MATO GROSSO
Sejus atualiza normativa que regulamenta assistência material em unidades prisionais de MT
A Secretaria de Estado de Justiça atualizou as normas de assistência material no Sistema Penitenciário de Mato Grosso por meio da Instrução Normativa 25/2025, que enumera os itens de fornecimento obrigatório pelo Estado e a quantidade distribuída aos reeducandos do regime fechado. Confira aqui.
Os itens de limpeza e higiene pessoal de fornecimento estatal são entregues a cada 15 dias, conforme cronograma e quantidades estabelecidas na normativa e leva em consideração os padrões vigentes constitucionais e de acordo com resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
A assistência material compreende o fornecimento de itens de vestuário e calçados adequados às condições climáticas e ao ambiente prisional, itens de cama e banho, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza destinados à manutenção das áreas comuns e celas e alimentação preparada, fornecida por empresa contratada pelo Estado, obedecendo aos parâmetros da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Instrução Normativa estabelece ainda que, de forma excepcional, a assistência material de itens de higiene, cama, banho, vestuário e de limpeza seja prestada por familiares de reeducandos, desde que obedeça aos critérios estabelecidos, como descrição, tamanho, tipo de material, quantidades e periodicidade.
“A assistência material prestada por familiares terá caráter complementar e para, exclusivamente, suprir eventuais necessidades não atendidas pelo fornecimento regular do Estado”, cita trecho do documento, acrescentando que a entrega de materiais por familiares deve seguir princípios como isonomia e condições igualitárias de acesso, sem comprometer a ordem, disciplina e integridade do ambiente prisional.
Além disso, a entrega deve passar por controle e fiscalização, registro, vistoria e rastreamento dos materiais recebidos, prevenindo irregularidades e ilícitos.
A secretária adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito, explica que ao ingressar no Sistema Penitenciário, todo homem e mulher privados de liberdade recebem um kit com itens de vestuário, cama, banho e de higiene pessoal, composto por: colchão, par de sandálias, escovas de dente, creme dental, sabonetes, aparelhos de barbear, papel higiênico e absorvente íntimo. “No caso dos itens de higiene, as entregas são realizadas quinzenalmente”, explica a secretária.
Para a limpeza coletiva do ambiente prisional, em cada cela é entregue um kit contendo detergentes, desinfetantes, água sanitária, sabão em barra, sabão em pó, rodo, vassoura, pano de limpeza, baldes e sacos de lixo.
Já em relação aos itens individuais para entrega pela família, que não são de obrigação de fornecimento pelo Estado, é permitida a entrada de desodorante, shampoo, condicionador, hidratante corporal cobertor, travesseiro, roupas íntimas, conjunto de moletom, desde que obedecidos o tipo de embalagem e de material, quantidade e frequência conforme descriminado na Instrução Normativa. A reposição dos itens de cama e de alimentação é feita conforme o desgaste natural dos objetos.
Todas as entregas de materiais são registradas pelas unidades prisionais e os reeducandos devem assinar um termo de recebimento.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Cavalaria da PM apreende adolescente com porções de drogas em Cuiabá
Policiais militares do Batalhão da Cavalaria de Cuiabá apreenderam um adolescente, de 16 anos, por tráfico de drogas, na tarde desta terça-feira (28.10), na Capital. Com o menor infrator, foram encontradas 17 porções de maconha e uma quantia de R$ 60,00 em dinheiro.
Em patrulhamento, a equipe policial flagrou um adolescente em atitude suspeita no bairro São Carlos, na região do Coxipó da Ponte, que tentou fugir ao ver a presença dos militares.
Durante a abordagem, foi encontrado com o adolescente um pote com 17 porções de maconha e uma quantia em dinheiro, além de material para preparo das drogas. Questionado sobre os entorpecentes, ele confirmou ser de sua propriedade e que estava sozinho no local.
Diante do flagrante, o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProjeto de Paulo Araújo propõe QR Code obrigatório em bebidas alcoólicas para garantir autenticidade e segurança ao consumidor
-
Agronegócio5 dias atrásMercado Brasileiro de Trigo Mantém Negociações Lentas com Foco na Colheita e no Congresso da Abitrigo
-
TCE MT5 dias atrásInovação e integridade: procurador-geral de Contas lança livro sobre Compliance Inteligente nas Contratações Públicas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásGiullia Buscacio usa look deslumbrante em première de Os Donos do Jogo: ‘PERFEIÇÃO’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCarolina Dieckmann renova bronzeado e faz brincadeira com fala de ‘Vale Tudo’: ‘Lastro’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas
-
TRE5 dias atrásPosto Eleitoral de Porto Estrela atenderá em horário estendido neste fim de semana e feriado


