NACIONAL
USP: primeira fase da Fuvest 2024 acontece neste domingo (19)


Neste domingo (19), acontece a primeira fase da Fuvest, o vestibular 2024 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). A prova será realizada em cidades da região metropolitana, no interior e litoral. De acordo com a instituição, farão o exame 99.573 candidatos e 10.826 treineiros — isto é, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. No total, são esperadas 110.399 pessoas.
Os inscritos podem acessar o local de prova na área do cadidato, no site da Fuvest, informando o e-mail ou CPF e a senha. A lista completa com todos os locais de prova e com os endereços está disponível aqui.
Os portões irão abrir a partir das 12h deste domingo e fecharão pontualmente às 13h. A Fuvest recomenda que os candidatos cheguem com antecedência e, preferencialmente, visitem antes a escola para conhecer o trajeto.
A prova de hoje é composta por 90 questões de múltipla escolha das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
O exame tem cinco horas de duração e, nesse tempo, o estudante também deve se planejar para passar as respostas para o gabarito e para o rascunho, já que não é permitido deixar o local com a folha de prova e de respostas. A saída será liberada a partir das 16h.
📚 O que levar?
Obrigatório
- Documento de identidade original;
- Caneta de tinta azul ou preta.
Opcional
- Lápis para rascunho;
- Borracha;
- Apontador;
- Régua transparente;
- Água;
- Máscara de proteção contra a Covid-19 — caso utilizada, deverá ser retirada no momento do reconhecimento facial;
- Alimentos leves.
❌ O que é proibido levar?
Não é permitido usar ou manipular aparelhos celulares, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico em qualquer área do prédio. Relógios (mesmo dos de ponteiro) também são proibidos.
A Fuvest vai informar aos candidatos o tempo restante para o final do exame.
Próximas datas
A lista com os nomes dos aprovados na segunda fase será divulgada em 1º de dezembro e a segunda fase está prevista para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro, mas os locais de prova desta etapa ainda estão sujeitos a alteração, então pode ser que não seja o mesmo da primeira fase.
Já as provas de competência específica, acontecem entre 11 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.
Fonte: Nacional


GERAL
Morre o médico e indigenista Oswaldo Cid, defensor da saúde dos povos tradicionais

O médico e indigenista Oswaldo Cid Nunes da Cunha faleceu nesta quinta-feira (07.12), aos 76 anos, vítima de câncer de pâncreas. Ele era irmão do marqueteiro Mauro Cid. O velório será na sexta-feira (08.12), entre as 7h e 10h, na Funerária Santa Rita.
Oswaldo Cid dedicou sua vida à saúde dos povos tradicionais, especialmente dos indígenas. Ele atuou no Acre, onde após ser afastado das suas funções durante o regime militar, gerou protesto de todas as nações indígenas atendidas, com a ocupação da sede do órgão, fato amplamente noticiado na altura. O mesmo ocorreu em Brasília. Ele foi afastado da chefia do Departamento de Saúde da Funai por combater de forma veemente a transferência da saúde indígena para a Funasa. Com isso, perdeu o cargo.
Ele também foi um incentivador da pesquisa científica e acadêmica, abrindo as portas de sua fazenda em Poconé para estudos sobre o Pantanal.
Oswaldo sempre será lembrado como um homem à frente de seu tempo, que tratou a saúde indígena como um sacerdócio e combateu as tentativas de transferência da responsabilidade para a Funasa.
Sua morte deixa uma lacuna impossível de ser preenchida no campo da saúde e da defesa dos direitos dos povos tradicionais.
Ele deixa quatro filhos.
-
CUIABÁ7 dias atrás
Bairro do Baú: da tradição à legalidade
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Deputado Fábio Garcia, divulga nota sobre volta ao congresso
-
NACIONAL3 dias atrás
Electrolux e outras 19 marcas vão patrocinar o BBB24
-
MATO GROSSO5 dias atrás
O ex-governador Pedro Taques, não poupou críticas ao governador Mauro Mendes, após entrevista polêmica.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Dilmar diz que fica no UB, e que situação partidária com governador foi resolvido, e que Botelho deve concorrer à prefeitura.
-
CUIABÁ7 dias atrás
Johnny Everson articula aprovação de PL que institui a Semana dos Quintais de Siriri e Cururu
-
CIDADES7 dias atrás
SBOT-MT é parceira do Projeto Pé na Estrada, que operou 42 pessoas em Cuiabá
-
CUIABÁ3 dias atrás
Encontro do PT define Lúdio como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá