VÁRZEA GRANDE MT
DAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) segue avançando com importantes obras de infraestrutura para fortalecer o sistema de abastecimento de água do município. Desta vez, uma nova frente de trabalho está em andamento na Avenida Júlio Campos, onde estão sendo implantados 2.010 metros de adutora, em uma ação que beneficiará diretamente moradores, comerciantes da região e os futuros moradores do loteamento Maria Izabel.
Do total da obra, 1.320 metros de tubulação estão sendo instalados na Avenida Júlio Campos, enquanto outros 690 metros serão implantados nas ruas Maranhão e Machado de Assis. A nova rede ampliará a capacidade de distribuição de água, proporcionando mais eficiência operacional e contribuindo para a melhoria do abastecimento em toda a área atendida.
A intervenção contempla residências, estabelecimentos comerciais localizados ao longo da avenida e também o loteamento Maria Izabel, uma região em expansão que passa a contar com uma infraestrutura hídrica mais robusta para atender à crescente demanda.
A obra é resultado de uma parceria entre o DAE-VG e a construtora responsável pelo empreendimento habitacional no Maria Izabel. Por meio dessa cooperação, a empresa realizou a doação de toda a tubulação e das conexões necessárias para a execução do projeto, enquanto o DAE-VG entrou com a mão de obra técnica e operacional para a implantação da rede.
Para o presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, a iniciativa demonstra a importância das parcerias para acelerar investimentos e ampliar os benefícios à população.
“Estamos trabalhando para fortalecer o sistema de abastecimento de Várzea Grande e garantir mais qualidade na distribuição de água para a população. Essa parceria com a iniciativa privada mostra que, quando unimos esforços, conseguimos entregar resultados mais rápidos e eficientes. A implantação dessa nova adutora vai beneficiar moradores, comerciantes e acompanhar o crescimento da região do Maria Izabel, assegurando uma estrutura preparada para o futuro”, destacou.
O DAE-VG reforça que segue investindo na ampliação e modernização das redes de abastecimento em diversas regiões do município, com o objetivo de garantir maior segurança hídrica, eficiência operacional e melhor atendimento à população várzea-grandense.
Galeria de Fotos (3 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeita Flávia Moretti entrega imagens de câmeras para investigação do incêndio e recebe apoio do presidente do TCE
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), informou ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, que disponibilizou todas as imagens das câmeras de segurança do local e das áreas próximas monitoradas pelo município para auxiliar nas investigações sobre o incêndio que atingiu o Anexo I da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) e o almoxarifado da pasta.
“É importante destacar que temos monitoramento por câmeras em alguns pontos, no barracão e também por meio da Guarda Municipal. Todas essas imagens já foram disponibilizadas. Restam apenas as câmeras internas, que fazem parte do programa Vigia Mais. Estamos colaborando de todas as formas possíveis”, afirmou a prefeita.
Durante visita ao local, o conselheiro Sérgio Ricardo manifestou solidariedade ao município diante dos prejuízos causados pelo incêndio.
“Infelizmente, o município sofreu muitas perdas. Houve prejuízo ao patrimônio público, com a destruição de materiais, livros e até veículos. Venho trazer a solidariedade e o apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso”, declarou.
O incêndio
O incêndio atingiu o Anexo I da Secretaria Municipal de Educação na noite de quarta-feira (17). As causas ainda são investigadas pelas autoridades competentes.
Segundo o boletim de ocorrência, o vigilante de plantão relatou ter ouvido um estrondo e, em seguida, visto um clarão no interior do depósito. No entanto, ele não conseguiu identificar a origem das chamas.
A ocorrência foi comunicada ao Poder Executivo Municipal pelo secretário de Defesa Social, Lourinei Silva, que acionou o Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal. Durante o atendimento, agentes da Guarda realizaram o isolamento da área para garantir a segurança de moradores, profissionais da imprensa e autoridades que acompanharam os trabalhos.
Conforme o contrato de locação, é responsabilidade do locador pagar o prêmio de seguro complementar contra fogo e providenciar licenças, alvará e vistorias do Corpo de Bombeiros.
Estado de calamidade
Em razão dos danos provocados pelo incêndio, a Prefeitura de Várzea Grande decretou estado de calamidade administrativa na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer pelo prazo de 180 dias. A medida foi oficializada por meio do Decreto Municipal nº 49/2026, publicado nesta quinta-feira (18).
De acordo com o documento, a declaração tem como objetivo permitir a adoção de medidas excepcionais para assegurar a continuidade dos serviços públicos educacionais, culturais, esportivos e administrativos afetados pelo sinistro.
O decreto, porém, mantém a obrigatoriedade da abertura de procedimentos administrativos para apurar as causas do incêndio e dimensionar os prejuízos causados ao patrimônio público.
Galeria de Fotos (11 fotos)
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito prestigia defesa de doutorado sobre feminicídio e destaca importância da pesquisa
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para regulamentar jornada intermitente e ampliar proteção previdenciária de motoristas do transporte escolar
-
Primavera do Leste6 dias atrásAmpliação do Aeroporto Ernesto Ruaro avança com apresentação de projeto e andamento do licenciamento ambiental
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura assina ordem de serviço e retoma obra da creche do Jardim Luciana após anos de paralisação
-
POLICIAL5 dias atrásGoverno de Mato Grosso entrega nova Delegacia de Polícia de Rosário Oeste
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásWanessa Camargo se declara para Bruno Bevan e celebra amor após os 43 anos


