MATO GROSSO
Vacinas Vencidas: Nelson Barbudo cobra respostas e critica a má gestão do governo Lula
A má gestão das vacinas contra a Covid-19 pelo governo Lula veio à tona após a confirmação de que cerca de um terço do lote adquirido da farmacêutica Moderna perdeu validade.
Com um contrato que previa a compra de 12,5 milhões de doses adaptadas à variante XBB por R$ 725 milhões, o Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade, ficou sem opções de imunizantes e teve que reduzir as entregas nos últimos meses. Hoje, todas as vacinas estocadas estão vencidas, deixando estados e municípios com escassos suprimentos, especialmente para o público infantil.
O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) criticou duramente a má gestão do governo. “É inaceitável que milhões de vacinas, que poderiam salvar vidas, tenham sido desperdiçadas por incompetência. Precisamos de respostas e soluções, não de promessas.” Barbudo, que já havia solicitado informações ao Ministério da Saúde em agosto deste ano sobre as vacinas contra a dengue e a Covid-19 por meio do requerimento (REC. 3072/2024), ainda não recebeu retorno. Ele pedia esclarecimentos sobre os critérios de autorização e comercialização, além de detalhes dos contratos com os fornecedores.
Barbudo ressaltou o despreparo do governo: “Fiz o meu trabalho e solicitei informações para entender a situação, mas a falta de resposta do governo é um reflexo claro da incompetência. Agora, aparecem vacinas vencidas e sem qualquer explicação.”
O avanço no desenvolvimento e na distribuição de vacinas é crucial para a prevenção de doenças graves, como a dengue e a Covid-19. Nelson lembra que a cobertura vacinal contra essas doenças não tem avançado conforme esperado, levantando a necessidade de uma gestão mais responsável e proativa. “O próximo passo é trazer o assunto ao plenário da Câmara e, junto com os demais parlamentares, acionar o Tribunal de Contas da União para que apure de perto esse quadro e que os culpados sejam responsabilizados com rigor da lei.” frisou o parlamentar.
MATO GROSSO
“Temos pressa em melhorar a vida das pessoas e levar espaços de qualidade para os bairros de Cuiabá”, afirma governador
O governador Otaviano Pivetta e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, inauguraram, neste sábado (16.5), o novo campo de futebol com grama sintética do bairro Três Barras. A entrega é a segunda realizada dentro do programa de revitalização de espaços esportivos da Capital — o primeiro foi no bairro Pedra 90 — e integra um pacote de R$ 6 milhões do Governo de Mato Grosso para construção de 20 campos de futebol em diferentes regiões da cidade.
Durante a entrega, o governador destacou que o Estado seguirá ampliando investimentos para garantir mais qualidade de vida à população.
“Temos pressa em melhorar a vida das pessoas e levar espaços de qualidade para os bairros de Cuiabá. O esporte e o lazer ajudam a formar nossas crianças, fortalecem as famílias e garantem mais bem-estar para a população”, afirmou Otaviano Pivetta.
O prefeito Abilio Brunini afirmou que o projeto foi levado ao governador com base no modelo implantado em Lucas do Rio Verde e destacou a parceria com o Governo do Estado para ampliar os espaços esportivos na Capital.
“Quando visitei Lucas do Rio Verde, vi como os espaços de esporte e lazer ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população. Levei esse projeto ao governador Otaviano Pivetta e começamos esse trabalho em Cuiabá. A ideia é ampliar para mais de 20 campos esportivos em parceria com o Governo do Estado”, disse.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirmou que o novo campo do Três Barras está entre os melhores da Capital e destacou a qualidade da estrutura entregue à população.
“Hoje, o Três Barras passa a ter um dos melhores campos sintéticos de Cuiabá. Nosso objetivo é oferecer para a população dos bairros a mesma qualidade de estrutura que muitas vezes só existe em espaços privados”, declarou.
A presidente da associação de moradores do bairro Três Barras, Edenilze Dias, afirmou que a comunidade esperava apenas uma pequena reforma no local, mas recebeu uma obra completa.
“Nós esperávamos uma pequena reforma e recebemos uma grande obra. Isso vai deixar um legado importante para toda a comunidade”, disse.
A inauguração contou ainda com a presença de vereadores da Capital, lideranças comunitárias e autoridades municipais.
Fonte: Governo MT – MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásSejus e SES já realizaram mais de 13 mil atendimentos contra tuberculose no sistema prisional de MT
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil inicia implantação de novas Delegacias Especializadas da Mulher no interior do Estado
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar detém quadrilha por suspeita de homicídio em Cáceres
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende dupla de faccionados e impede execução em Lucas do Rio Verde
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura realiza reunião de alinhamento com a Rumo Logística e reforça expectativa de desenvolvimento para Primavera do Leste
-
CUIABÁ6 dias atrásFeira de adoção da Bem Estar Animal encaminha pets para novos lares em Cuiabá
-
Primavera do Leste4 dias atrásSine realiza mutirão com 92 vagas para contratação na Rumo Logística em Primavera do Leste
-
CUIABÁ7 dias atrásVigilância Epidemiológica descarta meningite meningocócica e reforça estabilidade do cenário em Cuiabá


