Saúde
Outros anti-inflamatórios podem ser usados contra a Covid-19, diz cientista

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto e da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, realizaram estudos que concluíram que dois anti-inflamatórios são eficazes em pacientes com a Covid-19 em estado grave.
Enquanto o grupo brasileiro ministrou o anticorpo monoclonal eculizumabe, os americanos utilizaram uma droga experimental chamada AMY-100. Em comum, as duas inibem a atuação do sistema complemento, parte do sistema imunológico.
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (24), Rodrigo Calado, professor da Faculdade de Medicina da USP, que participou da pesquisa, ressalta que os resultados abrem a possibilidade para a utilização de outros medicamentos que atuam na área para o tratamento da Covid-19.
“Em abril e maio vimos que pacientes graves sofriam com muitas inflamações, especialmente no sistema complemento. Então começamos a usar medicações que atuam no sangue para inibir essa área de atuar,” disse Calado.
“A importância do estudo é que podemos usar estratégias que inibem o sistema complemento para evitar inflamações, em especial no pulmão. Em princípio, outros medicamentos que atuam nesta área podem ser usados.”
Apesar do resultado alentador, Calado ressalta que os estudo divulgados são ainda de fases 1 e 2, e que precisa-se conduzir uma extensa pesquisa de fase 3 para que o método possa ser usado em larga escala.
“O estudo ainda é de fase 1 e 2. Ainda vamos trabalhar com a Universidade da Pennsylvania em um estudo de fase 3 para termos prova mais cabal da eficácia deste tratamento.”
Fonte: cnnbrasil.com.br


GERAL
SP lança plano para mapear e monitorar lixo no mar

O estado de São Paulo lançou um plano para mapear e monitorar o lixo no mar do litoral paulista. Chamado de Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar, o documento, apresentado na última quarta-feira (20), pretende ser um embrião do futuro Plano de Combate ao Lixo no Mar do estado.
A proposta é mapear diversos indicadores, como o potencial de entrada de lixo no mar pelos rios, pelas atividades nos portos e navegação, assim como pelo esgoto. O levantamento dos dados, que deverá durar, aproximadamente, de seis meses a um ano, será feito em parceria com o Instituto Oceanográfico, da Universidade de São Paulo (USP).
“É a primeira vez que a gente mobiliza força para tentar entender esse fenômeno [do lixo no mar] e combatê-lo com maior especificidade”, destacou o coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Gil Scatena.
“A intenção é a gente conseguir identificar os pontos principais que São Paulo tem que atacar para poder estrategicamente combater o lixo no mar”, acrescentou.
“O desenvolvimento de um diagnóstico das principais fontes de resíduos que são carreados até o oceano, em uma determinada escala geográfica, é o ponto de partida para a implementação de ações de combate precisas e cientificamente embasadas”, ressalta o documento.
O plano, que pode ser acessado aqui, feito em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a USP e patrocinado pela Embaixada da Noruega.
Edição: Paula Laboissière
-
GERAL4 meses atrás
Anvisa diz que pode aprovar vacina contra Covid-19 com 50% de eficácia
-
DENÚNCIAS6 meses atrás
DENÚNCIA: Prefeitura de Lucas do Rio Verde descumpre determinação do TCE-MT e mantém contratação ilegal
-
GERAL4 meses atrás
Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da J&J
-
NACIONAL9 meses atrás
Itália faz 50 autópsias em mortos por covid-19 e médicos descobrem que tratamento estava sendo feito de forma errada
-
NA CAPITAL3 meses atrás
REVIRAVOLTA: Abílio desponta em 1º lugar na disputa a prefeito de Cuiabá
-
GERAL4 meses atrás
Pesquisa brasileira investiga relação entre Covid-19 e falta de vitamina D
-
DENÚNCIAS3 meses atrás
DENUNCIA: Vereador Misael Galvão é acusado de compra de votos
-
VÁRZEA GRANDE MT5 meses atrás
Caixa Econômica Federal realiza no dia 9 sorteio do Residencial Santa Bárbara etapas IV e V : Confira a Lista dos pré- aprovados