluiu.
 
 
 
Leia Também:  MM anuncia 4 secretários na próxima semana e decide reeleição em abril

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde e CRM unem esforços em prol da saúde pública

Publicados

em

Na tarde desta quarta-feira (24), o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira participou de uma reunião no Conselho Regional de Medicina (CRM) para tratar de assuntos pertinentes à saúde pública municipal. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente do CRM, Osvaldo César Pinto Mendes e teve a participação de representantes do município e do estado. A segurança dos profissionais de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foi um dos assuntos abordados e o titular da saúde revelou que as providências para a resolução do problema já estão encaminhadas.

“Estivemos reunidos nesta semana com a direção da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, responsável pelas UPAs e Policlínica, além de equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a questão da segurança nas unidades. Ficou decidido que em todas as UPAs haverá um vigilante, 24h por dia, para controlar a entrada e saída de pacientes e acompanhantes nos consultório. Essa medida será implantada nos próximos dias. Também estamos verificando a possibilidade de um convênio com a Polícia Militar para fazer a segurança das unidades”, revelou o secretário.

Leia Também:  Prefeito enaltece sucesso do Festival de Siriri de Cuiabá

Durante a reunião também foi discutida a questão da superlotação nas UPAs. O secretário explicou que Cuiabá tem passado por um aumento incomum de casos de doenças respiratórias e diarréicas, o que tem gerado uma sobrecarga nas unidades de saúde. Ele reforçou a necessidade de uma abordagem colaborativa entre os governos municipal, estadual e federal para garantir o atendimento adequado à população.

O atendimento nas unidades básicas de saúde foi citado como uma das formas para ajudar a desafogar as UPAs neste momento de aumento no fluxo de pacientes. “Estamos desenhando um plano de ação, no qual as unidades básicas passarão a auxiliar nos atendimentos de pacientes classificados como pouco urgente nas UPAs. Tão logo as equipes da Básica estejam alinhadas com o novo formato, começaremos a receber esses pacientes de demanda espontânea, para diminuir a superlotação nas UPAs”.

Uma das medidas acordadas ao final da reunião foi a elaboração de um Plano de Contingência que envolverá todas as instituições presentes no encontro, visando uma abordagem coordenada e eficaz para lidar com a crise atual. Além disso, ficou decidido que será convocada uma nova reunião, desta vez com a participação dos gestores municipais e estaduais, juntamente com representantes da vigilância municipal e estadual, para alinhar estratégias e ações, garantindo uma resposta integrada diante dos desafios enfrentados. Outra medida importante será a intensificação das comunicações pela Secretaria de Comunicação do estado, município e do CRM, com o objetivo de fornecer informações claras e orientações sobre as atribuições da Atenção Básica. Para isso, será ampliada a divulgação dessas informações nas redes sociais, buscando alcançar um público mais amplo e promover uma maior conscientização sobre a importância dos cuidados primários de saúde.

Leia Também:  Dorner visita andamento de obras de novas escolas; unidades vão trazer conforto e ampliação de vagas em Sinop

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA