Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MATO GROSSO

Seduc abre 3ª Convenção Gestão Escolar Conectada com foco em excelência e melhoria da aprendizagem

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae-MT, realiza em Chapada dos Guimarães a 3ª Convenção de Gestão Escolar Conectada. A abertura ocorreu na tarde deste domingo (26.4), com a participação de servidores do Órgão Central, das 12 Diretorias Regionais de Educação (DREs), da Diretoria Metropolitana de Educação (DME) e de equipes de apoio, de diretores escolares, de coordenadores pedagógicos e de secretários.

A exemplo das edições anteriores, a formação tem como foco o alinhamento das ações que chegam às escolas, a organização dos fluxos de trabalho e o fortalecimento da gestão como parte da rotina pedagógica.

A proposta avança nas práticas de preparação das equipes para atuar cada vez mais de forma integrada, além de promover mais clareza sobre responsabilidades, prazos e encaminhamentos.

Durante a programação, os participantes vão trabalhar os fundamentos do MEG Educação – Modelo de Excelência em Gestão –, e a metodologia PDCA, que orienta o planejamento, a execução, a verificação dos resultados e a correção de rotas. As duas ferramentas serão usadas na análise de dados e na construção dos planos de melhoria das 630 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Leia Também:  Cepesca define novas regras para pescador profissional descaracterizar o peixe abotoado

A convenção também trata de temas ligados ao funcionamento das unidades escolares, como gestão escolar e pedagógica, limpeza e organização dos ambientes, alimentação e nutrição escolar, manutenção e conservação da infraestrutura, patrimônio mobiliário e imobiliário, além da sensibilização e contextualização sobre escolas indígenas.

Para a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, a gestão escolar precisa continuar funcionando como apoio direto ao trabalho pedagógico nas escolas.

“Com a escola organizando seus processos, acompanhando seus resultados e cuidando melhor dos seus espaços, o professor ganha mais condições de ensinar e o estudante encontra um ambiente mais preparado para aprender. A gestão não está separada da sala de aula. Ela sustenta o trabalho que acontece todos os dias dentro da escola”, afirmou Flávia.

A expectativa da secretária de Educação é que os planos de melhoria construídos durante a formação ajudem as equipes a tomar decisões com base em resultados e nas necessidades concretas das escolas.

A superintendente do Sebrae-MT, Lédia Brun, destacou que a parceria com a Seduc contribui para a evolução dos processos de gestão na rede estadual.

“A gestão empreendedora ajuda as equipes a olhar para os processos com mais atenção, identificar gargalos e buscar soluções possíveis dentro da realidade de cada escola. Quando esse trabalho é bem conduzido, ele melhora o uso dos recursos, organiza a rotina e fortalece a entrega para a comunidade escolar”, disse Lédia.

Leia Também:  Faissal propões criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária

O secretário da Escola Estadual Cívico-Militar Ernady Baracat, em Várzea Grande, é um dos participantes. Na avaliação dele, um evento dessa dimensão, com a presença dos gestores da rede, é importante para alinhar expectativas, procedimentos e formas de trabalho.

“Para nós, que estamos participando, é uma oportunidade muito enriquecedora. Acredito que essa troca vai contribuir para fortalecer a educação pública e trazer bons resultados para as escolas da rede”, disse ele.

“É uma capacitação muito importante para todos nós, servidores públicos, porque traz orientações que ajudam no dia a dia da escola e fortalecem o trabalho de apoio às equipes. Esse aprendizado contribui diretamente para melhorar a nossa atuação”, completou a secretária da Escola Estadual Cezina Antônia Botelho, que fica no Distrito de Baús, em Acorizal.

A programação segue até quinta-feira (30).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Setasc promove reunião estratégica e fortalece plano de ação de combate ao trabalho infantil em MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, nesta terça-feira (12.5), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI-MT), em Cuiabá, reforçando o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção de crianças e adolescentes e o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

A reunião teve como foco a discussão do diagnóstico estadual sobre o trabalho infantil, com o objetivo de construir e alinhar o plano de ação da rede de proteção para a prevenção e a erradicação da prática em Mato Grosso. O encontro reuniu representantes da Justiça do Trabalho, Ministério Público, universidades, órgãos estaduais e instituições parceiras.

A secretária adjunta de Assistência Social da Setasc, Miranir Januário, ressaltou a importância da atuação conjunta entre as instituições para fortalecer a rede de proteção no Estado.

“O combate ao trabalho infantil exige união, compromisso e atuação permanente da rede de proteção. Este fórum é fundamental para fortalecer políticas públicas, alinhar ações e ampliar o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Durante a reunião, foram debatidas pautas como a ampliação da representação do fórum, o lançamento estadual da campanha Faça Bonito, as mobilizações do 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, além do andamento do diagnóstico estadual sobre o tema e do cronograma de ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Leia Também:  Dono de comércio que vendia cigarros eletrônicos em frente a escola é preso em Cuiabá
Foto: João Reis

A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Dra. Fabiana Rosa, falou sobre a necessidade de uma atuação integrada diante da complexidade dos casos registrados na capital.

“Os desafios do trabalho infantil em Cuiabá são intensos e muito complexos. É na Promotoria da Infância que os casos reais aparecem diariamente, exigindo de toda a rede um olhar atento, sensível e articulado para garantir proteção às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Representando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as professoras Irenilda Oliveira e Rutileia Aguiar enfatizaram a importância do novo diagnóstico estadual para subsidiar políticas públicas mais efetivas.

“O diagnóstico permitirá uma análise mais aprofundada sobre onde o trabalho infantil acontece, quais são os principais fatores envolvidos e como podemos fortalecer as políticas públicas para enfrentá-lo de forma mais eficiente”, pontuaram.

A reunião também abordou o fortalecimento da aprendizagem profissional como alternativa ao trabalho precoce, além da integração entre saúde, assistência social e órgãos de fiscalização para ampliar o monitoramento dos casos e o suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Cepesca define novas regras para pescador profissional descaracterizar o peixe abotoado

Participaram ainda representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso (CETRAP), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDECA), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDH), equipes técnicas da assistência social da Setasc e demais instituições integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA