MATO GROSSO

Várzea Grande será sede da XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) dará início nesta terça-feira (19.10) a XVIII Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura será realizada às 8h, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), e segue até o próximo dia 21 de outubro, podendo ser acompanhada de forma presencial ou também pelo endereço – www.tecmt.com.br.

O evento é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a Semana tem como foco principal a popularização das áreas junto à sociedade. 

A abertura contará com a presença do secretário da SECITECI, Nilton Borgato, da coordenadora-geral de Popularização do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Silvana Copceski, como também a presença de reitores, professores, alunos, empresas, gestores municipais, secretários, pesquisadores, entre outros participantes.

Na parceria, cada estado assume a coordenação local do evento, articulando estratégias eficientes para a aproximação do público alvo, instituições de ensino, alunos, gestores públicos e outros setores com potencial para agregar e difundir a ciência. O espaço também é utilizado para a divulgação cientifica de novos projetos, com linguagem acessível e o estimulo necessário para que toda a sociedade desperte o interesse pela ciência, reconhecendo inclusive, no cotidiano, a aplicação prática de soluções geradas para atender a população.

Leia Também:  Sema lamenta falecimento de servidor federal Gaspar Rocha e destaca trabalho pelo meio ambiente

Outro ponto estratégico é a divulgação da contribuição dada pela ciência e tecnologia na redução das desigualdades sociais, no combate à pandemia da COVID-19, e sobre o impacto das novas tecnologias na promoção da qualidade de vida da população.  

O evento também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” (Carreta da Ciência), Maratona Teen, Hackathon SECITECI, Show de Ciência, Palestras, Jogos, Desafios, Oficinas, Vídeos Científicos, Exposição de Projetos selecionados da XIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.

A XVIII Semana Nacional é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), e a participação de parceiros como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (SECEL), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretarias Municipais de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Instituto FARMUN.

Leia Também:  SP: 3,8 milhões de veículos circularam por rodovias na semana do Natal
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Quarta-feira (19): Mato Grosso registra 585.967 casos e 14.158 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (19.01), 585.967 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.158 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 3.594 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 585.967 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 18.510 estão em isolamento domiciliar e 552.498 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 131 internações em UTIs públicas e 147 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 69,31% para UTIs adulto e em 30% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (116.406), Várzea Grande (42.941), Rondonópolis (39.303), Sinop (27.865), Tangará da Serra (19.357), Sorriso (18.713), Lucas do Rio Verde (16.474), Primavera do Leste (15.901), Cáceres (13.009) e Alta Floresta (11.946).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Colegiado define distribuição de 181.130 doses de vacinas contra a Covid-19

Sistemas instáveis

Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde ocorrida nas últimas semanas, não foi possível atualizar os dados do Ranking da Vacinação em Mato Grosso e o número de casos e óbitos da Covid-19 no País. Os dados serão atualizados e divulgados assim que forem restabelecidos o acesso da SES aos sistemas do Governo Federal.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Sema lamenta falecimento de servidor federal Gaspar Rocha e destaca trabalho pelo meio ambiente

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA