TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Justiça de MT disponibiliza ferramentas virtuais para resolver demandas sem sair de casa

Publicados

em

 

Em tempos de pandemia, disponibilizar tecnologias que garantam segurança, agilidade e comodidade à população tornou-se uma prática fundamental. O Poder Judiciário disponibiliza diversos serviços que podem ser acessos por qualquer pessoas, sem sair de casa.
Para o Coordenador de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Mato Grosso, Carlos Mar Ayc Campelo, a Justiça Estadual está sempre buscando novas soluções em tecnologia para garantir e facilitar o acesso da população e dos operadores do direito aos serviços da Justiça. “Nosso foco nesta gestão é tornar os serviços da Justiça cada vez mais inclusivos. E, justamente, no intuito de dar voz aos usuários, vamos promover em breve uma pesquisa de opinião sobre as funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico, o PJe. Afinal, ouvir os usuários da Justiça é fundamental para melhorar as nossas entregas”, garante o coordenador.
 
Veja as ferramentas a seguir:
 
ClickJud-MT: desenvolvido internamente, o Web aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso possui diversas funcionalidades voltadas tanto para a população, quanto para operadores do Direito. No ClickJud-MT é possível acessar e monitorar processos judiciais e ainda ser avisado quando houver qualquer movimentação processual, através do sistema Push; emitir guias de arrecadação, certidões negativas gratuitas e certidões de indisponibilidade do Pje; acompanhar andamento de pedido de adoção; cadastrar empresas no Pje; acessar serviços da Ouvidoria do TJMT; entre outros.
 
Para acessar o ClickJud-MT, é só entrar em clickjuapp.tjmt.jus.br pelo computador, tablet ou smarthphone.
 
Chatbot Tejota – O Chatbot Tejota é um robô que permite à população acessar informações sobre os serviços prestados pela Justiça de Mato Grosso de maneira rápida e precisa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A tecnologia, que utiliza inteligência artificial, realiza um atendimento, através de um bate-papo, semelhante a um chat (conversa virtual), e é destinada a usuários internos e externos. O serviço é realizado de forma gratuita e virtual, mas ainda está em sua primeira fase de desenvolvimento e deverá ser aprimorado continuamente.
Para acessar o Chatbot Tejota, basta clicar no ícone azul à direita, que aparece no site do TJMT e iniciar a conversa. Também é possível interagir com o robô, buscando o usuário @Tejota_bot (https://t.me/Tejota_bot), no aplicativo de mensagens Telegram.
 
 
Sistema de Expedição de Certidões – Você sabia que é possível obter certidões negativas do Poder Judiciário de Mato Grosso gratuitamente pela internet? Esses documentos, imprescindíveis em diversas situações da vida cotidiana, como ao tomar posse em concurso público ou assumir um novo emprego, são solicitados para que o cidadão comprove que nada consta contra ele perante a Justiça estadual, seja para a defesa de um direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal.
 
Para acessar o Sistema de Expedições de Certidões, basta clicar no ícone “Certidões – Emissão e Autenticação de Certidão”, disponível no Portal do Judiciário Estadual (www.tjmt.jus.br). Além da emissão da certidão, o Sistema de Expedição de Certidões (SEC) possui também um item de segurança que permite confirmar a autenticidade da certidão, que abrange processos de todo o Estado. (SEC – Sistema de Expedição de Certidão (tjmt.jus.br))
 
Pedidos de Adoção – Já pensou em adotar? O pedido de habilitação dos pretendentes, que é o primeiro passo para iniciar um processo de adoção, pode ser feitos por um cadastro virtual, não sendo mais necessário se deslocar até às varas da Infância e Juventude. Após a realização do cadastro, os pretendentes podem acessá-lo pelo próprio smartphone, através do Web aplicativo ClickJud-Mt.
Para preencher o formulário, basta clicar no Banner “Cadastro de Pretendentes à Adoção”, que está na página principal do site do Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br) ou clicar direto AQUI.
 
Informações sobre Comarcas – Quantas vezes você se viu perdendo horas em busca de uma informação, como telefone ou e-mail de uma comarca ou vara? Para facilitar a sua vida, saiba que no site da Corregedoria- Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso há página chamada Mapa das Comarcas, que reúne informações, como histórico, telefone, endereço, horário de funcionamento, dados do município e classificação de todas as comarcas da Justiça de Mato Grosso.
 
Para acessar, clique aqui.
 
Conciliação e Mediação Virtual – Você sabia que na Justiça de Mato Grosso você pode resolver problemas como briga entre vizinhos, inadimplência, divórcio, pensão alimentícia, entre outros, de forma rápida, gratuita e virtual? Basta entrar em contato com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) perto de você por telefone, whatsapp ou e-mail (clique aqui para encontrar).
O mediador entra em contato com a outra parte para aplicar uma das ferramentas de pacificação social disponível e tudo acontece de forma sigilosa e virtual. Bom, né?
Para acessar, clique aqui.
 
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Processos eletrônicos são essenciais para a regularidade da prestação jurisdicional
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Casal consegue divórcio por videoconferência durante Expedição Araguaia em Novo Santo Antônio

Publicados

em


Na próxima segunda-feira (1º de março), às 10h, será empossada a nova diretoria da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis–MT) e também o Conselho Consultivo. O evento será realizado por videoconferência e voltado para o público interno.
 
Na ocasião, a desembargadora diretora-geral da gestão 2019/2020, Maria Erotides Kneip, dará posse ao diretor-geral do biênio 2021/2022, desembargador Marcos Machado. Também serão nomeados a vice-diretora, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, além do Conselho Consultivo composto pelos desembargadores Márcio Vidal, Luiz Ferreira da Silva, Maria Erotides Kneip, Antônia Siqueira Gonçalves e Mário Roberto Kono de Oliveira.
 
A Esmagis é o órgão de formação e aperfeiçoamento de magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso, ela é responsável pela realização de cursos de atualização e capacitação continuada. Tanto o diretor-geral, o vice-diretor e os membros do Conselho Consultivo, são magistrados escolhidos pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, recaindo a escolha sobre magistrados de notório saber e de reconhecida experiência acadêmica.
 
Leia mais sobre a Esmagis.
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juiz e presidente da OAB/MT falam em live sobre retomada das atividades presenciais da Justiça
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA