TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Fórum de Rondonópolis recebe roda de conversa sobre prevenção ao assédio no trabalho

Publicados

em


A campanha de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso chegou à Comarca de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá). Na tarde de quarta-feira (25), servidores, servidoras, estagiários, estagiárias e colaboradores (as) terceirizados(as) lotaram o auditório do Tribunal do Júri do Fórum para participar de um bate-papo comandado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e vice-presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação do 2º Grau, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
“Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e precisamos estar satisfeitos com esse ambiente”, comentou a vice-presidente. “Uma atitude que pode parecer uma brincadeira para muitos, adoece uma pessoa. Para dar um basta nisso o primeiro passo é a conscientização. Esta semana serve de reflexão sobre o assunto. O mais importante é que quem vive o problema não precisa ficar calado. Denuncie e nos ajude a pôr fim nesse flagelo que ainda teima em existir no nosso ambiente de trabalho”, pediu a desembargadora.
 
O juiz diretor do Foro da Comarca de Rondonópolis, Renan Carlos do Nascimento, lembrou que apesar de existir uma consciência mundial de que o assédio é inadmissível, esse tipo de violência laboral ainda é tratado pelo Judiciário em ações protocolizadas nos fóruns. “Comportamentos advindos de uma sociedade machista, patriarcal, racista e desigual. Com este evento, as administrações do Poder Judiciário e do Fórum mostram a preocupação em manter o bem estar e saúde mental dos nossos colaboradores e colaboradoras”.
 
A psicóloga Marcilene Zaiden ministrou a palestra sobre o tema e destacou que na atualidade uma nova prática de assédio surgiu, o virtual. “Antes não havia a possibilidade de contato do superior com sua equipe após o expediente, hoje com o celular e as redes sociais esse limite acabou. Por isso é tão importante respeitar a jornada de trabalho de cada um”.
 
A profissional falou sobre as diferentes formas de assédio, características de cada uma delas, e suas consequências. Marcilene também apontou que o problema começa a ser resolvido ao se falar sobre o assunto, como estas rodas de conversas propostas pelo Judiciário, mas só isso não basta. “O processo é diário e constante. Precisamos ficar atentos sempre. Uma das ferramentas disponíveis é fazer círculos restaurativos com a equipe”, sugere.
 
A gestora da Segunda Vara Cível de Rondonópolis, Ângela Almeida, aprovou o jeito informal do evento que tratou de um assunto tão difícil. “Só quem já sofreu o assédio sabe como é”, desabafou. “Eu sempre acreditei que só se recebe uma visita com a casa arrumada. Um Poder que cuida de vários casos de assédio deve se preocupar em manter um ambiente de trabalho saudável para podermos cuidar dos outros. O Judiciário está de parabéns pela iniciativa.”
 
O evento contou ainda com a presença do juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, Edson Dias Reis; promotor de Justiça, Ari Madeira Costa; defensora pública, Giovanna Santos; vice-presidente da subseção da OAB-MT de Rondonópolis, Alessandra de Oliveira; juiz Márcio Rogério Martins; juíza Maria Mazarelo e a servidora do Cemulher, Ana Emília Sotero.
 
Semana – O evento faz parte da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário promovido pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento. Abertura da semana ocorreu na manhã de segunda-feira (23), na sede do TJMT, na Capital, com o Seminário hibrido (presencial e virtual) realizado pelo Tribunal de Justiça, Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Primeiro e Segundo Graus, com palestra proferida pelo professor pós-doutor José Roberto Heloani.
 
À tarde, a presidente da comissão no 2º grau, a desembargadora Maria Erotides Kneip conduziu o bate-papo com os servidores e servidoras do Fórum da Capital. Na terça-feira (24/05) a desembargadora promoveu o mesmo debate no Fórum da Comarca de Sinop (a 500 km ao norte de Cuiabá) e nesta quarta-feira no Fórum da Comarca de Várzea Grande.
 
Confira abaixo o cronograma de outras rodas de conversa pelo interior:
26/05 (quinta-feira) – 09h – Roda de Conversa Fórum da Comarca de Cáceres;
26/05 (quinta-feira) – 15h – Roda de Conversa Fórum da Comarca de Barra do Bugres;
27/05 (sexta-feira) – 09h – Roda de Conversa Fórum da Comarca de Tangará da Serra.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida. A desembargadora Maria Aparecida está em pé no meio do auditório falando com a plateia, ela segura um microfone. As autoridades estão sentadas em semicírculo. Imagem 2: foto horizontal colorida do juiz Renan Carlos do Nascimento que concede entrevista para TV.jus. Imagem 3: foto horizontal colorida. Os participantes aparecem de costas sentados em cadeiras enfileiradas do auditório. No palco as autoridades estão sentadas em sofás em uma semicírculo, ao lado a psicóloga, do púlpito, fala com os participantes usando um microfone. Imagem 4: Foto horizontal colorida. A servidora que participou do evento fala com a Comunicação do TJMT.
 
Leia matérias correlatas nos links abaixo:
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto horizontal colorida
  
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário da Semob recebe equipe da Sinfra para tratar sobre obras nas marginais da Trincheira Jurumirim
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Corregedoria Participativa desembarca em Tangará da Serra

Publicados

em

O Programa Corregedoria Participativa segue percorrendo as comarcas do Estado, nesta quarta-feira (17.04) a comitiva liderada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira desembarcou em sua próxima parada: o município de Tangará da Serra. O objetivo é reforçar a importância da integração da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) com a sociedade e unidades judiciárias, além de promover os trabalhos correcionais.
 
“Continuamos com o nosso intuito de aprimorar a prestação de serviços jurisdicionais e aproximar ainda mais a Justiça da sociedade. Assim como foi em Campo Novo do Parecis e nas demais comarcas seguimos colhendo sugestões para contribuir com o crescimento do município e auxiliar firmemente naquilo que for possível, reconhecendo que o Judiciário sozinho não consegue resolver todos os problemas”, definiu o corregedor.
 
O juiz diretor do Fórum, Diego Hartmann, destacou a importância de debater as dificuldades e a oportunidade de troca com a equipe da Corregedoria para avançar nos assuntos que elevam o Primeiro Grau de Jurisdição. “Eu assumi recentemente em Tangará da Serra e já havia recebido o corregedor e sua equipe em Rosário Oeste e sei o quanto esta vinda pode ajudar a trazer mais conhecimento. Mais do que só a correição é uma oportunidade para tirar dúvidas, de fazer um intercâmbio de informações e de criar uma parceria. Espero que todos possamos aproveitar este momento”, ressaltou.
 
Como de praxe a comarca também recebeu a palestra motivacional sobre Gestão de Gabinete e Secretaria que foi proferida pelo juiz auxiliar, Emerson Cajango, que também é responsável pelas correições nas unidades judiciais. Essa iniciativa paralela reforça o compromisso da comitiva em não apenas fiscalizar, mas também capacitar e estimular melhorias nas práticas judiciárias. Os servidores também tiveram a oportunidade de apresentar suas opiniões sobre o atual funcionamento do sistema judiciário, bem como sugestões para o aprimoramento do trabalho.
 
O evento contou com a presença dos demais magistrados de Tangará da Serra: Ramon Fagundes Botelho, Anderson Gomes Junqueira, Raul Lara Leite, Lílian Bartolazzi Laurindo Bianchini, Cláudio Deodato Rodrigues Pereira, Suelen Barizon Hartmann e Edna Ederli Coutinho. Além disso, de maneira virtual, participaram do encontro o juiz Agamenon Alcântra Moreno Junior que está atuando como juiz cooperador nas atividades correcionais, o juiz substituto de Brasnorte, Romeu da Cunha Gomes e o juiz diretor do Fórum de São José do Rio Claro, Pedro Antônio Schmidt.
 
A comitiva também realizou diversas visitas institucionais. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva e as juízas auxiliares da CGJ, Christiane Costa Marques Neves e Cristiane Padim, visitaram o promotor, José Jonas Sguarezi Junior. Ele destacou a relação amistosa com a Justiça local “Nosso juízes criminais são excelentes. As ações desta natureza tem sido a contento. Infelizmente temos tido um alto volume de processos envolvendo violência doméstica. É um ponto que é precisa atenção, temos a Patrulha Maria da Penha, a rede de enfrentamento instalada, mas ainda é preciso avançar em alguns pontos como os grupos reflexivos para os homens”, destacou.
 
Em seguida a comitiva conversou com o prefeito de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, ele apresentou o cenário atual do município, falou algumas das ações de melhoria e destacou a necessidade de implantação de uma Casa Lar no município.
 
“É muito interessante essa troca com o Poder Judiciário, recentemente recebemos uma determinação para abertura de uma Casa Lar, e vamos dar início a esse processo”, detalhou.
 
A juíza auxiliar, Christiane da Costa Marques Neves complementou que em um mundo ideal as casas de acolhimento não seriam necessárias, mas infelizmente esse não é o caso. “Cabe a nós criar um espaço acolhedor para receber crianças e adolescentes”, pontuou.
 
Encerrando a programação do dia a comitiva visitou o defensor público, Rodrigo de Souza Pinto. “Parabenizamos a Corregedoria pela iniciativa, essa oportunidade de conversar e sanar algumas dificuldades é muito interessante”, disse.
 
Sobre o Programa – Corregedoria Participativa busca, principalmente, fortalecer os vínculos entre o Poder Judiciário e a comunidade, fomentando a transparência e a participação cidadã nas atividades judiciais. A iniciativa visa garantir uma Justiça mais acessível e eficiente, considerando as especificidades e demandas de cada comarca.
 
A comitiva do Programa ainda é composta pelos juízes auxiliares Christiane da Costa Marques Neves, Emerson Cajango, e Cristiane Padim da Silva. O juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, também acompanha o grupo e é o responsável pelas inspeções nas unidades prisionais.
 
Programação – A comitiva seguirá no município nesta quinta-feira (18.04).
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1- No plenário do Fórum de Tangará, o corregedor está no púlpito falando ao microfone com os servidores e magistrados, que estão sentados em cadeiras do auditório.
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nova Ubiratã convoca entidades municipais para receber recursos financeiros de processos criminais
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA