POLÍTICA MT

Pátio faz mudança na Secretaria de Educação de Rondonópolis

Publicados

em

 

A Secretaria Municipal de Educação será comandada a partir desta segunda-feira (30) por Mara Gleibe da Fonseca. A mudança ocorreu após pedido de exoneração do secretário de Educação, Rogério Penso, que já deixou a Pasta.

Para assumir a Educação, Mara deixa a Secretaria Municipal de Governo, que passa a ser comandada por Ione Rodrigues dos Santos. Já a chefia de Gabinete do prefeito José Carlos do Pátio, cargo exercido por Ione Rodrigues, ainda terá um nome definido nos próximos dias.

Além da Educação, Mara da Fonseca permanece no comando da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Na Educação, ainda serão realizadas mudanças nas chefias de departamentos. As definições dos profissionais que assumirão os cargos serão feitas nos próximos dias.

Fonte: Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Museu de Arte Sacra de MT abre inscrições para curso sobre educação patrimonial
Propaganda

POLÍTICA MT

Justiça proíbe administradoras de condomínios oferecerem serviços jurídicos em MT

Publicados

em

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio de sua Comissão de Direito Condominial, em parceria com o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), obteve decisão liminar deferida em Ação Civil Pública impetrada contra dezenove empresas de administração de condomínios que ofereciam serviços jurídicos de forma irregular em Mato Grosso.

Segundo a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a decisão é uma vitória para a advocacia. “Uma de nossas missões é coibir o exercício irregular da advocacia, tanto para defender os interesses dos jurisdicionados, quanto para garantir a ampliação mercado de trabalho para os profissionais da área devidamente qualificados. Esta decisão reflete o compromisso da Ordem com a defesa da advocacia”, comemorou.

A ação resultou de estudo elaborado pela Comissão da OAB-MT que identificou que as empresas captavam clientes a partir da divulgação de supostos serviços de assessoria, consultoria e orientação jurídicas, ajuizamento de ações, cobranças extrajudiciais/judiciais e outros. Segundo a Ordem, além de cometer exercício irregular da profissão, [as empresas] reduzem drasticamente a possibilidade de trabalho dos advogados (as), pela atividade ilícita de captação que exercem.

Leia Também:  Secretaria de Transparência e Controle Interno apresenta balanço das ações realizadas em 2021

“Em todo o país tem sido corriqueiro, com aumento considerável de ocorrências, a usurpação aos ditames da Lei 8.906/1994, que veda de maneira clara a prestação de serviços advocatícios por pessoa física ou jurídica que não esteja inscrita nos quadros da OAB. A advocacia, especialmente, a condominialista, têm sofrido os impactos disso em sua atuação”, explica o presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-MT, Miguel Zaim.

O juiz federal da Primeira Vara, Ciro José de Andrade Arapiraca, em decisão publicada nesta segunda-feira (17), acolheu todos os pedidos da Ordem e concedeu tutela de urgência determinando que as empresas retirem de seus sites e redes sociais toda e qualquer menção ao oferecimento de assessoria jurídica e suspendam imediatamente a divulgação de qualquer material de mídia que contenham tais serviços. Além disso, determinou a suspensão imediata da execução de quaisquer atividades privativas da advocacia e da captação de clientes baseada nesses serviços.

O magistrado fixou ainda multa diária no valor de R$ 2 mil caso no caso de descumprimento da decisão. Segundo a decisão liminar, no caso concreto “verifica-se clara violação ao artigo 28 do Código de Ética e Disciplina da OAB. O periculum in mora também se encontra presente, pois se mostra essencial que não se permita que esses atos possam continuar a ser praticados, evitando-se, assim, prejuízos de terceiros”.

Leia Também:  TCE-MT institui Comissão Permanente e cria Secretaria de Normas e Jurisprudência
Fonte: Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA