POLÍCIA FEDERAL

PF faz operação contra fraudes junto ao INSS

Publicados

em

Brasília/DF. Na manhã desta quinta-feira (6/2), a Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária, deflagrou a Operação Melhor Idade – Segunda Fase, que investiga um amplo esquema de fraudes envolvendo benefícios assistenciais destinados a idosos.

As diligências resultaram na identificação de uma organização criminosa estruturada em diferentes níveis, responsável por falsificar documentos públicos, abrir contas bancárias, obter benefícios de forma indevida, além de realizar empréstimos consignados utilizando dados de “idosos de aluguel”.

Para realizar a fraude, os “idosos de aluguel” emprestavam suas características biométricas (impressões digitais e fotos) para dar aparência de legitimidade a essas identidades falsas. Alguns chegaram a figurar em mais de 30 identidades.

Considerando a gravidade dos fatos e prejuízo causado, a Justiça Federal decretou diversas medidas cautelares, incluindo mandados de busca e apreensão, cancelamento de CPFs, bloqueio de contas bancárias, suspensão de benefícios irregulares, sequestro de bens e, em alguns casos, prisão.

As medidas foram cumpridas em 23/1/2024. Três investigados foram presos na ocasião, além da apreensão de celulares, mídias documentos falsos, cartões de benefícios, extratos bancários e anotações que reforçam as provas já coletadas.

Leia Também:  PF e BPFron apreendem cerca de 1.200 caixas de cigarros contrabandeados

A análise dos bens apreendidos indicou a aquisição de bens e movimentações financeiras incompatíveis com a renda dos investigados, com indícios de lavagem de capitais. Também foi possível identificar novos benefícios fraudados e outros atores envolvidos no esquema.

Contudo, mesmo após as medidas iniciais, constatou-se que o grupo prosseguiu com novos saques de benefícios irregulares, indicando a amplitude da estrutura e a necessidade de reforço das investigações e medidas de contenção.

Assim, na manhã desta quinta-feira, novos mandados foram cumpridos em desfavor de 16 novos investigados, nos estados do Piauí, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Foram identificados, até o momento, 21 “idosos de aluguel”, que tiraram cerca de 285 CPFs e Títulos Eleitorais com as identidades falsas. Com estes documentos falsos, contendo dados biográficos falsos, mas ostentando biometria (face e digital) dos “idosos de aluguel”, o grupo criminoso conseguiu abrir contas bancárias, ingressar no Cadastro Único do Governo Federal e obter aproximadamente 259 Benefícios de Prestação Continuada ao Idoso, que paga um salário mínimo por mês.

Leia Também:  PF prende dois homens por migração ilegal em Boa Vista/RR

Além disso, usando a margem consignável deste benefício, os fraudadores solicitaram diversos empréstimos consignados.

No total, calcula-se que as fraudes causaram prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos. A ação evitou o prejuízo de R$ 35 milhões, considerando os valores que seriam pagos caso o esquema não fosse interrompido.

Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal
Contato: (61) 2024-7557
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF e PM/PR apreendem embarcação com cigarros contrabandeados em São Miguel do Iguaçu/PR

Publicados

em

Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais e militares apreenderam, na madrugada desta terça-feira (18/3), uma embarcação que realizava o transporte de caixas de cigarros estrangeiros, do Paraguai para o Brasil, após a tentativa de fuga na região do município de São Miguel do Iguaçu.

Os policiais realizavam o patrulhamento do lago de Itaipu, quando avistaram uma embarcação fazendo a travessia com diversos volumes em seu interior. Ao perceber a aproximação da equipe policial para a realização da abordagem, o condutor fugiu até projetar o barco na margem do lago e fugir pela mata local.

Os policiais encontraram o barco com 30 caixas de cigarros, de origem estrangeira, envoltos por sacos plásticos pretos, que foram levados para a Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz

 

Canal para Denúncia
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PF investiga falso policial federal que aplicava golpes contra estrangeiros
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA