MATO GROSSO

Governador estreita relações com Coreia do Sul e recebe convite para expor potencialidades de MT

Publicados

em


O governador Mauro Mendes se reuniu com o cônsul-geral da Coreia do Sul, Insang Hwang, para estreitar as relações comerciais e o intercâmbio cultural entre Mato Grosso e o país asiático. 

A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (25.11), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Também estiveram presentes: o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o cônsul de Assuntos Econômicos da Coreia do Sul, Byeongwook Woo; e representantes de empresas coreanas. 

“Temos todo o interesse de estreitar as relações com a Coreia do Sul. Somos um potência na produção e nos próximos anos nossa produção vai superar a da Argentina. Seremos o quarto produtor mundial, se fôssemos um país. E a tecnologia da Coreia do Sul é algo que nos desperta interesse”, relatou o governador. 

Mauro Mendes também sugeriu que Mato Grosso inicie tratativas com a Coreia do Sul na área educacional, pois o país é um destaque mundial nesse campo. 

O cônsul coreano ressaltou a força de Mato Grosso na produção de grãos e afirmou que vai levar ao seu país uma proposta de criar um termo de cooperação entre a Coreia do Sul e Mato Grosso, não só para fortalecer as relações econômicas, mas o intercâmbio de conhecimento e tecnologia. 

Leia Também:  Governo exigiu carta de representação e não seguiu com tratativa de compra de vacina

“Em maio de 2022, vamos fazer uma grande exposição de produtos. De antemão já convidamos Mato Grosso para montar um painel, um stand nessa exposição, e assim mostrar todas essas potencialidades”, disse o cônsul-geral.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governador: “Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo”

Publicados

em


Durante o fórum “Mato Grosso Um Gigante do Brasil”, o governador Mauro Mendes falou das perspectivas do estado para os próximos anos e afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso tem alavancado o setor econômico e social.

A abertura do fórum ocorreu na noite de sexta-feira (26.11) e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de políticos mato-grossenses e empresários de todo o país.

“Hoje o Estado tem um relevante papel no agronegócio brasileiro. Mas podemos crescer muito mais. Nos próximos 10 anos a demanda mundial de alimentos vai crescer em torno de 20%. Só o brasil pode crescer isso em produção. E dentro do Brasil, só Mato Grosso tem capacidade para dobrar sua produção”, relatou.

A exigência global pela compra de produtos com origem sustentável foi destacada pelo governador, ao mencionar que Mato Grosso tem uma das metas mais ousadas de redução de carbono, que é a de neutralizar as emissões até 2035.

Leia Também:  NOVO COLAPSO DA SAÚDE: 4 hospitais de MT estão com 100% das UTIs lotadas; 2 atuam acima da capacidade

“Quando eu falo que Mato Grosso pode dobrar sua produção, considero essa exigência do mercado internacional pela sustentabilidade. A ampla maioria dos produtores já tem ciência disso e respeita a legislação. E mais: hoje nosso estado pode expandir muito a produção sem precisar de desmate ilegal”, afirmou.

Outro fator que tem tornado a economia mato-grossense mais competitiva, conforme Mauro Mendes, é a melhoria da logística, que ocorre por meio dos fortes investimentos do Governo do Estado por meio do programa Mais MT.

“Vamos terminar 2022 com mais de 2500 km de asfalto novo, em todas as regiões. Milhares de pontes de concreto e de aduelas substituindo balsas e pontes precárias de madeira. Asfalto restaurado são outros milhares de km. E também autorizamos a Ferrovia Estadual, outro marco inédito no país”.

“Ao longo das décadas conseguimos construir, mesmo longe dos portos, o agronegócio mais competitivo do mundo. Superamos essa dificuldade. Se com logística desfavorável, Mato Grosso chegou onde chegou, imagina agora com esses fortes investimentos do Governo”, destacou.

Leia Também:  Gisela recebe apoio de mais um ex-presidente da OAB de MT

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, endossou a fala e afirmou que Mato Grosso tem dado exemplo de competitividade econômica.

“Quando eu vejo o governador falar do que foi feito em Mato Grosso, tenho certeza que os frutos serão colhidos no futuro em termos de produtividade, em avanço para a população. O Mato Grosso na sua importância agroindustrial é um exemplo para o Brasil”, pontuou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA