TCE MT

Show de humor abre programação da Semana de Eficiência Energética do TCE-MT

Publicados

em


Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A dupla de humoristas Nico e Lau deu início aos eventos da 6ª Semana da Consciência Energética do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quarta-feira (13). O show, desenvolvido especialmente para atender à temática, abordou questões relacionadas à economia e consumo consciente, reunindo dezenas de servidores.

De acordo com a gestora do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE-MT, Carla Cristiny Esteves de Oliveira, o órgão é certificado desde 2015 com a ISO 50001, referente à integração das instituições com o meio ambiente, por meio de um melhor aproveitamento dos recursos.

“Dentre outros vários critérios, a certificação prevê a comunicação do setor com os servidores. Então, ao longo desta semana, além de falarmos sobre a existência da ISO,  também informaremos sobre a eficiência energética, economia de energia e sobre nossas ações e metas”, explica.

Neste contexto, a gerente  do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, destaca os números alcançados pelo Tribunal, que apresentou redução de 26,72% no consumo de energia entre 2019 e 2021. Além disso, durante o período, também houve queda de 48% no gasto de água.

Leia Também:  MT tem 7 municípios entre os 10 do país com mais focos de incêndio no 1º semestre, aponta estudo do TCE-MT

“É preciso considerar que esta economia significativa está relacionada à pandemia de Covid-19 e ao teletrabalho. Portanto, nosso desafio agora é manter bons percentuais, mesmo com o retorno das equipes a modalidade presencial. Temos feito um trabalho interessante com energia, água e combustível”, conta.

Débora destaca que o TCE-MT teve redução média de 2% de energia ao ano. “É um trabalho conjunto que envolve esforços do SGE e de todos os servidores, que contribuem de forma indireta, desligando luzes, monitores e condicionadores de ar ao saírem de suas salas, por exemplo.”

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Para a servidora da Escola Superior de Contas, Dilce Meire Santos, é sempre importante reforçar este tipo de informação. “Por mais que saibamos o que tem ser feito, é bom lembrar que as mesmas atitudes que adotamos em casa podem ser trazidas para a instituição”, comentou ao final do show.

Uma parceria com a Energisa garante ainda que, ao longo dos encontros, os servidores entendam melhor a produção e distribuição de energia. A orientação é feita por funcionários da empresa, que também fornecem informativos com dados sobre as contas de energia e dicas de economia.

Leia Também:  Pleno mantém suspenso pagamento da RGA a servidores da Câmara de Cuiabá

A Semana da Consciência Energética se estende pela quinta-feira (14) e sexta-feira (15), quando haverá palestras técnicas com especialistas nas áreas de eficiência energética e economia de energia. Vale destacar que o evento obedece a todos os protocolos de biossegurança.

Além disso, o serviço de jardinagem do TCE-MT, em parceria com o Horto Florestal, está realizando sorteio e distribuindo mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas, na recepção do Edifício Marechal Rondon, das 8h30 às 12h.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TCE MT

Nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas será eleita no próximo dia 3

Publicados

em


A eleição para a nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) será realizada na próxima quarta-feira (3), a partir das 8h30, durante a 30° sessão ordinária de 2021, por videoconferência, do Tribunal Pleno. Candidato único, o conselheiro José Carlos Novelli será oficializado presidente da Corte de Contas para o biênio 2022/2023.

Na oportunidade, também serão eleitos o vice-presidente e o corregedor-geral do TCE-MT para o próximo biênio. A votação é secreta e somente conselheiros podem votar e ser votados.

Além da eleição, a pauta da 30ª sessão ordinária conta com 42 processos, conforme publicação no Diário Oficial de Contas (DOC) de 25 de  outubro (clique aqui). Estão previstos julgamentos de contas de governo referentes ao exercício de 2020, homologação de medida cautelar, tomadas de contas ordinárias e especiais, auditoria, representações de natureza interna e externa e recursos.

Em virtude dos protocolos de biossegurança, não será permitido acompanhar a sessão de forma presencial. Basta acessar o site do Tribunal de Contas de Mato Grosso: www.tce.mt.gov.br ou o canal do TCE Mato Grosso no YouTube.

Leia Também:  Bolsa sobe 0,22% no dia, mas registra pior semana desde fevereiro

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA