POLÍCIA FEDERAL
PF faz operação contra fraudes junto ao INSS

Brasília/DF. Na manhã desta quinta-feira (6/2), a Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária, deflagrou a Operação Melhor Idade – Segunda Fase, que investiga um amplo esquema de fraudes envolvendo benefícios assistenciais destinados a idosos.
As diligências resultaram na identificação de uma organização criminosa estruturada em diferentes níveis, responsável por falsificar documentos públicos, abrir contas bancárias, obter benefícios de forma indevida, além de realizar empréstimos consignados utilizando dados de “idosos de aluguel”.
Para realizar a fraude, os “idosos de aluguel” emprestavam suas características biométricas (impressões digitais e fotos) para dar aparência de legitimidade a essas identidades falsas. Alguns chegaram a figurar em mais de 30 identidades.
Considerando a gravidade dos fatos e prejuízo causado, a Justiça Federal decretou diversas medidas cautelares, incluindo mandados de busca e apreensão, cancelamento de CPFs, bloqueio de contas bancárias, suspensão de benefícios irregulares, sequestro de bens e, em alguns casos, prisão.
As medidas foram cumpridas em 23/1/2024. Três investigados foram presos na ocasião, além da apreensão de celulares, mídias documentos falsos, cartões de benefícios, extratos bancários e anotações que reforçam as provas já coletadas.
A análise dos bens apreendidos indicou a aquisição de bens e movimentações financeiras incompatíveis com a renda dos investigados, com indícios de lavagem de capitais. Também foi possível identificar novos benefícios fraudados e outros atores envolvidos no esquema.
Contudo, mesmo após as medidas iniciais, constatou-se que o grupo prosseguiu com novos saques de benefícios irregulares, indicando a amplitude da estrutura e a necessidade de reforço das investigações e medidas de contenção.
Assim, na manhã desta quinta-feira, novos mandados foram cumpridos em desfavor de 16 novos investigados, nos estados do Piauí, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Foram identificados, até o momento, 21 “idosos de aluguel”, que tiraram cerca de 285 CPFs e Títulos Eleitorais com as identidades falsas. Com estes documentos falsos, contendo dados biográficos falsos, mas ostentando biometria (face e digital) dos “idosos de aluguel”, o grupo criminoso conseguiu abrir contas bancárias, ingressar no Cadastro Único do Governo Federal e obter aproximadamente 259 Benefícios de Prestação Continuada ao Idoso, que paga um salário mínimo por mês.
Além disso, usando a margem consignável deste benefício, os fraudadores solicitaram diversos empréstimos consignados.
No total, calcula-se que as fraudes causaram prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos. A ação evitou o prejuízo de R$ 35 milhões, considerando os valores que seriam pagos caso o esquema não fosse interrompido.
Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal
Contato: (61) 2024-7557
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal


POLÍCIA FEDERAL
PF e PM/PR apreendem embarcação com cigarros contrabandeados em São Miguel do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais e militares apreenderam, na madrugada desta terça-feira (18/3), uma embarcação que realizava o transporte de caixas de cigarros estrangeiros, do Paraguai para o Brasil, após a tentativa de fuga na região do município de São Miguel do Iguaçu.
Os policiais realizavam o patrulhamento do lago de Itaipu, quando avistaram uma embarcação fazendo a travessia com diversos volumes em seu interior. Ao perceber a aproximação da equipe policial para a realização da abordagem, o condutor fugiu até projetar o barco na margem do lago e fugir pela mata local.
Os policiais encontraram o barco com 30 caixas de cigarros, de origem estrangeira, envoltos por sacos plásticos pretos, que foram levados para a Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz
Canal para Denúncia
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
ARTIGOS5 dias atrás
O moribundo Rio Cuiabá
-
ARTIGOS4 dias atrás
ARTIGO – Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Presidente da ALMT reúne secretariado e reafirma compromisso com o fortalecimento da instituição
-
TCE MT5 dias atrás
Regras de conduta e ética nas compras governamentais, desafios e fiscalização são temas do Ouvidoria Day que TCE-MT realizará dia 20
-
TCE MT6 dias atrás
TCE-MT recomenda que Estado e municípios fortaleçam combate à Dengue e Chikungunya
-
POLICIAL4 dias atrás
Carreta Cinema Rodoviário da PRF chega pela primeira vez a Barra do Garças-MT para a Semana de Segurança no Trânsito
-
POLICIAL4 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação para apurar venda de acesso à internet em presídio de Pontes e Lacerda
-
TRE6 dias atrás
Desafios da mulher contemporânea são abordados em roda de conversa promovida pelo TRE-MT