POLICIAL
Prefeitura faz vistoria para elaboração de plano emergencial de abastecimento de água

Todas as unidades do DAE foram visitadas por equipes técnicas na manhã deste sábado
A prefeitura de Várzea Grande reuniu, na manhã deste sábado (8), vários profissionais, técnicos e secretários para vistoriar a toda a estrutura física de captação e tratamento de água do município. A vistoria é essencial para elaboração de um plano emergencial de melhoria do abastecimento de água.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), relata que isso será essencial para encontrar soluções viáveis, tanto no curtíssimo, curto e longo prazos. “O abastecimento de água eficaz em nosso Município é prioridade. Sabemos que há muitos obstáculos, porém, vamos superá-los”, afirmou.
In loco, a prefeita visitou ETA Cristo Rei, ETA Velha, ETA Pari, além das captações no Potiguar e na Guarita, sendo esta última mais uma unidade a registrar furto de cabos de cobre.
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Carlos Alberto de Araújo, explica que há muitos crimes contra o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). “Já estamos implementando monitoramento em vários pontos da autarquia, além da segurança da Guarda Municipal em diversos pontos, como também, a efetivação de ronda ostensiva. Recentemente, houve roubos de cabos de energia, ações para rompimento de adutoras, vandalismo em diversos equipamentos, entre outros”.
FORÇA-TAREFA – Diante dos recentes problemas que levaram ao colapso no abastecimento de água em toda a cidade, a prefeita Flávia Moretti determinou a criação de um Comitê de Crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as secretarias municipais.
Para responder com agilidade às demandas da população, o Comitê de Crise definiu uma série de medidas emergenciais como: monitoramento e segurança em diversos pontos do DAE-VG, contratação de carros-pipas, instalação de sensores de segurança e transparência na informação repassada aos munícipes.
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Benedito Lucas, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Samir Katumata.


POLICIAL
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Rondonópolis

A Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Rondonópolis prendeu, nesta segunda-feira (17.3), um homem de 36 anos, que possuía dois mandados de prisão em aberto em seu desfavor. Os mandados foram expedidos pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e pela Quarta Vara Criminal, ambos do município de Rondonópolis.
A vítima procurou a delegacia no dia 7.3, denunciando que conviveu com o suspeito por oito meses. No dia do ocorrido, o homem chegou em casa embriagado e sob efeito de drogas, iniciando uma série de agressões verbais e físicas contra ela e seu filho, de oito anos.
Segundo a vítima, o suspeito passou a xingá-la com palavras de baixo calão e, em seguida, a empurrou contra uma porta. A criança também foi agredida, levando um tapa na boca e um soco na testa, causando hematomas e inchaço.
A mulher relatou que, apesar das lesões dessa terem desaparecido, a criança possui marcas de outras agressões cometidas anteriormente pelo suspeito.
Diante da violência, a vítima instruiu o filho a fugir e o encontraria em uma praça. O menino conseguiu escapar mas, ao tentar fazer o mesmo, a mulher foi imobilizada pelo suspeito, que encostou uma faca em seu pescoço e ameaçou matá-la.
Ele exigiu saber o paradeiro da criança e, quando soube que o menino havia fugido, reiterou suas ameaças. Para salvar sua vida e a do filho, a mulher fingiu que iria buscá-lo e prometeu retornar.
O suspeito permitiu que ela saísse mas, ao perceber a demora, saiu à sua procura. Ele os encontrou na região do Supermercado Tropical e começou a persegui-los. Um motoqueiro que passava prestou socorro e levou mãe e filho para a casa da avó materna da criança.
No dia seguinte, por volta das 23h50, o suspeito foi até a residência da mãe da vítima e passou a gritar por ela e pela sogra, sacudindo portas e janelas. A família acionou a Polícia Militar, mas o homem fugiu antes da chegada da equipe.
A Polícia Civil deu início às investigações e, após levantamentos, conseguiu localizar e prender o suspeito. Ele foi encaminhado à 1ª Delegacia de Rondonópolis para os procedimentos de praxe e permanece à disposição da Justiça.
O caso reforça a importância da denúncia de episódios de violência doméstica e o trabalho das autoridades na proteção das vítimas. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 181 ou diretamente nas delegacias especializadas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
ARTIGOS5 dias atrás
O moribundo Rio Cuiabá
-
ARTIGOS4 dias atrás
ARTIGO – Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Presidente da ALMT reúne secretariado e reafirma compromisso com o fortalecimento da instituição
-
TCE MT5 dias atrás
Regras de conduta e ética nas compras governamentais, desafios e fiscalização são temas do Ouvidoria Day que TCE-MT realizará dia 20
-
TCE MT6 dias atrás
TCE-MT recomenda que Estado e municípios fortaleçam combate à Dengue e Chikungunya
-
POLICIAL4 dias atrás
Carreta Cinema Rodoviário da PRF chega pela primeira vez a Barra do Garças-MT para a Semana de Segurança no Trânsito
-
TRE6 dias atrás
Desafios da mulher contemporânea são abordados em roda de conversa promovida pelo TRE-MT
-
TRE6 dias atrás
Programa SoleTRE inicia aulas da 7ª edição com 68 participantes