MATO GROSSO

Segunda aeronave entra em operação para fortalecer combate aos incêndios no Pantanal

Publicados

em


Mais um avião modelo Air Tractor AT-502B chegou em Poconé (a 104 km de Cuiabá) no final da tarde desta terça-feira (10.08), para fortalecer os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) no combate aos focos de incêndio que permanecem ativos no Pantanal mato-grossense.

Essa aeronave possui capacidade para transportar 1.800 litros d’água que serão lançados em pontos estratégicos, já mapeados pelas equipes que atuam em solo desde o sábado (07.08) para apagar o fogo.  Agora, são dois aviões sobrevoando a região atingida pela queimada, com capacidade total de 4.900 litros de água. Os aviões são abastecidos com um caminhão pipa que capta água do Rio Pixaim.

A Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil contratou o transporte aéreo com recursos disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso.

Segundo o Comandante da Regional I, tenente coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, embora este seja o primeiro incêndio de grandes proporções, apenas 0,27% do pantanal mato-grossense foi queimando, uma área considerada baixa. “Porém, requer muita atenção para que o fogo seja contido, nossas equipes trabalham com este propósito”.  Imagens via satélite, mostram que cerca de 1.500 hectares foram queimados. 

Leia Também:  Batalhão Rotam homenageia autoridades com medalha ‘Mérito Tático Policial’

Nesta ação, além das guarnições do CBMMT, equipes de brigadistas também estão integrados para realizar o combate. Somam esforços na ação dois maquinários (tratores) enviados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), dois caminhões-pipas enviados pela empresa Águas Cuiabá e Sesc Pantanal.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governador: “Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo”

Publicados

em


Durante o fórum “Mato Grosso Um Gigante do Brasil”, o governador Mauro Mendes falou das perspectivas do estado para os próximos anos e afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso tem alavancado o setor econômico e social.

A abertura do fórum ocorreu na noite de sexta-feira (26.11) e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de políticos mato-grossenses e empresários de todo o país.

“Hoje o Estado tem um relevante papel no agronegócio brasileiro. Mas podemos crescer muito mais. Nos próximos 10 anos a demanda mundial de alimentos vai crescer em torno de 20%. Só o brasil pode crescer isso em produção. E dentro do Brasil, só Mato Grosso tem capacidade para dobrar sua produção”, relatou.

A exigência global pela compra de produtos com origem sustentável foi destacada pelo governador, ao mencionar que Mato Grosso tem uma das metas mais ousadas de redução de carbono, que é a de neutralizar as emissões até 2035.

Leia Também:  Operação apreende materiais de pesca irregular no Vale do Juruena e destina pescado a indígenas

“Quando eu falo que Mato Grosso pode dobrar sua produção, considero essa exigência do mercado internacional pela sustentabilidade. A ampla maioria dos produtores já tem ciência disso e respeita a legislação. E mais: hoje nosso estado pode expandir muito a produção sem precisar de desmate ilegal”, afirmou.

Outro fator que tem tornado a economia mato-grossense mais competitiva, conforme Mauro Mendes, é a melhoria da logística, que ocorre por meio dos fortes investimentos do Governo do Estado por meio do programa Mais MT.

“Vamos terminar 2022 com mais de 2500 km de asfalto novo, em todas as regiões. Milhares de pontes de concreto e de aduelas substituindo balsas e pontes precárias de madeira. Asfalto restaurado são outros milhares de km. E também autorizamos a Ferrovia Estadual, outro marco inédito no país”.

“Ao longo das décadas conseguimos construir, mesmo longe dos portos, o agronegócio mais competitivo do mundo. Superamos essa dificuldade. Se com logística desfavorável, Mato Grosso chegou onde chegou, imagina agora com esses fortes investimentos do Governo”, destacou.

Leia Também:  Mais de 14 mil aposentados estaduais podem ter o pagamento suspenso por não atualizar dados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, endossou a fala e afirmou que Mato Grosso tem dado exemplo de competitividade econômica.

“Quando eu vejo o governador falar do que foi feito em Mato Grosso, tenho certeza que os frutos serão colhidos no futuro em termos de produtividade, em avanço para a população. O Mato Grosso na sua importância agroindustrial é um exemplo para o Brasil”, pontuou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA