VÁRZEA GRANDE MT

Alunos plantam mudas na escola em comemoração ao Dia da Árvore

Publicados

em


Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Profª. Elisa Maria da Silva, localizada no bairro Cohab Cabo Michel realizaram o plantio de mudas em comemoração a Semana da Árvore, cuja a data é comemorada em todo território nacional no dia 21 de setembro.

A ação do plantio de mudas pelos alunos da rede pública municipal de Várzea Grande é coordenada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e executado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, e com Organizações Não Governamentais.

Os grupos de alunos de 4º e 5º anos da EMEB Profª. Elisa Maria da Silva receberam orientações sobre a importância das árvores e seu papel fundamental na preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Em seguida realizaram o plantio das mudas, orientados pelos professores e também pela coordenadora Carla Braganholo da Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos – Ecotrópica, parceira da ação realizada na escola. As mudas doadas e plantadas são de árvores conhecidas popularmente por Ipê, Oiti e Pata de Vaca.

Leia Também:  Casa de Amparo comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha o que representa avanços no combate à violência doméstica

De acordo com o professor Vagner César Souza, da equipe de Educação Ambiental da SMECEL, a ação tem o objetivo de conscientizar e incentivar os alunos sobre o papel da árvore e sua importância estética nas cidades, pela produção de flores, sua importância para os animais, por sua produção de frutos, as árvores na questão de saúde, pela produção de oxigênio e absorção do gás carbônico e pelo conforto térmico que a árvore proporciona por causa de sua sombra.

A superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina Coelho, que acompanhou a ação na escola, informou que o evento faz parte do calendário comemorativo ao Dia da Árvore, envolvendo professores, coordenadores e alunos das escolas: EMEB Aristides Pompeo de Campos, EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Mario Antunes de Almeida e CMEI Izabel Antunes de Campos.

“Ações como esta contribuem para a melhoria do relacionamento do homem com o meio ambiente e suas formas de vida, alinhados aos rumos dos novos tempos, além de promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas em educação ambiental” pontuou Luz Marina.

Leia Também:  Escola Nacional do Consumidor abre inscrições gratuitas para 13 cursos online

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

UBS do bairro Manga começa a receber reforma geral nesta segunda-feira (29)

Publicados

em


A Prefeitura de Várzea Grande,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica o início da reforma geral e ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro da Manga. As obras terão duração de 90 dias, e iniciam nesta próxima segunda-feira (29). Várias melhorias serão implementadas com a obra, possibilitando aumento no atendimento à população da região.

“A Unidade não recebe manutenção e melhorias há alguns anos. Os serviços vão iniciar e deverão ser concluídos em aproximadamente três meses, se as obras transcorrerem no prazo legal. Iniciou o período das chuvas, então não sabemos, porém o prazo está estabelecido pela gestão. Durante este período,  os pacientes serão atendidos na Clínica de Atenção Primária do Cristo Rei, onde reforçamos o atendimento nesta localidade, deslocando duas equipes médicas, que atendem na Manga e uma equipe médica para a UBS do Construmat. Os servidores desta Unidade que entrará em reforma serão remanejados para trabalharem nestas duas unidades, até a conclusão da obra”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

De acordo ainda com o secretário de Saúde, a UBS receberá melhorias em toda sua estrutura, desde o piso até o telhado e ganhará novos ambientes para consultórios médicos, mais uma sala de coleta de exames laboratoriais e ampliação da recepção.

Leia Também:  Polêmica de falsa vacinação esclarecida exame comprova aplicação de vacina e aponta imunização acima de 96%

“Após reunião entre servidores da Unidade de Saúde, representantes do Conselho Local da Unidade, CMS (Conselho Municipal de Saúde) e das áreas de Saúde, algumas sugestões e necessidades foram acolhidas e serão adotadas na obra. O local receberá manutenção e execução de placas de forro em todo o prédio, instalação de sala de coleta de exames laboratoriais e outras benfeitorias. Com as intervenções, os pacientes e servidores contarão com um espaço mais adequado à prestação de serviços de saúde. Nenhum usuário do SUS da região do Manga, ficará desassistido. Os atendimentos estão garantidos na própria Região do Grande Cristo Rei, nos bairros Construmat e Cristo Rei”, garantiu o secretário.

Atualmente, a UBS do Manga atende mensalmente uma média de 1500 pacientes. Após a obra, o atendimento será ampliado em até 70%. “Esta unidade receberá uma reforma completa para oferecer mais conforto e qualidade de vida aos nossos pacientes, a obra é uma necessidade urgente e irá contemplar toda a parte estrutural do local, garantindo também mais segurança para a equipe de trabalhadores do SUS.  Além dessa UBS que entra em reforma, todas as outras unidades estão em manutenção contínua”, informou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

Leia Também:  UPA Norte comemora Outubro Rosa com orientações às profissionais de saúde sobre câncer de mama e de colo do útero

Segundo o superintendente da Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, todas as unidades são visitadas com frequência e suas necessidades estruturais garantidas. “A unidade do bairro Manga estava no cronograma de obras e ações em Saúde da gestão Kalil Baracat. E devido às necessidades de uma obra mais estruturante, resolvemos fechar a unidade para a realização da reforma geral e garantir o atendimento da população do bairro na própria Região do Grande Cristo Rei. Os serviços provisoriamente serão ofertados nos bairros Construmat e Cristo Rei, são os mesmos, como: consultas na área clínica, pediátrica e de enfermagem, e para outros serviços como o exame preventivo de câncer do colo uterino, recebimento de remédios, curativos e testes rápidos, vacinas, coleta exames laboratoriais. Tratar sintomas de viroses comuns como resfriados, gripes, febre, dores de cabeça. Além das ações de Educação em Saúde na área preventiva à saúde da criança, do jovem, adultos e idosos”, garantiu Geovane Renfro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA