MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros inicia operação para coibir o uso irregular do fogo em MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início à primeira fase da Operação Infravermelho, que consiste no monitoramento remoto dos focos de calor com o objetivo de coibir o uso irregular do fogo no estado. A ação tem caráter preventivo e busca intensificar a fiscalização, a fim de reduzir os danos ambientais no território estadual.
A operação integra as ações de prevenção do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) para 2025, elaborado pela corporação. O POTIF faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado, que destinará R$ 125,2 milhões para iniciativas de preservação ambiental, incluindo o combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.
De acordo com o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o monitoramento consiste no cruzamento de dados geoespaciais, imagens de satélite e informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para identificar focos de calor e associá-los às respectivas propriedades.
Após a identificação e confirmação da ocorrência, o CBMMT entra em contato telefônico com os responsáveis pelo imóvel, notificando-os sobre o foco e alertando para a necessidade de providências imediatas.
“O proprietário é informado de que, caso o foco não seja controlado ou haja indícios de dano ambiental, uma equipe de fiscalização poderá ser enviada ao local para averiguação e possível autuação”, explicou o comandante.
Ainda segundo Marcondes, a Operação Infravermelho representa um avanço nas ações de responsabilização e integração tecnológica do CBMMT, permitindo a atuação preventiva antes mesmo do envio de equipes a campo. Isso otimiza os recursos públicos e reforça a política estadual de tolerância zero contra crimes ambientais.
“A ação será permanente e intensificada no período crítico da temporada de incêndios florestais, reafirmando o compromisso do Estado de Mato Grosso com a preservação ambiental, a sustentabilidade do setor produtivo e a proteção da vida”, concluiu o comandante do BEA.
Proibição do uso do fogo
Além das ações de prevenção, o Governo do Estado já publicou o decreto nº 1403/2025 que estabelece o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. A norma também trata da situação de emergência e institui a sala de situação central no Estado.
No Pantanal, o uso do fogo fica proibido entre 1º de junho e 31 de dezembro. Já na Amazônia e no Cerrado, a proibição vai de 1º de julho a 30 de novembro. Durante o período restritivo, as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estarão suspensas.
A proibição não se aplica às queimas realizadas ou supervisionadas por instituições públicas responsáveis pela prevenção e combate a incêndios florestais. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Militar de MT realiza maior operação de segurança da turnê da banda Guns n’ Roses no Brasil
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (29.10), o lançamento oficial da Operação Show Guns n’ Roses, voltada a apresentação da banda que acontece na próxima sexta-feira (31), em Cuiabá. Mais de 900 policiais militares estão empregados em ações diretas de policiamento relacionadas ao evento, sendo o maior efetivo de segurança que atuará dentro de todos os cinco shows da banda no Brasil.
As ações de segurança tiveram início na segunda-feira (27), durante a montagem do palco e a chegada dos trabalhadores, e foram intensificadas na quarta-feira (29) em razão da proximidade do show e do aumento no fluxo de fãs nos arredores da Arena Pantanal. O esquema busca garantir a tranquilidade e a integridade do público estimado em mais de 40 mil pessoas, entre elas visitantes de outros estados e países.
O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, unidade sediada nas imediações da Arena Pantanal, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explica que a operação foi planejada para fornecer segurança total a todos os presentes no evento e também para os moradores da região da Arena Pantanal, sendo a maior operação dedicada ao show da banda, no Brasil.
“Iniciamos o policiamento no dia 27, com efetivo no entorno e abrangendo também os bairros e as vias de acesso à Arena Pantanal. No dia do show, teremos exclusivamente mais de 800 policiais militares aqui presentes no show, que é o maior policiamento em todos os shows da turnê do Guns n’ Roses em território brasileiro. É um grande reforço, pois sabemos da importância de um evento histórico, que vai fortalecer a economia e a comunidade local”, ressaltou o comandante do batalhão.
O comandante do 1º Comando Regional (Cuiabá), coronel Ernesto Lima Júnior, destacou que a mega operação foi pensada em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, que empreendeu força máxima da Polícia Militar para proteção de todos os presentes no evento.
“Estamos com uma estrutura que conta com mais de 900 policiais militares para operarem em todos esses dias de evento, sendo este lançamento marcando a intensificação das ações, pois estamos com a chegada de fãs no entorno da Arena Pantanal e, assim, estamos fazendo a segurança dessas pessoas que estão no local. A segurança está garantida com essa operação, que vai até o dia 1 de novembro, pois sabemos que ainda terão pessoas remanescentes do show no entorno da Arena”, afirmou o coronel.
O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Anderson Luiz do Prado, pontuou que a logística operacional também contará com o deslocamento de policiais militares vindos de unidades do interior do Estado e que o reforço no efetivo no momento do show não implicará em desfalques de policiamento, em outras áreas de Cuiabá.
“São 900 policiais militares que estarão disponíveis para a operação deste show, de acordo com nosso planejamento operacional, sendo também autorizado o deslocamento das forças de segurança militares do interior do Estado para fortalecer o policiamento, durante o dia do evento. Com isso, queremos destacar que teremos um emprego máximo de força para a população que presenciará o show, mas que também nossa Capital não sofrerá nenhum desfalque de policiamento nas outras áreas da cidade”, finalizou o coronel Luiz Prado.
O planejamento da operação foi apresentado durante reuniões da Câmara Temática de Grandes Eventos, vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O grupo tem como objetivo planejar e executar ações estratégicas de segurança em eventos com grande concentração de público, reunindo diferentes instituições e órgãos parceiros.
Pela Polícia Militar, a segurança ostensiva e preventiva contará com efetivos do 10º Batalhão da PM e outras unidades de áreas de Cuiabá, do Quartel do Comando-Geral, Forças Táticas (dos Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Primavera do Leste), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Rotam, Cavalaria (de Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde), Companhia Raio, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Trânsito e Patrulha Maria da Penha.
Também estarão presentes no dia do show, equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Juizado Especial, Procon Municipal e Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Mobilidade, Segurança e Defesa Civil, além dos organizadores do evento.
Fonte: Governo MT – MT
-
Agronegócio6 dias atrásMercado Brasileiro de Trigo Mantém Negociações Lentas com Foco na Colheita e no Congresso da Abitrigo
-
TCE MT6 dias atrásInovação e integridade: procurador-geral de Contas lança livro sobre Compliance Inteligente nas Contratações Públicas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásGiullia Buscacio usa look deslumbrante em première de Os Donos do Jogo: ‘PERFEIÇÃO’
-
TRE6 dias atrásPosto Eleitoral de Porto Estrela atenderá em horário estendido neste fim de semana e feriado
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCarolina Dieckmann renova bronzeado e faz brincadeira com fala de ‘Vale Tudo’: ‘Lastro’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMutirão da Cidadania Social chega à 7ª edição em Cuiabá, no CPA3, neste sábado (25)
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas


