TCE MT

TCE-MT e AMM anunciam programação do Encontro Mato-grossense de Municípios

Publicados

em

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizam, nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o Encontro Mato-grossense de Municípios. O evento reunirá os prefeitos eleitos e reeleitos e suas equipes para discutir os principais desafios e soluções para uma gestão pública eficiente, inovadora e sustentável. Clique aqui para se inscrever.

O encontro contará com a presença de nomes de destaque no cenário nacional, como o ex-presidente da República Michel Temer, que fará a palestra magna na manhã do dia 18, além do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Também já está confirmada a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que falará sobre a reforma tributária. 

A programação foi oficialmente divulgada nesta terça-feira (7), na sede da AMM, durante café da manhã com jornalistas dos principais veículos de comunicação do estado. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por meio dos sites da associação e do TCE. 

Leia Também:  Constas anuais de Primavera do Leste e Castanheira recebem parecer favorável do TCE-MT

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, salientou a magnitude do encontro e da parceria para sua realização. “Nunca existiu um encontro como esse que vamos realizar e nunca existiu uma parceria com tantas instituições envolvidas e estamos fazendo isso porque há necessidade. Quase metade dos prefeitos são novos e o Tribunal de Contas não quer punir, não quer reprovar contas e só se consegue atingir essa excelência quando se prepara o gestor, quando se orienta e é isso que estamos fazendo.”

Já o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a importância da participação dos prefeitos no evento, que também contará com a presença de vereadores, secretários, entre outros líderes municipais. “Contaremos com a presença de importantes lideranças nacionais que vão compartilhar suas experiências na gestão pública e apontar caminhos para uma gestão eficiente, transparente, inovadora e sustentável. Será o maior evento municipalista do ano, com uma ampla programação técnica  que será conduzida por especialistas em várias áreas de atuação”, assinalou. 

O ciclo de palestras vai abordar os principais temas da administração pública com representantes de várias instituições, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Estado, Ministério da Gestão e Inovação, entre outros. 

Leia Também:  TCE-MT defende mais acesso de empresas locais em licitações como estratégia de desenvolvimento

Estão também programados vários painéis temáticos, com a participação de conselheiros e técnicos do TCE-MT, deputados estaduais, além de representantes de colegiados das áreas da saúde, educação, assistência social e consórcios intermunicipais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TCE MT

Acervo do Instituto Memória recebe primeiro carimbo usado na Corregedoria-Geral do TCE-MT

Publicados

em

Crédito: Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração

O Instituto Memória (IME) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) acaba de receber mais uma peça que ajuda a contar a história da instituição. Trata-se do primeiro carimbo utilizado pela Corregedoria-Geral do TCE-MT, que desde 2010 vem garantindo o controle e aprimoramento das atividades de controle externo.  

O carimbo, que marcou os processos com a inscrição “VISTO. EM CORREIÇÃO.” foi usado nas primeiras correições realizadas pela unidade e simboliza o fim de uma era na qual a análise dos processos ainda era feita de forma manual, sem o suporte de sistemas digitais, o que exigia ainda mais dedicação e rigor da equipe. 

Sendo assim, a peça ajuda a compreender um período de transição do analógico para o virtual já que, quase em paralelo à criação da Corregedoria-Geral, também foi publicada a primeira norma que regulamentou o procedimento de digitalização de processos, por meio do provimento n° 01/2010.  

A incorporação do carimbo ao acervo reforça o compromisso do Tribunal com a preservação de sua história. Foi pensando nisso que, em 2024, o conselheiro-presidente Sérgio Ricardo, criou o IME, que tem a missão de localizar, restaurar e catalogar documentos e objetos que retratam a trajetória do TCE-MT desde sua criação, em 1953. 

Leia Também:  TCE-MT aponta solução inovadora na contratação de serviços ortopédicos para garantir atendimento imediato

“Esta é mais uma peça que simboliza o reconhecimento do passado como ferramenta essencial para aprimorar o futuro. Este é o intuito do Instituto Memória, que permitirá que futuras gerações compreendam o papel do Tribunal na consolidação da governança pública e no desenvolvimento de Mato Grosso”, destacou Sérgio Ricardo. 

A fala foi reforçada pela secretária Esther de Mello Menezes, que coordena o IME. “O carimbo, que testemunha os primeiros passos da Corregedoria-Geral, agora integra a narrativa histórica de uma instituição que segue inovando para aprimorar a fiscalização e o controle externo no estado.” 

Entre os itens já abrigados pelo Instituto estão a ata da sessão de instalação do Tribunal, um vasto acervo fotográfico e diversas peças que ajudam a contar a história do órgão de controle. Vale destacar que o IME também é responsável pelo Memorial Rosário Congro, que reúne obras de arte, documentos e outros objetos históricos.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA