TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Saiba a diferença entre PJe e Juízo 100% Digital

Publicados

em


A oferta de serviços totalmente on-line, que facilita a vida do cidadão e o aproxima cada vez mais da Justiça, é realidade no Poder Judiciário de Mato Grosso. O Processo Judicial Eletrônico (PJe) está presente em 100% das comarcas do Estado e o Juízo 100% Digital já está implementado em mais de 100 unidades judiciárias como uma ferramenta que traz a comodidade e segurança para todos que buscam os serviços da Justiça. Mas você sabe a diferença entre PJe e Juízo 100% Digital?
 
O PJe é a forma eletrônica do processo, ou seja, ele está em ambiente virtual. O Juízo 100% digital é uma forma de atuação, onde todos os procedimentos de um processo tramitam pela internet. Isso quer dizer que tudo é feito de forma virtual, sem precisar sair de casa ou do escritório, inclusive entrar em contato com servidores e magistrados.
 
Para que o processo esteja na modalidade Juízo 100% Digital é necessário fazer a adesão a esta opção quando da distribuição da ação e com a concordância da outra parte. A partir daí todas as movimentações processuais como intimações e audiências, e atos extraprocessuais, como o atendimento às partes e aos advogados são realizadas de forma remota.
 
O fim total do papel em Mato Grosso está próximo graças ao intenso trabalho de virtualização de todo ao cervo físico. “No Segundo Grau praticamente não há mais nenhum processo em papel e seguimos para este objetivo na Primeira Instância. Já foram digitalizados e migrados para o PJe quase 340 mil processos físicos e o esforço concentrado é para migrar os pouco mais de 48 mil processos no PJe para que tenhamos a totalidade do acervo virtual”, diz a presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas.
 
De acordo com a magistrada, esse caminho é mais um passo para a expansão do Juízo 100% Digital. “Antes nós tínhamos apenas o processo eletrônico e agora temos os procedimentos inteiramente virtuais que têm facilitado a vida dos operadores e operadoras do Direito e daquele cidadão da ponta, no interior, que precisa de um serviço seguro, célere e eficiente”, afirma a presidente.
 
O Juízo 100% Digital – Em Mato Grosso a modalidade foi inicialmente implantada na forma de projeto piloto, em 13 unidades jurisdicionais. Neste ano de 2021, o Juízo 100% Digital foi ampliado para 89 unidades do Primeiro Grau de Jurisdição incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto piloto.
 
Saiba mais sobre o assunto:
 
 
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em resposta a ataques de Bolsonaro, Fux cancela reunião entre chefes de poderes
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicados

em


Como forma de resgatar grandes legados e a história do Poder Judiciário, nesta segunda-feira (20 de setembro) está no ar a quinta edição do programa Memórias do Poder Judiciário. O entrevistado de hoje é o desembargador aposentado Licínio Stefani Carpinelli, com 82 anos, que, dentre tantos assuntos, falou sobre sua vinda para a Mato Grosso e seus primeiros anos na magistratura, o qual ele aponta ser o período mais feliz da vida.
 
“Eu cheguei em Mato Grosso e fui aprovado sem ajuda de ninguém. Posso dizer para você, sem dúvida nenhuma, que esse foi o período mais feliz de minha vida. (…) É no interior do Estado que você tem mais empatia com o povo, que você desenvolve mais sua atividade e onde você pode ser mais útil.”
 
O magistrado falou também sobre como saiu indelével no TJMT. “Aqui no Tribunal eu sempre consegui dialogar e aprendi que às vezes, para você dar um passo pra frente, é preciso dar dois passos pra trás. Não ser inflexível. Todas as proposições que eu coloquei nesse plenário foram aprovadas. Todas! Então, você saiu daqui e continuam as amizades. Conversando e dialogando a gente consegue tudo.”
 
Assista AQUI a íntegra do programa que está disponível no canal do TJMT no YouTube e também no site da Esmagis-MT.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comarca de Mirassol D'Oeste realiza videoconferências com profissionais de saúde
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA