POLÍCIA FEDERAL
PF e CGU combatem desvio de recursos públicos nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas
Salvador/BA. A Polícia Federal e a CGU deflagraram, nesta quinta-feira (5/12), a Operação Rumo e a Operação Prumo, que apuram irregularidades em procedimentos licitatórios e favorecimento de empresa nas contratações para prestação de serviços de transporte escolar e locação de veículos dos municípios de Euclides da Cunha/BA e Umburanas/BA.
As investigações permitiram identificar negociatas entre representantes de pessoas jurídicas e agentes públicos com o intuito de manipular procedimentos licitatórios, direcionando-os para uma empresa vinculada à organização criminosa.
As irregularidades praticadas consistiram na simulação da cotação de preços para formação de valor de referência superestimado, inclusão de cláusulas restritivas da competitividade, contratação de empresa sem a devida capacidade técnica e a realização de ajustes nos editais para melhor se adequar aos interesses da empresa que se sagrou vencedora.
As manobras citadas visavam ao desvio de recursos públicos, os quais eram utilizados para pagamentos indevidos a agentes municipais, dentre os quais os respectivos prefeitos dos municípios-alvo. Para tanto, a organização criminosa fazia uso de ardis, a exemplo de depósitos em contas de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreio dos beneficiários finais e dissimular o peculato.
Diligências
As Operações Rumo e Prumo consistem no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Euclides da Cunha/BA, Umburanas/BA, Salvador/BA, Jaguarari/BA, Jacobina/BA e Petrolina/PE. O trabalho conta com a participação de 11 servidores da CGU e de cerca de 65 policiais federais.
Foi determinada ainda pelo juízo competente o sequestro de cerca de R$ 9 milhões, auferidos pela organização criminosa com a prática dos crimes investigados.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Contato: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF executa extradição de uruguaio procurado pelo crime de roubo
Santana do Livramento/RS. A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, nesta terça-feira (21/01), um uruguaio procurado pela Vara Judicial de Quaraí/RS, para responder pelo crime de roubo.
Ele foi preso no Uruguai após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol.
Desde então, permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição. O preso foi entregue pela Interpol à Polícia Federal na fronteira entre Rivera/UY e Santana do Livramento/RS, sendo após encaminhado ao Presídio Estadual de Quaraí/RS.
O fato criminoso aconteceu em 2023, no município de Quaraí/RS, quando o indivíduo, utilizando-se de uma motocicleta, ameaçou uma vítima com faca, exigindo a entrega de seus pertences pessoais. Ainda em 2023, no mesmo município, assaltou um comércio.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLICIAL6 dias atrás
Operação cumpre prisões e buscas contra mandantes e executores de ataques à casa e escritório de advogado
-
POLICIAL6 dias atrás
Jovem investigado por homicídio em Alto Paraguai é preso no interior de SP
-
TRE6 dias atrás
Débitos com a Justiça Eleitoral podem ser quitados via Pix e cartão
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu
-
CUIABÁ6 dias atrás
Nuun Garden toma medidas enérgicas após incidente: agressor banido e imagens entregues à polícia
-
Agronegócio4 dias atrás
Produção de Cana-de-Açúcar no Centro-Sul do Brasil Atinge Terceira Melhor Marca e Traz Otimismo para 2025
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva
-
POLICIAL3 dias atrás
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza