Teto de vidro
MP manteve sistema ‘falho’, mesmo depois de denúncia

Mesmo após falhas, o Ministério Público de Mato Grosso ainda manteve por anos um sistema individual, feito por papel avulso, para avaliar e calcular pedidos de férias dos membros. É o que revela uma das denúncias constantes no relatório circunstanciado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cartas de Crédito a que a reportagem do jornal A Gazeta teve acesso.
Trecho de uma conversa entre um consultor técnico da CPI e um denunciante foi anexado ao processo. No diálogo, o denunciante explica que o MPMT havia prometido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) que implantaria um sistema automatizado para pagar as férias atrasadas e outros direitos aos membros do TCE.
O argumento foi utilizado inclusive pelo conselheiro Luiz Carlos Pereira, em meados de 2015, quando discordou de achados técnicos de uma Representação de Natureza Interna aberta para avaliar a legalidade das cartas de crédito. Na época, técnicos do TCE encontraram uma série de fragilidades e suspeitas de ilegalidade nos pagamentos.
Na denúncia que consta na CPI, o denunciante D. G. afirma que o sistema adquirido pelo MP, o sistema Protheus/Totvs/RM não foi colocado em prática até 2017 (data da denúncia) e todos os pedidos de férias e licenças-prêmio continuavam realizados por processo individual, através de pedidos em papel avulso que depois eram digitalizados e inseridos no sistema de protocolo do MP, o Gedoc e não pelo sistema Protheus que havia sido adquirido. Segundo o denunciante, somente as férias dos servidores são solicitadas diretamente pelo sistema Protheus, conhecido internamente como Portal Vida Funcional.
Na denúncia, G. também chamou atenção para o fato de que, em 2017, o então procurador-geral de Justiça determinou o pagamento de férias dos períodos vencidos até dezembro e deferidos e programados até o mês de junho de 2017. A informação, que segundo o denunciante não foi disponibilizada no Gendoc, representou uma vantagem para os membros do MP, que foram avisados pela Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), que deveriam solicitar os pagamentos de férias vencidas logo.
“Desconheço essa legislação que autorize o pagamento ‘antecipado’ de férias (por mais de um mês) e o porquê da regulamentação no limite temporal de junho/2017, deveria ser dezembro de 2017, já que se está ‘autorizando’ gerar despesa de um ano para outro, deveria ser até o final do ano de 2017 e não só até o meio do ano”, afirmou o denunciante.
Outro lado
O Ministério Público Estadual preferiu não se manifestar sobre este trecho do relatório da CPI das Cartas de Crédito.
Fonte: Gazeta Digital


MATO GROSSO
DDoses das vacinas já estão disponíveis para retirada por Cuiabá e VG; Estado concluiu envio de remessas para o interior

Quantitativos foram definidos pela Resolução nº 27 da CIB, publicada na sexta-feira (16.04)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) já disponibilizou, na manhã deste sábado (17.04), as doses da última remessa de vacinas contra a Covid-19 para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os quantitativos foram definidos pela Resolução nº 27 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada na sexta-feira (16.04).
Neste sábado, também foi iniciada e concluída a logística de distribuição aérea das vacinas para os 14 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, de onde os municípios poderão agendar a retirada.
Até o momento, Cuiabá e Várzea Grande não agendaram a retirada das 17.670 e 6.350 doses, respectivamente, destinadas exclusivamente para estes municípios.
Fonte: Governo MT
-
GERAL7 meses atrás
Anvisa diz que pode aprovar vacina contra Covid-19 com 50% de eficácia
-
GERAL7 meses atrás
Outros anti-inflamatórios podem ser usados contra a Covid-19, diz cientista
-
DENÚNCIAS9 meses atrás
DENÚNCIA: Prefeitura de Lucas do Rio Verde descumpre determinação do TCE-MT e mantém contratação ilegal
-
GERAL7 meses atrás
Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da J&J
-
NACIONAL12 meses atrás
Itália faz 50 autópsias em mortos por covid-19 e médicos descobrem que tratamento estava sendo feito de forma errada
-
NA CAPITAL6 meses atrás
REVIRAVOLTA: Abílio desponta em 1º lugar na disputa a prefeito de Cuiabá
-
GERAL7 meses atrás
Pesquisa brasileira investiga relação entre Covid-19 e falta de vitamina D
-
DENÚNCIAS6 meses atrás
DENUNCIA: Vereador Misael Galvão é acusado de compra de votos