NACIONAL
“Clube do carimbo”: MP identifica grupo que transmitia HIV intencionalmente


O Ministério Público de São Paulo cumpriu mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (7), contra grupos que atuavam em São Paulo e no Rio de Janeiro para disseminar o vírus HIV de maneira intencional.
A investigação foi iniciada após uma suposta vítima denunciar a existência do grupo no WhatsApp. Com 126 membros, o grupo era denominado “Clube do carimbo” , segundo informações do G1.
Segundo os promotores, na maioria das vezes, os integrantes contaminavam pessoas tendo relações sexuais sem preservativo e omitindo que eram portadores do vírus. Em outras ocasiões, os preservativos eram danificados antes do ato.
O sigilo telemático foi autorizado pela Justiça e os promotores chegaram aos envolvidos. Há indícios de que membros do grupo atuem, também, em Minas Gerais e Pernambuco. Os celulares apreendidos na operação serão periciados para que a investigação prossiga.


NACIONAL
Covid-19 no Brasil é como “Chernobyl ou Fukushima”, diz Miguel Nicolelis


Miguel Nicolelis , neurocientista e professor da Universidade de Duke, comparou a situação da pandemia de covid-19 no Brasil a históricos acidentes nucleares como os ocorridos em 1986 em Chernobyl , na Ucrânia; e em 2011 em Fukushima , no Japão. As declarações foram realizadas em entrevista à BBC .
“Quando alguém me pede para traçar uma metáfora , digo que, para mim, é como Chernobyl ou Fukushima. Um reator nuclear, mas biológico , que está fora de controle numa reação em cadeia”, avalia Nicolelis.
O cientista argumenta que seu comparativo baseia-se em três pontos: “a falta de liderança governamental, a ignorância [do governo] e a confiança em notícias falsas junto ao negacionismo científico”.
Miguel pondera que esta situação não é culpa dos brasileiros, já que o povo deseja sair desta situação e é fundamental que o mundo entenda este ponto. Em sua avaliação, a principal causa para esta catástrofe é a falta de uma estratégia governamental clara e direcionada para o combate à pandemia. “[O presidente] fez campanha contra qualquer medida de isolamento social, se opôs as máscaras e negou a gravidade desde o início”.
Ao falar sobre a saúde no Brasil, o professor argumenta que, embora o país apresente um bom sistema público, “o governo nunca aproveitou para financiá-lo e fortalecê-lo significativamente nesta crise”, e por consequência “estamos no meio de um colapso de saúde nacional, algo que nunca havia acontecido na história “.
Nicolelis avalia que esta “é a razão pela qual temos tantos casos e tantas mutações ocorrendo simultaneamente no Brasil”. A Fiocruz , em levantamento recente, declarou que foram detectadas 92 variantes da covid-19 em solo brasileiro , incluindo a P1.
Ainda segundo o cientista, “o mundo sofrerá as consequências” já que há “centenas de milhares de casos todos os dias, depois haverá novas variantes que surgirão e se espalharão pela América do Sul, América Latina e ao mundo todo dentro de semanas”.
A condução brasileira no combate a pandemia de covid-19 já deixou mais de 370 mil mortes em pouco mais de um ano. Hoje, o país representa 25% dos novos casos de óbitos mundiais.
-
GERAL7 meses atrás
Anvisa diz que pode aprovar vacina contra Covid-19 com 50% de eficácia
-
GERAL7 meses atrás
Outros anti-inflamatórios podem ser usados contra a Covid-19, diz cientista
-
DENÚNCIAS9 meses atrás
DENÚNCIA: Prefeitura de Lucas do Rio Verde descumpre determinação do TCE-MT e mantém contratação ilegal
-
GERAL7 meses atrás
Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da J&J
-
NACIONAL12 meses atrás
Itália faz 50 autópsias em mortos por covid-19 e médicos descobrem que tratamento estava sendo feito de forma errada
-
NA CAPITAL6 meses atrás
REVIRAVOLTA: Abílio desponta em 1º lugar na disputa a prefeito de Cuiabá
-
GERAL7 meses atrás
Pesquisa brasileira investiga relação entre Covid-19 e falta de vitamina D
-
DENÚNCIAS6 meses atrás
DENUNCIA: Vereador Misael Galvão é acusado de compra de votos