MATO GROSSO
Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%

Mato Grosso encerrou a colheita da safra 2024/2025 de algodão e manteve a liderança nacional na produção da fibra. O estado segue como principal produtor no Brasil, com ampla participação no volume total colhido em todo o país.
De acordo com o 12º levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso produziu 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e pluma, um crescimento de 8,3% em relação ao ciclo anterior, quando foram registradas 6,3 milhões de toneladas. A área plantada também avançou, passando de 1,41 milhão de hectares para 1,46 milhão, aumento de 3,3%.
O desempenho coloca o estado como responsável por 71% de toda a produção nacional de algodão. Apenas em pluma, foram produzidas 2,87 milhões de toneladas, consolidando a posição de Mato Grosso como o maior produtor do país. Os números refletem a força do setor agrícola local e a importância da cultura para a economia estadual e nacional.
Para a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Silva Vogel Lisboa, os resultados da safra 24/25 reforçam a posição de Mato Grosso como protagonista na produção agrícola e evidenciam a força do setor algodoeiro para a economia do estado.
“O crescimento da safra mostra como Mato Grosso vem se destacando cada vez mais. Temos um clima favorável, produtores que investem em tecnologia e práticas de manejo que aumentam a produtividade. Tudo isso faz com que o algodão seja um setor que não só gera muitos empregos, mas também movimenta a economia em várias áreas, do campo ao transporte e às exportações. É um resultado que reforça o papel estratégico do nosso estado na agricultura brasileira.”
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 100 municípios se inscreveram para participar do Programa de Capacitação de Bibliotecas

Mais de 100 municípios se inscreveram para participar do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso, que teve início nessa quinta-feira (2.10). Realizada pelo Instituto Saberes, a formação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) oferecida por meio do Edital Formação Técnica de Auxiliar de Bibliotecas, edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
O número de municípios inscritos representa 74% da cobertura territorial do Estado. Entre os municípios com participantes estão Juína, Novo Horizonte do Norte, Juara, Alta Floresta, Colíder, Água Boa, Canabrava do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Nobres, Alto Taquari, Barra do Garças e outros.
As atividades são direcionadas a gestores municipais de cultura, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias do Estado. Até o primeiro semestre de 2026, o programa oferece cursos gratuitos online, consultorias especializadas, imersões técnicas e eventos presenciais em Cuiabá e polos regionais.
“O programa é um importante passo no caminho do desenvolvimento do acesso ao livro e à leitura. Capacitar os gestores é garantir uma melhor atuação técnica nos municípios, proporcionando conhecimento e conexão com os debates mais recentes sobre a política do fomento à leitura”, assegurou o secretário adjunto de cultura da Secel, Jan Moura.
A aula inaugural ocorreu na quinta-feira (2), às 8h30, em formato online, para os inscritos. Na programação, além das boas vindas aos alunos, houve a exposição sobre o SNBP, bem como apresentação detalhada do programa no formato EaD, com o curso “Elaboração e Gestão de Convênios com o Poder Público”.
“Ficamos muito felizes com o alcance das adesões, teremos representação de todas as regiões e essa formação será um grande marco na caminhada de construção de Mato Grosso rumo à excelência do setor Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca”, comemora a presidente do Instituto Saberes, Lorena Boaventura.
Confira aqui os municípios confirmados no programa de capacitação
Mais informações, pelo site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br e pelos @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.
*Com informações da Assessoria
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Ribeirãozinho recebe R$ 350 mil em recurso de emenda para a Saúde
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Metas fiscais do segundo quadrimestre de 2025 são apresentadas na Assembleia Legislativa
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT instala Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher
-
CUIABÁ4 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá informa novas alterações na Av. do CPA para obras do BRT
-
CUIABÁ4 dias atrás
Prefeitura envia à Câmara projeto de ajuste fiscal para equilibrar finanças
-
POLICIAL4 dias atrás
Polícia Militar prende suspeito de abusar sexualmente de meninas em Sorriso
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
CST Projeto Panga apresenta relatório final
-
CUIABÁ3 dias atrás
Sine Cuiabá oferece 1.016 oportunidades de emprego com 346 para pessoas com nível fundamental