ENTRETENIMENTO
‘Torre das Guerreiras’ traz trajetória de Ana Maria Ramos Estevão


Presa três vezes durante a ditadura militar brasileira (1964 – 1985) e exilada em Paris, Ana Maria Ramos Estevão contou sua história em um livro de memórias que chamou de “Torre das Guerreiras” (Ed. 106 memórias) uma referência à Torre das Donzelas, nome dado ao local onde as mulheres presas na ditadura eram levadas.
E sobre o nome do livro Ana Maria fez uma observação muito interessante sobre como as histórias, em especial as infantis, nomeiam as cadeias: Homens presos em calabouços e mulheres sempre em Torres. Lembram da Rapunzel, Bela Adormecida? E durante a ditadura a realidade imitou os contos de fadas, pois de fato a cadeia feminina era uma Torre.
Ana Maria relata tudo com muita coragem, pois absolutamente não deve ser fácil reviver toda a história, os momentos de terror e tortura que passou presa. Conta inclusive como viu e ouviu companheiros serem torturados para que delatassem outros. Narra também o quanto esse momento iniciado em 1970 com a primeira prisão reverberou muito tempo em sua vida: “O exacerbamento do meu instinto de sobrevivência e a mudez perante grande público são marcas deixadas pela tortura e que trago até hoje”, conta a autora.
Na Torre das Guerreiras, Ana Maria ficou presa com a ex-presidenta Dilma Rousseff, que inclusive escreveu o prefácio, e em relato conta curiosidades sobre a personalidade de Dilma como seu tom de voz ser “invariavelmente professoral e de comando” e que era ela quem apelidava as mulheres. Além da ex-presidenta também estiveram Maria do Carmo Campelo (já falecida), Eliana Rollemberg, Guiomar Silva e tantas outras guerreiras.
Livros assim, com memórias sobre torturas, cárceres sem chance de defesa, sempre fazem nos questionar sobre nossas escolhas, sobre o que aconteceria, ou onde estaríamos se tivéssemos feito outras escolhas, Ana Maria diz: “Tenho certeza que não faria outra escolha, mesmo vendo depois de tanto tempo tenho minha consciência em paz e a certeza de que aquele era o melhor caminho no contexto da época”.
Embora o período relatado no livro seja bastante sombrio e pouco debatido abertamente, os livros têm sido o melhor meio para que histórias como essa se perpetuem. E livros de memórias, que trazem tudo tão vívido e detalhado, se tornam ainda mais importantes. Nunca será fácil, imagino, falar ou relembrar momentos como esses, mas é de extrema importância essa coragem de expor e falar sobre uma parte da nossa história que muitos ou tentam abafar ou até enaltecer.
Para pautas e sugestões: [email protected]


ENTRETENIMENTO
Imagens de Rico Melquiades secando Gabriel Cartolano viralizam na web


Está circulando em alguns perfis de fofoca do Instagram um vídeo que reproduz trechos da participação do influenciador digital e humorista Rico Melquiades no “Jogo dos Pontinhos”, do SBT, na noite deste domingo (22).
Nele, o ganhador do reality show rural “A Fazenda 13”, da Record TV , aparece perguntando para alguém do estúdio — provavelmente algum produtor da atração — informações sobre o apresentador Gabriel Cartolano.
O flagra foi feito no momento em que o comandante do vespertino “Fofocalizando” fazia umas brincadeiras com o ator Alexandre Porpetone, caracterizado dessa vez de Dr. Errey, no palco do dominical.

Visivelmente encantado, Rico esboçou a primeira frase: “Ele é lindo”. Em seguida, apreciando o derrière do rapaz, soltou um “gostoso”. Então, para não dar bola fora, perguntou se era casado. Ao ouvir que sim, quis saber com quem.
Não demorou para os comentários começarem a surgir na publicação. “Não julgo, faria o mesmo”, frisou a primeira usuária, aos risos. “Eu olhando disfarçadamente”, brincou a segunda. Já a terceira elogiou: “Tem meu respeito. O homem é uma delícia”.
Para quem não sabe, o galã das tardes da emissora da Anhanguera está em um relacionamento sério com a advogada Marina Greeb. Antes dela, porém, ele namorou a atriz Manuela do Monte, a Carolina da segunda versão de “Chiquititas”.
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Condenados por maus-tratos contra animais podem ser proibidos de novas adoções
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Câmara aprova MP que abre crédito destinado à população quilombola
-
PICANTES6 dias atrás
Juliana Caetano posa mostrando ‘comissão’ em plena rua de Nova York: “Bem ousada!”
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Deputado João Batista entrega resfriador de leite para assentamento de Campo Verde
-
CUIABÁ5 dias atrás
Secretário apresenta ao Conselho Municipal do Turismo, novo APP, portal do Turismo e projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Covid-19: publicada lei que autoriza doar vacinas a outros países
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Sonho de 40 anos realizado: asfalto vai interligar a população ao desenvolvimento e progresso” afirma prefeita
-
PICANTES6 dias atrás
Deborah Secco desabafa em entrevista e faz revelação: “Eu só era o quê? Piranha!!”