Saúde
Perda de olfato e paladar não são sintomas mais comum de covid em Cuiabá

Quando se fala em covid-19, muitas pessoas desconfiam que podem estar com a doença quando perdem o olfato ou o paladar. No entanto, segundo boletim epidemiológico de Cuiabá, na Capital esses não são os sintomas mais comuns entre as pessoas que testaram positivo entre os dias 14 e 27 de março.
Segundo o boletim, o sintoma mais comum é a tosse, que apareceu em 57,9% dos casos. O segundo sinal mais frequente é a febre, que ocorreu em 48,5% dos diagnósticos. O terceiro é dor de cabeça (46%).
A perda de paladar é o 5º sintoma mais comum e foi apresentado em 28,7% dos casos. Logo em seguida vem a perda de olfato, que ocorreu em 28,5% dos diagnosticados com a doença. Também foi mostrado pelo boletim que entre as pessoas que perdem o paladar, 77,3% delas também perde o olfato.
Das pessoas que testaram positivo para covid-19 no período analisado pelo boletim, 9% delas não apresentou nenhum sintoma, ou seja, são os famosos assintomáticos. Muitos deles foram atrás de atendimento médico após terem tido contato com alguém contaminado pelo vírus.
Já entre as pessoas diagnosticadas com covid-19 que precisaram de internação, 60% delas tinha alguma doença associada, isto é, uma comorbidade. Em 41,4% delas, a doença era a hipertensão arterial e 21,9% dos que tinham comorbidades já possuíam diagnóstico de diabetes.
Fonte: Gazeta Digital


MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso disponibiliza 150 vagas de home care a pacientes do interior

Nesta sexta-feira (16), o serviço foi colocado à disposição de pacientes dos Hospitais Regional de Cáceres, Rondonópolis e Sinop
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), inicia, a partir desta sexta-feira (16.04), a admissão no serviço de home care de pacientes com quadro de saúde estável que estejam em tratamento da Covid-19 nas enfermarias dos Hospitais Regionais de Cáceres, Rondonópolis e Sinop.
Na segunda-feira (12.04), a admissão de pacientes no serviço iniciou para os hospitalizados do Hospital Estadual Santa Casa e do Hospital Metropolitano. A estimativa é de que sejam atendidos aproximadamente 300 pacientes dessas cinco unidades de saúde, sendo 150 da Baixada Cuiabana, 50 da região de Cáceres, 50 de Sinop e outros 50 de Rondonópolis.
O objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD) Covid-19 é garantir a desospitalização segura, com mais saúde e bem-estar ao paciente hospitalizado que precisa passar por um tratamento paliativo contra o coronavírus, mas não necessariamente precisa continuar internado.
A supervisão da estrutura para a viabilização do atendimento é feita pela Regulação do Estado. A indicação para o tratamento em casa é realizada pelo médico que acompanha o paciente. A proposta do home care é manter a qualidade do serviço ofertado pelas unidades hospitalares do Estado na casa da pessoa assistida.
Atuarão neste serviço técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e um médico. Além disso, é disponibilizado o transporte para caso haja a necessidade de locomoção, e a supervisão dos profissionais da Regulação e dos hospitais de origem dos pacientes.
Fonte: Governo MT
-
GERAL7 meses atrás
Anvisa diz que pode aprovar vacina contra Covid-19 com 50% de eficácia
-
GERAL7 meses atrás
Outros anti-inflamatórios podem ser usados contra a Covid-19, diz cientista
-
DENÚNCIAS9 meses atrás
DENÚNCIA: Prefeitura de Lucas do Rio Verde descumpre determinação do TCE-MT e mantém contratação ilegal
-
GERAL7 meses atrás
Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da J&J
-
NACIONAL12 meses atrás
Itália faz 50 autópsias em mortos por covid-19 e médicos descobrem que tratamento estava sendo feito de forma errada
-
NA CAPITAL6 meses atrás
REVIRAVOLTA: Abílio desponta em 1º lugar na disputa a prefeito de Cuiabá
-
GERAL7 meses atrás
Pesquisa brasileira investiga relação entre Covid-19 e falta de vitamina D
-
DENÚNCIAS6 meses atrás
DENUNCIA: Vereador Misael Galvão é acusado de compra de votos